Iniciar sessão ou registar-se
    • alto
    • 19 outubro 2016

     # 1

    boa tarde
    gostava que me pudessem ajudar no seguinte:
    em 1981 comprei 5.004 m2 de terreno por 50.000 escudos . so em 1986 pude começar a construir a minha casa por administração própria e por volta de 1990 +/.. fui habitá-la . O ultimo(2016) valor do IMI pago em 3 x 201,43 euros em que o valor patrimonial(urbano + rustico) é de 120.850,15 euros.
    Tenho em mente vender por 475.000 euros. Que valores vou ter de pagar e em que impostos( IMI, IMT. etc ).
    Obrigado
    • emad
    • 19 outubro 2016

     # 2

    Se vai vender vai pagar mais valias sobre a diferença positiva a seu favor. Penso que 50% da mais valia vai ser tributada em irs no ano seguinte, com excepçao se reinvestir essa mais -valia noutra hab pp permanente nos dois anos seguintes.
    Parabens pelo bom negócio. Fique feliz por pagar impostos, é sinal que está a ganhar dinheiro.
    Concordam com este comentário: Belhinho
  1.  # 3

    Sendo que, de mais valias vai ter 354149.85 euros, tem de reinvestir essa mais-valia noutra hab pp permanente nos dois anos seguintes, tal como o emad disse e muito bem.
    Para reenvestir, tem que ser o valor na totalidade.
    Se nao quiser reenvestir, tera que declarar e so sera tributado sobre 50% da mais valia (177074.93 euros) sendo que tera que pagar ao estado 25% desse valor (44267Euros).

    Veja aqui este topico, onde pode tirar melhor as suas duvidas.

    https://forumdacasa.com/discussion/45861/como-calcular-a-mais-valia-de-venda-de-imovel/#Item_18
    Concordam com este comentário: Belhinho
    • alto
    • 20 outubro 2016

     # 4

    Mas se reinvestir só 250.000 euros noutra habitação, fica ainda 154.149,85 de mais valia é assim ? e terei de declarar de IRS 77.074.925 euros e pagarei ao estado 19.268,73 euros correto ?
  2.  # 5

  3.  # 6

    Colocado por: altoMas se reinvestir só 250.000 euros noutra habitação, fica ainda 154.149,85 de mais valia é assim ? e terei de declarar de IRS 77.074.925 euros e pagarei ao estado 19.268,73 euros correto ?

    Tera que reinvestir a totalidade das mais valias, sendo que o valor da escritura, mediacao imobiliaria, IMI e Certificado energetico do imovel vendido,podem ser dedutiveis.
    Para reinvestir tem que ser a totalidade, para ser tributado, e' apenas 50% do valor das mais valias.

    Aqui fica um simulador para tirar todas as duvidas.

    http://www.deco.proteste.pt/casa/comprar-vender-casa/simule-e-poupe/quanto-pago-ao-fisco-pela-venda-da-minha-casa
  4.  # 7

    Têm de ter em conta o coeficiente de desvalorização da moeda para cálculo da mais valia. Não é só aplicar a diferença entre pc e pv.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  5.  # 8

    Há uma tabela oficial da desvalorização
  6.  # 9

    Esperem aí... As mais valias é sobre o valor patrimonial?

    Tinham-me dito que não.
    Imaginemos que construímos uma casa e que pagamos cerca de 300K€, mas no valor patrimonal está apenas 100K€.
    Se a vender por 300K€ como é que tenho mais valias?

    Os pagamentos feitos não poderão servir para provar que a casa foi mais cara do que o declarado no valor patrimonial?
 
0.0127 seg. NEW