Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    4 anos atrás: O estuque do tecto da cozinha começa a apodrecer. Eu assumo que é infiltração e chateio a vizinha de cima. Ela recusou responsabilidade. Eu ligo à câmara e peço vistoria por um perito - ele, apenas por olhar, diz: "É infiltração!" Ele faz um auto e eu levo a vizinha a tribunal (pequenas instancias).
    Ela admitiu que a máquina de lavar roupa estava a verter água e comprometeu-se a substituir

    3 anos atrás: Problema resolvido, tecto arranjado.

    2 anos atrás: Bolhas no tecto. Eu saio de casa (emigrei).

    Hoje: Voltei para resolver algumas coisas (tenho interesse em arrendar o ape) e... encontrei isto!

    img1

    img2

    Chamei um amigo que sugeriu que não é infiltração porque o estuque, apesar de podre, está seco e o ape em cima está ocupado e a ser usado. Ele sugeriu que pode ser devido a falta de ventilação na cozinha porque o prédio é antigo e a cozinha não tem janelas...
    A verdade é que se eu não limpo os móveis de x em x semanas fica tudo cheio de gordura... Será que falta de ventilação numa cozinha pode causar isto ? Ou só mesmo água pode fazer uma coisa destas? Se sim, porque é que está seco?



    Eu estou muito confuso...
  2.  # 2

    boa noite!!

    nao me parece que seja da gordura ou falta de ventilaçao, se nao nao seria so nessa zona,

    depois dessa reparaçao paga pela vizinha nao tera voltado acontecer o mesmo?

    isso a meu ver so acontece com grande humidade vinda do andar de cima.
  3.  # 3

    Colocado por: Icarvalho
    depois dessa reparaçao paga pela vizinha nao tera voltado acontecer o mesmo?
    isso a meu ver so acontece com grande humidade vinda do andar de cima.


    Primeiro, não foi pago pela vizinha. Ela disse não ter condições, reforma baixa, etc. e o juiz sugeriu dividirmos as despesas da obra como "sinal de boa vontade". A vistoria (100€) ficou a meu cargo inteiramente.

    Para mim infiltração sempre foi o motivo óbvio.
    Quando o tecto/parede foi reparado o profissional disse: "fique descansado que o problema está resolvido - a parede está seca".

    Isto é algo que demora 1 ou 2 anos até começar a aparecer e desenvolve lentamente.
    Então... o problema continua... e a parede ao toque está seca.

    Não sei o que fazer... Eu estou farto de enterrar dinheiro aqui e nada de respostas.
    Como proceder para ter uma resposta final, um motivo certo?
  4.  # 4

    Em primeiro lugar devia certificar-se o que está exactamente por cima disso no andar da vizinha, qual é a divisão dela que fica por cima da sua cozinha? Também é a cozinha? Será casa de banho??
    Se for também a cozinha não é a zona do lava loiça? Máquinas de lavar?
    Não passam tubos de esgoto dentro da laje nesse sítio?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JaVo2004
  5.  # 5

    se isso demora esse tempo a aparecer, não se preocupe, isso é apenas uma humidade residual que "anda" pela laje e que se manifesta em certos pontos mais sensíveis.
    lixe e torne a pintar.
    se quiser tirar a coisa a limpo, lixe o teto e pinte com uma tinta fraca e se for algo localizado depressa se manifestará com manchas e bolores de condensação e ai poderá concluir se é infiltração ou não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JaVo2004
  6.  # 6

    Colocado por: BricoleiroEm primeiro lugar devia certificar-se o que está exactamente por cima disso no andar da vizinha, qual é a divisão dela que fica por cima da sua cozinha? Também é a cozinha? Será casa de banho??
    Se for também a cozinha não é a zona do lava loiça? Máquinas de lavar?
    Não passam tubos de esgoto dentro da laje nesse sítio?


