Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Vivo em casa alugada há cerca de 2 anos e meio. Nunca celebrámos contrato, o que significa que nunca houve recibos e o senhorio tem água, gás e luz em seu nome. Uma vez que ele conseguiu vender a casa, pretende que eu saia até dia 8 de Novembro, sendo que me avisou no passado dia 8 de Outubro. Diz que me devolve o que paguei de caução, assim como me pagará algum dia a mais que eu fique lá na casa. Perante isto, tenho alguma alternativa senão sair no prazo que ele me indicou?
  2.  # 2

    como era paga a renda? em dinheiro? transferencia?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Elesse
  3.  # 3

    Umas vezes em dinheiro, mas a maioria por transferência bancária.
  4.  # 4

    a alternativa é e será sempre o pior caminho ... mesmo que prove que faz os pagamentos não quer dizer rigorosamente nada na parte que toca em resolver o seu problema ...

    bom mesmo é apresar-se para arranjar moradia por muito que custe ...
    Concordam com este comentário: Obras em casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Elesse
  5.  # 5

    Portanto terei mesmo de sair, uma vez que o contrato não foi assinado e não foi depositado nas finanças... E ele tem toda a legitimidade para, caso eu não saia até ao dia estipulado, ir lá a casa e mudar a fechadura e dar baixa dos fornecimentos de água, luz e gás?
  6.  # 6

    Colocado por: ElessePortanto terei mesmo de sair, uma vez que o contrato não foi assinado e não foi depositado nas finanças... E ele tem toda a legitimidade para, caso eu não saia até ao dia estipulado, ir lá a casa e mudar a fechadura e dar baixa dos fornecimentos de água, luz e gás?
    não deve ser bem assim mas , vá-se chatear , vai chatear o dono da casa , e vai acabar por sair de uma forma ou outra ...
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Elesse
  7.  # 7

    Colocado por: rafaelisidoronão deve ser bem assim mas , vá-se chatear , vai chatear o dono da casa , e vai acabar por sair de uma forma ou outra ...


    Estará a adiar o inevitável...

    Vá lá, procure uma casita bem catita e venha cá dar-nos as boas novas!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Elesse
    • size
    • 19 outubro 2016 editado

     # 8

    Quem é que não quis que fosse formalizado contrato escrito ?
    A situação pode ser complicada, quer para si, quer para o senhorio, uma vez que não existe contrato escrito.
    Assim, o senhorio, tem pelo menos o dever moral de lhe lhe conceder um tempo razoável para conseguir encontrar outra habitação e não será assim tão fácil para ele que, por suas próprias mãos, mude a fechadura e a expulse da habitação.
    A resolução do arrendamento e respectivo despejo por parte do senhorio, não se torna assim tão fácil, do modo como ele o pretende fazer, precisamente, porque não possui contrato escrito.

    Pode confrontá-lo com algo, solicitando mais tempo, ou uma determinada indemnização pelo transtorno, dizendo-lhe que se o não fizer o vai denunciar ao fisco pelo crime fiscal que, supostamente, cometeu de não estar a declarar as rendas e pagar o respectivo Imposto.
    Para tanto, possui a prova das transferências bancárias, bem assim, a prova dos consumos domésticos de água e energia que ocorreram na habitação, significando que a casa não esteve desabitada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Elesse
  8.  # 9

    Ele apresentou-me o contrato e eu, tendo concordado com o conteúdo, nunca o assinei e ele também não. Foi rolando assim, com uma relação saudável (apesar de alguns atrasos no pagamento, de minha parte...). Ele, tendo-me informado com um mês de antecedência, diz que a escritura da venda da casa está marcada para dia 8 de Novembro. E como eu disse, ele irá devolver a caução e, se necessário, pagar-me (ou não receber) algum dia a mais que eu fique na casa. Não o quero prejudicar porque sei que já tem contrato de compra e venda assinado, e também não quero eu sair prejudicada...
    E a denúncia ao fisco funciona? É que não estou a ver as finanças irem atrás de assuntos destes...

