Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Ná ultima semana de Agosto, o meu carro estava estacionado precisamente onde um cano verteu ou rebentou
    no passeio devido a intervenção das SMAS de Almada. Assim sendo, a minha viatura ficou danificada (estilhaços
    no para-brisas, impactos no capo, no tejadilho e do lado direito do carro) devido a projecção de pedras, terra e
    gravilha.

    Constitui um dossier fotográfico de maneira a abrir um processo de responsabilidade civil, ao qual junto um
    orçamento do custo da reparação que mandei a SMAS de Almada. O custo de reparação indicado neste orçamento
    é de perto de 1800€.

    Depois de vários dias de análise, levei o carro a SMAS, uma pessoa responsável por estas situações, marcou um
    encontro comigo para ver a viatura. Foi então a SMAS onde me encontrei com essa mesma pessoa e constatou o
    estado do meu carro e reconheceu o envolvimento da SMAS no incidente, no entanto só tem um orçamento de 1000€
    para estes casos.

    Sabendo que a culpa não é minha, recuso-me a por do meu bolso os 800€ extras, porque foi a SMAS que provocou
    o incidente (a minha culpa é de ter um carro estacionado precisamente naquele sítio).

    O que posso fazer? Antes de ir para a via judicial, quais os recursos que tenho?

    Agradeço imenso a quem me poder ajudar e/ou dar pistas.

    Doctor Z.
  2.  # 2

    Julgo que a única hipótese realista é consultar um advogado. Mas por 800euros... eu aceitava os mil e ficava por aí. O advogado vai levar-lhe bem mais e isso pode durar muito tempo.
    • emad
    • 22 outubro 2016

     # 3

    Chamou a polícia na altura do incidente?
    Nao existem 1000€ como limites de responsabilidade civil. As entidades e profissionais tem obrigatoriamente de ter seguros de resp. C. e com capitais bem maiores que 1000€.
    Eles estão atirar areia para os olhos.
    Junto dos 1800€ eu pedia-lhes mais 5000€ por danos morais.
    Meta um advogado para os colocar no lugar deles.
    De certeza que o presidente do smas ganha uns bons milhares de euros, e gerem mal o dinheiro do orçamento deles e depois acontece um incidente deste tipo e tentam poupar. Camelos, nao tem outro nome.É este tipo de incompetência que temos a gerir as nossas instituições.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, dedao
  3.  # 4

    Mil euros não é nada num seguro Está mal contado.
    Tem mais orçamentos ou só tem o de 1800 euros? Como deve estar a par, muitas vezes o comum cidadão português aproveita estás situações para ficar com o carro como novo, à conta disso pode estar o SMAS a ver se pega dar-lhe só mil euros.
  4.  # 5

    bom dia,
    alem de ter chamado a policia para fazer a participaçao da ocorrencia, o sr.tambem deve ter um seguro!! levante a participaçao da policia ,se a tiver e faça a participaçao ao seu seguro e eles serao seus mediadores.
  5.  # 6

    Boa tarde para todos,

    Antes de mais nada, agradeço as vossas respostas.

    O meu carro já tem 16 anos, por isso aos olhos do seguro já não tem valor nenhum, mas como
    é óbvio a mim dá-me imenso jeito. Sendo assim, ainda não meti o seguro ao barulho por causa
    disso, mas não custa nada ver com eles.

    E na altura, infelizmente não pensei em charmar a policia para constatarem a ocorrência, agora
    como já disse, tenho imensas fotos que fiz.

    Agora não quero ficar com o meu carro consertado a metade sabendo que não tenho culpa
    nenhuma nisso. Será preferível falar de antemão com o meu seguro e descrever-lhes o sucedido?

    Os 1800€ foi o orçamento que me fez uma oficina (com factura e tudo legal), mas se fizer isso
    sem factura, talvez me fique mais barato, ainda assim...

    Agradeço as vossas respostas.

    Doctor Z.
  6.  # 7

    Colocado por: Doctor ZBoa tarde para todos,

    Antes de mais nada, agradeço as vossas respostas.

    O meu carro já tem 16 anos, por isso aos olhos do seguro já não tem valor nenhum, mas como
    é óbvio a mim dá-me imenso jeito. Sendo assim, ainda não meti o seguro ao barulho por causa
    disso, mas não custa nada ver com eles.

    E na altura, infelizmente não pensei em charmar a policia para constatarem a ocorrência, agora
    como já disse, tenho imensas fotos que fiz.

    Agora não quero ficar com o meu carro consertado a metade sabendo que não tenho culpa
    nenhuma nisso. Será preferível falar de antemão com o meu seguro e descrever-lhes o sucedido?

    Os 1800€ foi o orçamento que me fez uma oficina (com factura e tudo legal), mas se fizer isso
    sem factura, talvez me fique mais barato, ainda assim...

    Agradeço as vossas respostas.

    Doctor Z.


    o seu seguro só se vai meter se for danos proprios, se for so terceiros, a SUA seguradora limpa as maos e diz que voce tem que se entender com tal entidade!
    uma vez que diz que a viatura tem 16 anos..... diria com um elevado grau de certeza que o seu seguro é so terceiros!

    mas a conduta rebentou por culpa dos SMAS? ou esmiuçando bem o assunto, ainda conseguem demonstrar que foi um fenomeno da natureza? nao pense assim, do "Eu nao tive culpa tem que me pagar tudo!"
    eu infelizmente ja tive um acidente que mandei a viatura de outra pessoa para a sucata.... era uma 4L e unica viatura da pessoa, e vim a saber que o meu seguro so lhe deu 250 euros......

    portanto pense bem em todas as possibilidades antes de escolher o caminho a seguir!
  7.  # 8

    O problema é saber qual o caminho a seguir... Neste momento estou a ponderar cada
    um dos caminhos...

    E sim, o meu carro só tem seguro contra terceiros.

    Relativamente a conduta, não sei qual foi o problema ao certo, apenas realizei que
    impactou a minha viatura.
  8.  # 9

  9.  # 10

  10.  # 11

  11.  # 12

    Obrigado macal por os artigos, no entanto, o meu carro pode circular com toda a normalidade, agora
    acontece que tem vários impactos de projecção de pedras no capo, tejadilho, ... e impactos no para-brisas.

    É certo que não vai passar na próxima inspecção (em julho de 2017) por causa dos estilhaços no para-brisas.
 
0.0168 seg. NEW