    Sim, é a cozinha - igual à minha! O estuque apodreceu na localização exacta do lava loiça!
    Mais, a cozinha deles ainda está de origem, a canalização nunca foi trocada - deve ter já uns 25 anos (ainda de metal).
    Mas... considere:
    - O calibre do proprietário é negar problemas na canalização e fechar a porta na cara. Isto só se resolve em tribunal.
    - O tecto está seco.
  7.  # 7

    Colocado por: marco1se isso demoraesse tempo a aparecer, não se preocupe, isso é apenas uma humidade residual que "anda" pela laje e que se manifesta em certos pontos mais sensíveis.
    lixe e torne a pintar.
    se quiser tirar a coisa a limpo, lixe o teto e pinte com uma tinta fraca e se for algo localizado depressa se manifestará com manchas e bolores de condensação e ai poderá concluir se é infiltração ou não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JaVo2004


    Obrigado. Tenho receio de ter que gastar +150 euros nisto - o estuque tem que ser substituido - para o problema voltar a aparecer. Isto, apesar de evoluir lentamente, está a piorar.
    Próximo Verão, quando eu voltar aqui, já vai estar maior e mais deteriorado... e seco.
  8.  # 8

    Colocado por: JaVo2004O estuque apodreceu na localização exacta do lava loiça!


    Pode ser uma humidade mínima a sair da união entre tubos de esgoto que provoca isso, também pode ser um tubo da canalização a começar a deteriorar-se (ferro com 25 anos).
    Muita coincidência isso aparecer só nesse sítio...
    Condensação tende a escurecer e criar bolor, isso não é bolor é estuque podre.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JaVo2004
  9.  # 9

    Após uma infiltração, há estuque que fica com uma adesão (ainda) pior às tintas, pelo que é recomendado que se dê um bom primário de agarre antes de pintar. Pode ter sido isso...

    Ou então é como dizem: uma humidade tão residual que nunca se percebe ao tacto, mas que ao longo dos meses vai soltando a tinta.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JaVo2004
  10.  # 10

    Colocado por: JaVo2004- O tecto está seco.
    pode ter tido já alguma infiltração ou algo do género , passe numa loja de tintas exponha o seu caso e peça para alguém medir o teor de humidade da parede que normalmente poderá ir até aos 40% sem se manisfestar desta forma ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JaVo2004
  11.  # 11

    Viva, pelas fotos, e como refere que a superfície está seca, o problema aparenta estar relacionado com a solução, ou seja, quem lhe fez o serviço de reparação do tecto não terá utilizado os materiais mais adequados e/ou eliminado restos da humidade existente e materiais não consolidados.

    A solução, tal como já foi referido, poderá passar por raspar/lixar o local afectado e posteriormente aplicar um bom primário de aderência ou ponte de união, desempenar e pintar correctamente. Se o problema surgir novamente, então é porque efectivamente existe humidade na laje.

    Quanto à questão da gordura, o problema é causado por falta de exaustão, ou a mesma é deficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JaVo2004
    • eu
    • 21 outubro 2016

     # 12

    Também me parece que são restos de humidade que ficaram dentro da laje / estuque.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JaVo2004
  12.  # 13

    O profissional pareceu-me bastante experiente. Ele teve que vir cá 3 dias diferentes: Estuque, proteção e tinta. Eu não sei que materiais ele aplicou, mas ele explicou-me tudo o que estava a fazer, o produto que estava a usar e o motivo.

    Ele estava convencidíssmo que o problema estava resolvido devido ao facto das paredes estarem secas.

    A minha pergunta (eu agradeço a vossa ajuda agora):
    Quem é que pode vir cá, analisar o problema e redigir um documento a dizer "encontrámos este problema na parede/tecto e a causa do mesmo é X".

    Eu preciso disso para resolver o problema ou iniciar um eventual processo.

    Não sei se devo chamar novamente o técnico da câmara para uma vistoria. Da última vez custou 100€ para ele comer a história da "máquina de lavar a verter água" e elaborar um auto sem sequer por os pés no apart de cima...
 
0.0198 seg. NEW