Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Preciso de conselho e agradeco em antecedencia.
    Depois de sofrer 20 anos de brutalidade, a minha mae deixou o meu pai, nao eram casados. Os 3 filhos (de 3 anos, 16 anos e eu incluida com 17 anos) foram morar com a mae.
    Mas tarde, o meu pai arranjou outra mullher (nao casaram) and teve outro filho,, vamos chama-lho Quarto, onde ainda vivem todos juntos a 22 anos.

    Com raiva de of outros filhos viverem com a mae, o meu pai gastou o abono de crianca restante e ele depois vendeu uma casa que tinha (tinha outra propriedade tambem), usando o dinheiro para construir uma casa para o filho Quarto na sua outra propriedade. Nenhum dinheiro foi dado aos 3 fillhos desde sairam da casa do pai a 27 anos, nunca pedi-mos nada de volta para evitar confrontacao.

    A minha Avo paterna faleceu a 9 anos and deixou uma casa que estava prometida as todos 4 netos para partilhar igualmente.
    Mas so descobri recentement que o meu pai esforcou a minha a Avo para fazer doacao em vida para o neto Quarto receber a casa sozinho deixando 3 herdeiros sem saber de nada. O meu irmao e eu ate ajuda-mos a construir essa casa, mesmo em criancas.
    O meio irmao Quarto gabou-se que a casa da avo era so dele e que o meu pai tinha encostado a velhota a parede para fazer a doacao. O Quarto, desmanchou a casa por dentro e nunca viveu la, a casa ganhou musgo, que ingrato.

    Posso contestar a doacao para ser anulada?
    No registro de escrituras, deve existir recordo de que a minha Avo tinha ja doado ao meu pai outras duas propriedates muitos anos antes e so fez isso para ter sossego na vida.

    Tambem quero impedir o meu pai de fazer doacao da restante propriedade ao seu filho Quarto. E possivel meter pedido condicao na escritura?
    O meu pai vive la com a mulher, of filho Quarto e a mulher dele. Como a propriedade foi doada pela minha avo ao meu pai a ja 35 anos, nunca pagaram renda. E injusto e triste que um pai que foi tao ruin para nos e dei tudo a um filho.
    Pessoalmente, eu nao quero um centavo mas quero justica para a minha mae, irma e irmao. E muito importante que a alma da minha Avo descanse em paz.
    Obrigada
  2.  # 2

    happy hippy, a «isa9999» precisa de aconselhamento! Ela e nós contamos consigo! Por favor, a sua intervenção é precisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: isa9999
  3.  # 3

    Relativamente à doação da avó ao filho Quarto, uma vez que o filho Quarto não é herdeiro (directo) da avó, não estou a ver como se pode contestar essa doação...

    A Avó da isa999 pode doar ao filho (pai da isa999) o que lhe apetecer ... SE ele for o único herdeiro directo (isto é, se ele não tiver irmãos).

    Quanto à eventual doação do pai da isa999 ao filho Quarto creio (CREIO! A confirmar) que só pode ser contestada quando o pai morrer e quando se fizer a relação de bens - e a doação for chamada à colação.

    NOTA: A mãe da isa999 NÃO É herdeira do pai dela.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: isa9999
  4.  # 4

    Agradeco a Maria Rodrigues e Luis K. W.

    Acerca da casa da minha Avo, nao sabia que Quarto nao seria considerado como herdeiro sendo neto. O meu pai, filho unico, deveria saber isso, para deixar nos sem nada.
    Eu queria invalidar a doacao da casa dela porque ela foi obrigada a fazer isto quando o Quarto era menor de idade... Doacao forcada e dificel de provar.
    tambem of Quarto tirou valor a casa por partir as paredes la dentro e deixar casa abandonada a ganhar musgo. em casos de ingratidao provavel, a doacao pode ser reversivel?

    A respeito do imovel do meu pai onde vive, pode haver outra complication:
    A esposa do filho Quarto esta gravida, bebe nasce em breve.
    Se o meu pai faz a doacao do imovel dele ao nome do bebe, as mesma historia repete-se!
    O bebe sendo neto do meu pai, a mesma regra applica, como neto nao e considerado herdeiro directo, os herdeiros (directos) do meu pai perdem o direito a heranca?

