Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Vivo num apartamento que tem um exaustor sem motor, daqueles que possuem uma tampa redonda que abre/roda (passa de horizontal para vertical) quando se abre o exaustor.
    O problema é que essa tampa quando fecha não veda a passagem de ar a 100%, e fica a fazer bastante barulho. Tive a limpar, a pensar que poderia ser lixo, mas ao retirar a gordura que lá estava acabou por ficar pior :) Parece que a gordura servia de vedante!

    Há alguma forma comum de reparar isto? Pensei em utilizar alguma pasta (que fizesse o efeito que a gordura lá estava a fazer), que não fosse demasiado colante nem secasse. Pensei em silicone, mas cola e fica rígido de mais.

    Obrigado desde já!
  2.  # 2

    Não estou a ver o que é.. tire lá umas fotos.
    Concordam com este comentário: Raquek
  3.  # 3

    Mal possa tiro. Mas aquilo é um regulador de caudal tipo borboleta acho. Possui uma espécie de motor que o roda quando o exaustor é ligado, para deixar passar o ar.
    Tipo a imagem a seguir, mas em plástico e com um motor pequeno para rodar.
    redutor
  4.  # 4

    Seguem então as fotos da valvula fechada e aberta.
      IMG_20161022_120149.jpg
      IMG_20161022_120218.jpg
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasNão estou a ver o que é.. tire lá umas fotos.
    Concordam com este comentário:Raquek


    Calculo que não seja um exaustor no verdadeiro sentido, mas tão só uma hotte com aspecto exterior de exaustor. A máquina para extracção dos fumos deve ser comum a todo o prédio e estar na cobertura (vmc simples). O "exaustor" é apenas uma válvula.
    Concordam com este comentário: amcosta
  6.  # 6

    Colocado por: ClioII
    Calculo que não seja um exaustor no verdadeiro sentido, mas tão só uma hotte com aspecto exterior de exaustor. A máquina para extracção dos fumos deve ser comum a todo o prédio e estar na cobertura (vmc simples). O "exaustor" é apenas uma válvula.


    Sim, o motor é comum ao prédio. O meu problema é a válvula não vedar bem e fica a assobiar quando fecha.

    Tenho ideia que há uma "pasta"/"pomada" (usada por picheleiros, acho) que não seca nem solidifica e que talvez pudesse ser colocada à volta da zona onde a válvula fecha, para servir de vedante. A gordura que lá estava antes servia esse propósito :) Mas sinceramente não sei que pasta é essa.
  7.  # 7

    Nunca vi uma coisa dessas que fizesse "ruído zero". Se a divisão estiver MESMO em silêncio ouve-se sempre um sibilar muito muito ténue.

    Em todo o caso pode tentar com massa consistente: não deixa de ser uma pasta de gordura densa mas cujo propósito é lubrificar sem solidificar (na prática, acaba por solidificar, mas leva tempo).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amcosta
  8.  # 8

    ..Essa solução, sendo em plastico deveria ser proibida, pois é material combustivel. , já viu alguma solução nova?
    NEste documento tem la´o seu modelo.
    è um regulador de caudal...
    http://www.contimetra.pt/catalogos/net_dep_arcondicionado/capitulos/reguladores_caudal_ar/reguladorescaudal.pdf

    Mas não faz a vedação estanque, para isso terá de ser outro modelo de registo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amcosta
  9.  # 9

    Não espero ruído zero. Mas neste momento ouço o assobio pela casa toda a não ser que feche a porta da cozinha. A casa onde vivi antes tinha o mesmo tipo de sistema, também em plástico, e só se ouvia um ruído muito ténue.
    Massa consistente é capaz de resolver a coisa, mesmo que eventualmente solidifique, terá a forma correcta para vedar a zona nessa altura. Penso que era essa a massa que já tinha visto e não sabia o nome!

    Pedro Barradas, já vi esta solução em pelo menos dois apartamentos de prédios distintos. O facto de ser combustível não me parece razão para a proibição, dado que está afastado da chama. Aliás, os armários/móveis estão mais próximos, e são também combustíveis.
  10.  # 10

    O meu é exactamente igual a esse e em tempo também achei que fazia barulho a mais, fizemos-lhe uma boa limpeza principalmente nos extremos que suporta a borboleta e o ruído minimizou.
  11.  # 11

    Colocado por: R.OliveiraO meu é exactamente igual a esse e em tempo também achei que fazia barulho a mais, fizemos-lhe uma boa limpeza principalmente nos extremos que suporta a borboleta e o ruído minimizou.


