Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros Foristas,

    Adquiri a minha casa em agosto de 2016 e a mesma possui painel solar. Ao fechar o valor da casa falei com o construtor que referiu que a mesma já tinha ligações de gás natural e, por isso, caso optasse por colocar uma caldeira teria de ser a gás natural. Posto isto, decidi colocar caldeira a gás natural e radiadores para aquecimento central.

    Logo no início de setembro contactei a Lusitania Gás para fazer a ligação. Até há 15 dias não tinha obtido qualquer resposta por parte destes... e entrei em contacto telefónico. Foi-me dito que estaria algo pendente na Câmara. Posteriormente desloquei-me à Câmara e não havia nenhuma referência com pedido da Lusitânia para a minha morada....
    Entretanto, já aborrecido com a situação voltei a contactar a Lusitânia com ameaça de escrita no livro de reclamações por falsa informação. Passado um dia recebi uma chamada da Lusitânia a referir que a rede não estava ligada à frente de minha casa apesar do lote estar dotado das infraestruturas necessárias!!!!

    Assim sendo, fiquei a saber que apenas irá dar entrada do projeto na Câmara no inicio do próximo ano pelo que terei de ter alternativas ao aquecimento de águas sanitárias uma vez que o construtor apenas tinha dotado a casa de meios para gás natural.

    Tendo eu um recém nascido em casa, faço as seguintes questões:

    - Será que o construtor sabia da situação e para vender referiu que tinha gás natural ?
    - Será que eu, como comprador, deveria ter desconfiado e devia ter ido à Câmara aferir se tinha rede de gás natural?
    - Será que a casa está pronta a habitar sendo que não tem um recurso essencial?
    - Será que para o ano já terei a situação resolvida - existe rede a 100 metros da minha casa?

    Entretanto falei com o construtor e para minimizar a situação sugeri a aplicação de uma resistência eletrica no deposito de painel para ter água quente em dias de não sol. Controlo o mesmo no quadro eletrico.

    No entanto, mantenho um recem nascido em casa e vejo o meu investimento em radiadores e caldeira a gás natural a não ter efeito a curto prazo tendo apenas o recuperador como fonte de aquecimento do ambiente ou aquecedores eletricos.

    Como fariam se tivessem na minha situação?

    Obrigado.
  2.  # 2

    eu tambem dotei a minha casa de gas natural.... e no fim da construção quando fui para ligar o gas tive a surpresa que a urbanização tinha as condutas, mas que nao estavam ainda ligadas ao ramal......

    solicitei um orçamento á galp para ligação ao ramal..... deram o orçamento paguei e foram ligar o ramal...... foi um processo que durou ao todo 90 dias....desde o pedido!


    no meu caso nao estava a 100 metros mas estava a 38, mas julgo o processo ser igual!

    ja preencheu o formulario a solicitor orçamento?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Supporter
  3.  # 3

    Sim, pedido de acesso à rede, correto?
    Recebi um e-mail que transcrevo:

    "Exmo. Senhor,

    Após análise e em resposta à requisição de acesso à rede de distribuição de gás natural, informamos que esta ligação se insere numa zona abrangida pela atividade de expansão/renovação do Operador de Rede de Distribuição.

    Tendo em conta este enquadramento, poderá haver condições para que a construção:

    · da rede de distribuição exterior de gás;
    · e o respetivo ramal até caixa de corte geral da instalação (existente no limite de propriedade do imóvel);

    seja executada sem a necessária comparticipação do requisitante.

    Assim sendo, foi contactado pela nossa área de Desenvolvimento de Negócioa) ,para o informar sobre as condições relativas à rede interior de gás, à solução técnica aplicável, aos prazos previstos e eventuais encargos associados."

    Eu fiquei deveras chateado com o contrutor porque disse-me que a casa estava dotada de gás natural e fez com que transformasse a caldeira para gás natural e fizesse um investimento por minha conta para colocar radiadores de aquecimento central... Tudo isso para agora não poder dar as condições ao meu filho (motivo pelo qual comprei uma casa nova e saí do apartamento arrendado que não tinha boas condições).
  4.  # 4

    Sim esse mesmo.....

    mas se lhe responderam:

    "seja executada sem a necessária comparticipação do requisitante."

    deixe-se estar quieto a espera...... eu tive que comparticipar e ainda foram quase 2 mil euritos que tive que pagar.....(para estenderem o ramal em 38 metros)

    quanto ao constructor, ele nao o enganou...a casa está preparada para gas natural..... a rua é que nao tem! =P

    sei o que está a sentir..... no meu caso nao foi o constructor, fui mesmo eu, que parti do principio que a urbanização tinha gas natural, uma vez que via as caixas no chao e como na rua atras ja havia vizinhos que tinham "julguei" que ali a rua tambem tinha...... erro meu.... mas pronto!
  5.  # 5

    Sim, vou esperar. Colocarei uma resistência eléctrica no painel solar de apoio em dias de não sol. O que me chateia é o bebé que não tem a solução de aquecimento que idealizei.

    O construtor deveria ter deixado tubagens para gás de botija até ter o gás natural. Teria apenas de converter a caldeira. Ao assinar o CPCV dizia que o construtor se obrigava a vender a casa Pronta a Habitar. Ora, sendo o gás um recurso essencial ao aquecimento de água parece que também terá culpa no processo. Investi 2000 euros em radiadores e caldeira para nada... enfim.