    Aceito que a minha mae nao era herdeira legalmente. So queria dar a minha partilha a ela porque moralmente a minha mae deveria ter mais direitos que eu...sei o que ela bem passou.

    Obrigada pela vossa patiencia e atencao
    • FFAD
    • 20 outubro 2016

     # 5

    Não entendo estas histórias...

    Afastam-se da família mas quando lhes cheira a dinheiro, já se preocupam...
  5.  # 6

    FFAD
    Obrigado pela sua contribuicao mas as primeira linhas da minha discussion indica bem a razao da separacao! Tambem indiquei que isto nao e acerca de dinheiro!
    Os 3 filhos nao se afastaram do pai e houve contacto da parte deles, os detais restantes sao privados!! Nao e bom advinhar quando nao se sabe
    Se nao tem nada positivo para oferecer, desejo-lhe um bom dia.
  6.  # 7

    Colocado por: FFADAfastam-se da família mas quando lhes cheira a dinheiro,
    Conheço de perto o caso de um (mediamente abastado) pai que se afastou dos 3 filhos que teve da primeira mulher e que se gaba de eles não irem receber um tostão de herança, pois já tratou de tudo para que os filhos Quarto e Quinto fiquem contudo.
    Por acaso, os 3 filhos são todos muito mais que mediamente abastados (ok! são mesmo ricos!) mas tenho a certeza que, chegada a altura, vão lutar por tudo a que têm DIREITO.
    E é assim que deve ser!

    Colocado por: isa9999Se o meu pai faz a doacao do imovel dele ao nome do bebe, as mesma historia repete-se
    Efectivamente.
    Mas enquanto que no caso da sua avó VOCÊ não era herdeira dela, e ela doou a um não-herdeiro (o neto Quarto), AQUI , como você é herdeira do seu pai , já pode intervir!
    CONSULTE um advogado (eu não sou jurista)!
    Há-de haver maneira de impedir este (eventual) estratagema para vos prejudicar - até porque enquanto o filho do Quarto for menor, é ao(s) pai(s) que compete gerir o património do filho.

    A sua mãe devia ter acautelado o seu quinhão quando se separou do seu pai...
    Concordam com este comentário: isa9999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: isa9999
    • FFAD
    • 21 outubro 2016

     # 8

    que eu saiba um fórum é para deixar a opinião e deixei a minha,

    Luis KW: mesmo que sejam abastados, se se afastam da família, não me interessa a razão, acho muito feio depois irem atrás da herança. tenho um caso pessoal, e quando me afasto, é para tudo. Quem tem o dinheiro decide, se eu quando morrer quiser deixar tudo a um sem abrigo ou a uma fundação (como fez o champalimaud), a decisão é minha. Se os putos mimados não gostarem, vão trabalhar como eu o fiz...
    Concordam com este comentário: JPN761
  7.  # 9

    Colocado por: FFADQuem tem o dinheiro decide, se eu quando morrer quiser deixar tudo a um sem abrigo ou a uma fundação (como fez o champalimaud), a decisão é minha.


    Se calhar não é bem assim:

    https://www.deco.proteste.pt/familia-consumo/herancas/dicas/licenca-para-herdar
    Concordam com este comentário: isa9999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: isa9999
  8.  # 10

    Colocado por: FFADNão entendo estas histórias...

    Afastam-se da família mas quando lhes cheira a dinheiro, já se preocupam...


    Quando não se entende é melhor não dar palpites desses...

    Tente imaginar que a sua mãe apanha forte e feio do seu pai. você é uma criança, nada consegue fazer. A sua mãe ganhou coragem e deixou o seu pai. Sustentou os filhos sozinha sem ajuda do pai dos filhos durante anos até estes serem adultos.
    Como filho e agora com idade para perceber tudo o que fazia?
    Tentar perceber não é o mesmo que sofrer na pele...
    Aos meus filhos desejo que não tenham um pai como eu tive....
    Concordam com este comentário: CMartin, isa9999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: isa9999
    •  
      CMartin
    • 21 outubro 2016 editado

     # 11

    A mim, deixa-me muito triste ver estas situações.
    Um Pai (ou Mãe) fazer mal aos filhos, enfim, custa-me, como vice versa (os filhos fazerem mal aos pais).
    Se amor deveria haver, seria acima de tudo entre estes, e sentirmos amor por parte de quem nos pôs no mundo.
    Infelizmente parece que há homens muito vazios por dentro...

    isa9999, acho que deve contestar, sim. Informar-se junto a um advogado dessa possibilidade, que eu acho que existe e pela qual tem direito, de pelo menos tentar .