    Aqui foi precisamente o contrário. Ao fazer a limpeza passou a assobiar! Ahahah
    A gordura estava lá a servir de vedante pelos vistos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nihakuto
  12.  # 12

    Colocado por: amcosta

    Há alguma forma comum de reparar isto? Pensei em utilizar alguma pasta (que fizesse o efeito que a gordura lá estava a fazer), que não fosse demasiado colante nem secasse. Pensei em silicone, mas cola e fica rígido de mais.

    Obrigado desde já!

    Olá! E antes demais desculpem por ressuscitar a thread, mas é tão específica e tenho o mesmo problema, que achei legítimo.

    @amcosta, não sei se seremos vizinhos, mas tenho exactamente o mesmo modelo de exaustor e queixo-me de exactamente o mesmo problema. Estava a pensar justamente se silicone daria resultado.

    Queria apenas perguntar se tiveste sucesso entretanto, se experimentaste essa solução ou outras, e se podias partilhar conselhos/resultado?

    Obrigado!
    Concordam com este comentário: HJFC
    • HJFC
    • 9 julho 2019 editado

     # 13

    Colocado por: nihakuto
    Olá! E antes demais desculpem por ressuscitar a thread, mas é tão específica e tenho o mesmo problema, que achei legítimo.

    @amcosta, não sei se seremos vizinhos, mas tenho exactamente o mesmo modelo de exaustor e queixo-me de exactamente o mesmo problema. Estava a pensar justamente se silicone daria resultado.

    Queria apenas perguntar se tiveste sucesso entretanto, se experimentaste essa solução ou outras, e se podias partilhar conselhos/resultado?

    Obrigado!
    Concordam com este comentário:HJFC


    Boa tarde, @nihakuto!
    Tenho exatamente o mesmo problema e também me parece ser o mesmo modelo que o já citado anteriormente. Gostaria de saber se já conseguiu resolver esta situaçáo.
  13.  # 14

    A minha solução foi colocar massa consistente à volta da tampa (na zona onde ela fecha). Acabou-se o assobio :-D
    O silicone não funcionou porque ficava rijo e não vedava.
  14.  # 15

    Boa tarde @amcosta,

    Eu tenho um regulador/borboleta que me parece muito idêntico ao da fotografia que enviou.

    No meu caso, a borboleta foi retirada antes do apartamento ser meu, e gostaria de comprar um novo para poder fechar a exaustão quando não estou a cozinhar.

    Por acaso alguém faz ideia onde se compra este redutor eletrico? Encontro muitas borboletas mas não com regulação eletrica para abrir/fechar.

    Obrigado.
  15.  # 16

    viva @nuno.loureiro, conseguiu encontrar o regulador/borboleta com regulação electrica para abrir/fechar ? tb estou à procura desse material
  16.  # 17

    Boa noite,
    tinha um hotte com uma valvula exatamente igual ao que está na imagem. Porém, como já era antiga comprei um novo. A válvula que vem não é igual, e não veda. Ou seja, parece que tenho sempre a válvula aberta. Há forma de comprar dessas válvulas como na foto?
    Obrigado desde já
    Concordam com este comentário: lbjj88
  17.  # 18

    SoraiaT não consegue vedar com silicone ou algo semelhante?
  18.  # 19

    Tive o mesmo problema logo após a limpeza profunda. Resolvi colocando Vaselina. Em qualquer supermercado vende as bisnagas. Aplicar nos bordos onde a borboleta fecha. É pastoso e vai vedar a passagem do ar quase na totalidade e não vai secar.
  19.  # 20

    Colocado por: SoraiaTBoa noite,
    tinha um hotte com uma valvula exatamente igual ao que está na imagem. Porém, como já era antiga comprei um novo. A válvula que vem não é igual, e não veda. Ou seja, parece que tenho sempre a válvula aberta. Há forma de comprar dessas válvulas como na foto?
    Obrigado desde já
    Concordam com este comentário:lbjj88


    Olá Soraia,

    Por acaso conseguiste encontrar aonde comprar esta válvula, tenho procurado mas não encontro em canto algum.
 
0.0198 seg. NEW