    Obrigado pelos conselhos loverscout
  6.  # 6

    boa noite!!

    deixe-me so lembra-lo do seguinte, se comprou, certamente que no processo de promessa compra e venda e no processo de escritura do imovel, houve um campo em que falaram em que nada poderia ser escondido (nao por estas palavras claro mas sim neste sentido)

    que tal processar o construtor ou a pessoa de venda do imovel por tal situaçao?
  7.  # 7

    Agradeço mas julgo que não vale a pena, o construtor não me parece má pessoa mas, de facto, fiquei desconfortado com esta situação. Segundo a lusitaniagas para o ano tenho o gás natural. Só queria perceber o nível de responsabilidade do construtor nesta situação... é perceber se realmente sabia da situação ou não é quais os vossos procedimentos numa situação igual.
  8.  # 8

    Não tem a possibilidade de ligar botijas de gás?
  9.  # 9

    Colocado por: SupporterAgradeço mas julgo que não vale a pena, o construtor não me parece má pessoa mas, de facto, fiquei desconfortado com esta situação. Segundo a lusitaniagas para o ano tenho o gás natural. Só queria perceber o nível de responsabilidade do construtor nesta situação... é perceber se realmente sabia da situação ou não é quais os vossos procedimentos numa situação igual.


    desculpe, a mim parece-me que ele sabia disso, e tentou impixchir uma caldeira a gas natural, fazelo ter custos, sem ter o trabalho concluido, parece-me tambem que foi uma forma de se descartar.

    por mim seria um processo, e acredito que nao o faria mais a ninguem, hoje e voce amanha outro.
  10.  # 10

    Caro callinas, era a outra hipótese que tinha mas teria de ter um abrigo para as botijas e fazer ligações exteriores que implicaria furar paredes. Além disso tinha de converter a caldeira a gás propano para posteriormente converter para gás natural. Como presumo que a meados de 2017 já tenha rede julgo que a resistência será a melhor solução. Apesar do construtor ter tentado que fosse eu a suportar o custo da resistência, mais tarde veio a aceitar pagar o fornecimento, aplicação e ponto de luz da resistência (julgo que era o mínimo).
  11.  # 11

    Ainda sem desenvolvimentos e sem ligação de gás...
  12.  # 12

    Exponha a sua situação á Erse.
    Tem lá um campo para reclamações.
    Eu paguei á EDP 60 mts de ramal e depois de 2 meses de atraso na obra reclamei na ERSE e dois dias depois estavam as máquinas a iniciar os trabalhos. Passado uma semana já tinha gás natural.

    Site:
    http://www.erse.pt/consumidor/reclpi/Paginas/FalarcomaERSE.aspx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Supporter
  13.  # 13

    Colocado por: SupporterAinda sem desenvolvimentos e sem ligação de gás..

    Só quando vi este comentário me apercebi que o tópico já tinha quase um ano. Já ia lançado para lhe dizer que se se está a fiar no cumprimento de prazos pela câmara bem pode esperar sentado, mas diria que já concluiu isso sozinho.
    Fica a pergunta: tendo instalado a resistência, tem sentido muita falta do gás? Em que zona é a casa?
    Concordam com este comentário: Supporter
  14.  # 14

    Tenho sentido alguma falta uma vez que a resistência não aquece água de imediato... ou seja, tenho de prever usar água quente e 2 a 3h antes ligo a resistência. Como chego a casa por volta das 19h, só às 22h posso dar banho à criança, por exemplo....
    Instalei radiadores e caldeira a gás natural tudo a minhas expensas.... sem efeito! Senti-me enganado! Aliás, o VPT da casa diminuiu por não ter gás natural o que mostra a desvalorização da casa por não ser dotada desse meio!

    Zona de Aveiro
  15.  # 15

    Já agora, o problema parece-me que está na empresa de Distribuição que, segundo eles, estão a tentar junto da empresa que executou a rede de gás no exterior obter mais documentação relativa à certificação da rede e às telas finais do foi executado para darem seguimento ao processo de integração na rede de distribuição de Gás Natural existente no Concelho.

    Estão nisto desde 09/2016 ...
  16.  # 16

    Poderá instalar um relógio para programar a hora de aquecimento da água. Existem relógios que se podem instalar no quadro de energia e tem as dimensões dum disjuntor.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  17.  # 17

    Ok, é uma solução mas...imagine que num dia de inverno está sol... vai dissipar energia, certo? Só se tivesse um sensor para aquecer água até x graus mas, mesmo assim, julgo que é uma solução muito pior em termos de eficiência energética.
  18.  # 18

    Colocado por: SupporterTenho sentido alguma falta uma vez que a resistência não aquece água de imediato... ou seja, tenho de prever usar água quente e 2 a 3h antes ligo a resistência. Como chego a casa por volta das 19h, só às 22h posso dar banho à criança, por exemplo....

    Então mas o painel não faz esse trabalho? Que tipo de painel tem?
    Atenção que não há qualquer crítica aqui implícita. As minhas questões devem-se a que aquilo a que se encontra agora obrigado é exatamente aquilo que eu pretendo para a minha casa: painel com resistência, sem mais nada.
  19.  # 19

    mhpinto, se programar para ter água a 50ºc e de manha não estiver sol a resistência vai ligar até atingir 50ºc mas, imaginando que vem sol da parte da tarde a resistência estaria a trabalhar desnecessariamente durante o período da manha, certo?
    Acho que o painel com esquentador/Caldeira a gás natural como apoio é mais eficiente que a energia eletrica....

    Outra situação... tenho de aquecer 150 litros (ou 300 por inércia) quando, no fundo, só preciso de 50 / 100 litros dia.... não acha menos eficiente?
  20.  # 20

    Menos eficiente em termos energéticos é de certeza absoluta.
    Agora indo ao que interessa, que são os euros, vendo o investimento que é preciso fazer para ter equipamento a gás de apoio ao painel já tenho quase a certeza de que muito dificilmente se consegue vir a ter retorno. No seu caso já fez o investimento inicial, é diferente.
 
0.0219 seg. NEW