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: isa9999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: isa9999
    • FFAD
    • 21 outubro 2016

     # 12

    Colocado por: Carlos Peixoto

    Quando não se entende é melhor não dar palpites desses...

    Tente imaginar que a sua mãe apanha forte e feio do seu pai. você é uma criança, nada consegue fazer. A sua mãe ganhou coragem e deixou o seu pai. Sustentou os filhos sozinha sem ajuda do pai dos filhos durante anos até estes serem adultos.
    Como filho e agora com idade para perceber tudo o que fazia?
    Tentar perceber não é o mesmo que sofrer na pele...
    Aos meus filhos desejo que não tenham um pai como eu tive....
    Concordam com este comentário:CMartin


    Se calhar entendo melhor do que pensa...

    Só depende de si o pai que será para os seus filhos.

    A mim pouco me interessa se o pai que bate na minha mãe seja pobre ou milionário, deixo de o ver e não quero um tostão que seja...
  9.  # 13

    Colocado por: FFAD

    Se calhar entendo melhor do que pensa...

    Só depende de si o pai que será para os seus filhos.

    A mim pouco me interessa se o pai que bate na minha mãe seja pobre ou milionário, deixo de o ver e não quero um tostão que seja...


    Você é que disse que não entendia...
    Quando se esta bem na vida e não passa por dificuldades é fácil ter essa postura (que eu felizmente tenho).
    Mas se passa dificuldades, mais depressa se vira para onde pode, ainda para mais com uma historia por trás de maus tratos... (nunca condenaria quem o quisesse fazer...)
    Concordam com este comentário: isa9999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: isa9999
    • FFAD
    • 21 outubro 2016 editado

     # 14

    Colocado por: Carlos Peixoto

    Você é que disse que não entendia...
    Quando se esta bem na vida e não passa por dificuldades é fácil ter essa postura (que eu felizmente tenho).
    Mas se passa dificuldades, mais depressa se vira para onde pode, ainda para mais com uma historia por trás de maus tratos... (nunca condenaria quem o quisesse fazer...)


    O que eu disse que não entendia, era a atitude e não a situação.

    E já há aí casos expostos, que mesmo sem problemas de dinheiro se vão atirar que nem hienas às heranças dos familiares que nem lhes falavam em vida...
  10.  # 15

    O seu pai só pode doar um terço do total da herança. Peso que isso se chame a quota disponível. os outros 2/3 são para dividir pelos herdeiros, no caso dele a mulher (que recebe metade dos 2/3) e o restante pelos outros herdeiros (os 4 filhos).Agora, se ele vender tudo o que tem e depois der o dinheiro pela porta do cavalo ao seu irmão mais novo, então vai ser muito difícil você e os outros verem o que quer que seja.

    Eu não sou jurista, mas é o que entendo da lei das heranças. Posso estar errado, atenção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: isa9999
  11.  # 16

    Colocado por: FFADLuis KW: mesmo que sejam abastados, se se afastam da família, não me interessa a razão, acho muito feio depois irem atrás da herança. tenho um caso pessoal, e quando me afasto, é para tudo. Quem tem o dinheiro decide, se eu quando morrer quiser deixar tudo a um sem abrigo ou a uma fundação (como fez o champalimaud), a decisão é minha. Se os putos mimados não gostarem, vão trabalhar como eu o fiz...
    FFAD,
    Ou não leu o que eu escrevi, ou percebeu tudo ao contrário.
    O pai é que se afastou da (ex-)mulher, e os filhos (que na altura tinham entre 3 e 7 anos) "levaram por tabela".
    Os filhos não se afastaram do pai. Foi ao contrário!!
    Entretanto, os filhos fizeram-se à vida e foram muito bem sucedidos (se eu dissesse os nomes, vocè reconhecê-los-ia logo). Mas, independentemente do que conquistaram pelo seu próprio trabalho, não irão abdicar dos seus direitos. E, na devida altura, irão *chamar à colação* tudo o que o pai (já) DEU aos filhos do 2.º casamento.
    Não! Não é uma cena de "hienas" a atirarem-se à herança. É uma questão de Justiça e do Direito.
    NÃO lutar pelo que é deles por Direito é que seria rebaixarem-se e fazer o que o pai quereria que eles fizessem.
    LUTAR contra o pai (/contra as decisões do pai - que, lembro, é o tal sr. que afirmou: "já tratei de tudo para que vocês não recebam nem um tostão quando eu morrer") mesmo depois de morto é que os dignifica.

