Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Resido no estrangeiro e estou a pensar arrendar o meu apartamento em Portugal. Da breve pesquisa que fiz, entendi que e' necessario comunicar o contrato de arrendamento nas financas (que pode ser feito online), pagar 10% do valor da renda de imposto de selo e 28% do rendimento anual.
    Gostaria que alguem me confirmasse esta percentagem e se existe alguma diferenca pelo facto de nao viver em Portugal e por isso nao ter rendimentos no pais, i.e., se esta % seria mais baixa.
    Muito Obrigada.

    Ines
  2.  # 2

    Sim, assim de cabeca parece-me que os valores estao corretos. Caso o apartamento nao tenha certificado energetico tem que arranjar um antes de alugar.

    Como reside no estrangeiro nao tem a possibilidade de englobar esses rendimentos, pelo que tera mesmo que pagar a taxa de 28%.

    Ja agora, para ter tudo certinho, deveria declarar esses rendimentos tambem no pais onde reside (desde que seja um pais que tenha acordo de dupla tributacao com Portugal aparte a carga burocratica acrescida nao lhe devera aumentar o montante a pagar) - no entanto se nao o fizer tambem acho pouco provavel que a chateiem...
  3.  # 3

    Obrigada pela resposta. Eu resido no UK e encontrei esta informacao:

    If you own and rent out a Portugal property, the income is always taxable in Portugal, whether you are resident there or not. If you are resident in Portugal, your net rental income is subject to tax at a flat rate of 28%. ... Non-residents always pay tax at 28%, and the letting agent must deduct this from the gross rent.

    O que esta de acordo com o que me disse.
 
0.0091 seg. NEW