    Já estive a ler o Código Civil, nomeadamente no que concerne ao "comodato". E perante o que li vejo que ele até pode dizer que a casa será para habitação do filho, que é maior de idade...
  9.  # 10

    Honestamente, acho o assunto deste tópico muito pouco simpático, para não usar adjetivo pior.
    A menos que nos diga o senhorio lhe garantiu que poderia ficar na casa muito mais tempo do que esses 2 anos e meio, e que à conta disso a/o Elesse tenha assumido compromissos de longo prazo na área onde mora (filhos em escolas por exemplo), acho que não tem legitimidade nenhuma (ainda que legalmente o possa fazer) para não querer sair da casa, sendo que o senhorio até parece estar a ser muito correto. Não acredito por exemplo que ele não tenha avisado há mais tempo que tinha a casa à venda.
    Tirando um cenário desses, que também vale o que vale, toda a gente sabe que o arrendamento é algo temporário pelo que veja bem se a sua mera comodidade justifica complicar um negócio e eventualmente a vida, caso a venda esteja a servir para financiar a resolução de um qualquer problema, do senhorio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Elesse
  10.  # 11

    Colocado por: sizevai denunciar ao fisco pelo crime fiscal que, supostamente, cometeu de não estar a declarar as rendas e pagar o respectivo Imposto
    que crime mesmo ?
  11.  # 12

    Nunca houve qualquer garantia sobre o tempo que ficaria na casa. E eu sempre soube que ele queria vender a casa. Tanto é que aceitei mostrar a casa a interessados e a casa até tem placa de imobiliária...
  12.  # 13

    Em minha opinião, mais vale ir procurando e não arranjar chatices. E o senhorio sempre pode ser uma referência positiva para si, também, por isso mais vale não hostilizar (e adiar o inevitável, como já tinha dito).
    Concordam com este comentário: mhpinto
  13.  # 14

    Porque não procurar saber quem vai ser o futuro proprietário e perguntar se não quer continuar com a casa alugada?
  14.  # 15

    Independentemente do que já foi dito (e de eu achar que a melhor solução é sair em paz) eu julgo que um contrato verbal, desde que haja prova de pagamentos ou testemunhas, valer tanto como um contrato escrito. Acho eu. Mas perguntem ao Happy Hippy.
  15.  # 16

    Colocado por: Elessecenário desses, que também vale o que vale, toda a gente sabe que o arrendamento é algo temporário



    Tendo concordado com tudo porque quer dificultar?
    Afinal de contas já sabia que mais tarde ou mais cedo teria de sair...
    Pelo que diz o senhorio até foi seu amigo ao longo do arrendamento, permitiu atrasos na renda da sua parte sem chatear.... porquê tudo isto?

    Se acha que um mês é pouco para procurar outra casa tente negociar com ele mais 15 dias ou outra data, agora tentar perceber opçoes de má fé, denunciar ás finanças por crime fiscal após ter sido seu amigo nao entendo.
    As finanças vão atras sim mas para receber o que não foi pago podendo até da sua parte ser responsabilizada também por ter concordado ...
  16.  # 17

    Colocado por: JPN761denunciar ás finanças por crime fiscal após ter sido seu amigo nao entendo.
    As finanças vão atras sim mas para receber o que não foi pago podendo até da sua parte ser responsabilizada também por ter concordado ...
    um dia deste vi uma num jornal um certo tribunal que não me lembro qual que deu como nada um caso destes , parece que o juiz percebeu que quem supostamente alugou uma moradia não era coletado ou algo do género nas finanças e como não passava recibos não recebia indevidamente o valor do imposto a entregar nas finanças ... achei justa a decisão na altura .
  17.  # 18

    Colocado por: ElesseBoa tarde.
    Vivo em casa alugada há cerca de 2 anos e meio. Nunca celebrámos contrato, o que significa que nunca houve recibos e o senhorio tem água, gás e luz em seu nome. Uma vez que ele conseguiu vender a casa, pretende que eu saia até dia 8 de Novembro, sendo que me avisou no passado dia 8 de Outubro. Diz que me devolve o que paguei de caução, assim como me pagará algum dia a mais que eu fique lá na casa. Perante isto, tenho alguma alternativa senão sair no prazo que ele me indicou?

    Posto isto...

    Colocado por: ElesseNunca houve qualquer garantia sobre o tempo que ficaria na casa. E eu sempre soube que ele queria vender a casa. Tanto é que aceitei mostrar a casa a interessados e a casa até tem placa de imobiliária...

    E isto... resta-me avaliar que, a existir algum tipo de má fé nesta história, não me parece que parta do senhorio.
    Concordam com este comentário: Obras em casa, mhpinto
 
0.0239 seg. NEW