    A sua atitude de "se eu quando morrer quiser deixar tudo a um sem abrigo" é típica entre os que pouco receberam (ou vão receber) de herança e - até parece ser por retaliação - pouco ou nada pretendem deixar aos seus herdeiros ("putos mimados", como você lhes chama). Isto é, entre os menos ricos, ou melhor, entre os pobres!.
    É nisto que eu admiro os monárquicos (para que não haja dúvidas, sou completamente republicano): recebem um património que pertence à família há várias gerações; preservam-no; aumentam-no; e transmitem-no às gerações seguintes.
    Foi assim que se MANTIVERAM E AMPLIARAM muitas das grandes fortunas deste país.
    Concordam com este comentário: CMartin, isa9999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: isa9999
  12.  # 17

    FFAD
    Deu a sua opiniao tambem vou dar a minha:
    Neste caso, nao percebe o que esta a falar, nao sabe ler "entre as linhas". Ou pior, passa o tempo a julgar pessoas que nao conhece de lado nenhum, faz-lhe sentir melhor. E a ultima vez que vou me dirigir a commentarios de "trolling".

    Existem filhos que nao merecem o que tem. O Quarto filho mora la de graca mas ignora o meu Pai quando ele precisa de ajuda. O meu pai fez-lhe uma casa, comprou os carros dele e paga as contas todas, comida tudo. O Quarto "as vezes" tem emprego mas nao gasta em casa. Este e mimado!

    Para sua informacao o meu pai e que se afastou dos filhos e maltratou-lhes toda a vida.
    Quando o meu pai precisa de qualquer coisa chama of meu irmao, isto bem frequente. O meu irmao vai a correr como carrocho (syndroma Stockholm) para o ajudar e depois e insultado. Que tipo de pai fica embriagado e persegue um filho adulto com um pau para lhe bater so o ir visitar? E ainda, o mesmo filho vai ajudar o pai quando precisa.

    Os 3 primeiros fillhos nao sao mimados. Todos trabalham sempre desde menores, paga e ninguem quiz ou quer um tostao. Quando havia dinheiro e outros 2 imoveis foram vendidos no passado, nao fomos contestar name. Isto nao e acerca de acertar contas monetarias mas contas Karmicas.

    Contestar e pela Justica mesmo que nao queremos is buscar bens nenhuns! E uma questao de principio. A honra da familia nao foi respectada, meu antepassados traballham duramente para uma grande heranca de varios terrenos de 5 geracoes. A pouco e pouco foi reduzida a migalhas.
    A alma da minha Avo merece paz, eu quero que a verdade seja dita. O meu pai nao tinha o direito de obrigar a bruta ela assinar doacao que nao queria fazer

    O meu irmao e irma nem sabem que estou a pesquisar o direito entre a lei. Nem a minha mae.
    Quanto a mim, nao quero heranca nenhuma mas estou a repetir-me! Portanto, ninguem aqui quer buscar nada!
  13.  # 18

    Luiz K. W.
    Estou muito agradecida pelo conselho e ajuda. Muito bomdoso com a sua atencao, seja abencoado com paz e alegria
    E bom saber que existe possibilidade de recorrer via um advogado.

    Medicineng, CMartin e Obras de Casa
    Agradecida pelo vosso supporte e conselho tambem. Tudo bom para o vosso futuro

    Carlos Peixoto
    Muito obrigada pelo supporte e conselho tambem. E triste saber que muitas pessoas desta geracao passaram for isto. Desejo-te um futuro feliz
 
0.0227 seg. NEW