Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    Este é o meu primeiro topico apesar de seguir o forum à anos, pesquisei sobre o assunto e apesar de existirem discussoes sobre o assunto, estas nao dao uma resposta concreta a este meu dilema.

    Neste momento estou em fase de projecto da minha futura habitação sendo que o projecto de arquitectura ja deu entrada na camara.

    Agora passando a explicar o meu dilema será uma boa opção este sistema de isolamento :
    paredes em tijolo normal de 22cm com etics de 4/5 cm e colocar pelo lado interior gesso cartonado "pladur" com lã de rocha de 4cm entre perfis.

    ou seja de dentro para fora:
    placa de gesso cartonado 15mm------- lã de rocha 4cm---------tijolo normal de 22cm ------- etics de 4 / 5 cm

    desde já agradeço a disponibilidade a quem tenha um pouco do seu tempo para me responder a este meu dilema.
    Muito obrigado
  2.  # 2

    Boas timtim,

    Isso daria uma parede com 45cm, e além disso teria custos elevados porque o "Sistema de Construção em Placas de Gesso Laminado" SCPGL, tem custos como qualquer outro sistema tem, depois ainda tem os custos do pano de alvenaria simples, e ainda os custos do ETICS.

    Pode utilizar o tijolo normal, tem de ver qual a largura da sua estrutura (pilares), e adequar a escolha de um tijolo normal à mesma.
    Sendo que posteriormente, e uma vez que refere o isolamento térmico e acústico, pode optar por colocar o sistema ETICS com Lã Mineral.
    Com esta opção deixaria de ser necessário o SCPGL, passando assim alguma parte desse custo desse sistema para o ETICS com Lã Mineral, e a outra parte sendo "poupança".

    Pelo interior, bastaria depois rebocar com reboco projectado.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: timtim
    • timtim
    • 24 outubro 2016 editado

     # 3

    peço desculpa mas 45 cm nao corresponde as minhas contas podendo eu estar errado e nesse caso peço imensa desculpa.
    nas minhas contas daria 15mm da placa+ 46mm do perfil ficando dentro deste a la de rocha+ 220mm+ 40mm etics + 15mm para cola das placas e barramento e acabamento

    ou seja:

    15+46+220+40+15= 336mm

    pelas minhas contas ficaria com uma parede na ordem dos 33,6cm simplificando na com margem de erro de empenos e mais qualquer aspecto que me esteja a escapar 35cm
    obrigado e desculpe se estiver errado
    • timtim
    • 24 outubro 2016 editado

     # 4

    Quanto ao gesso cartonado gosto mesmo da opção devido á menor probabilidade de aparecerem fissuras sejam elas estruturais as quais espero que nao tenham razão para aparecer, ou sejam elas pela secagem das "massas" "argamassas"
  3.  # 5

    Peço imensa desculpa pois tinha colocado 15cm em vez de 15mm.

    Certo 35/36 cm mais coisa menos coisa.

    Com uma parede simples mais ETICS poderemos estar a falar de menor espessura o que poderá ter umas areas interiores maiores. e mantendo os mesmos afastamentos.
    Concordam com este comentário: timtim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: timtim
  4.  # 6

    E não seria mais aconselhável o uso de 2 placas de 13mm e calha à parede ( mestras)?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: timtim
  5.  # 7

    A calha à parede a que se refere deve ser a chamada omega que da minha maneira de ver retira todo o propósito das paredes em gesso cartonado pois vao transmitir todo o trabalhar da parede de tijolo à parede de gesso cartonado, o qual eu quero evitar de modo a nao aparecerem fissuras
    • timtim
    • 26 outubro 2016 editado

     # 8

    Obrigado por todas as respostas até ao momento.
    ja agora uma outra duvida quanto a betonilha dos pisos
    Estava a pensar no res do Chao que ira ser com desvao sanitario e com laje aligeirada.
    Colocar eps 3cm e betonilha com 4 a 5 cm com rede de galinheiro.
    O que acham da ideia?
  6.  # 9

    Colocado por: timtimObrigado por todas as respostas até ao momento.
    ja agora uma outra duvida quanto a betonilha dos pisos
    Estava a pensar no res do Chao que ira ser com desvao sanitario e com laje aligeirada.
    Colocar eps 3cm e betonilha com 4 a 5 cm com rede de galinheiro.
    O que acham da ideia?


    3 cm pode ser pouco, convém verificar posteriormente o projecto térmico, que terá lá essa informação.

    Em todo o caso, para pisos talvez seja melhor o XPS, tem maior resistência à compressão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: timtim
  7.  # 10

    Qual é a espessura utilizada normalmente?
    isto para ter uma ideia antes de receber o projecto térmico.
  8.  # 11

    Colocado por: timtimQual é a espessura utilizada normalmente?
    isto para ter uma ideia antes de receber o projecto térmico.


    Nesta altura, algo entre os 4 cm e os 8 cm.
  9.  # 12

    Boa noite colegas do forum da casa
    alguém me sabe dizer a formula para calcular o comprimento correcto para uma emenda por trespasse do ferro dos pilares entre pisos?
 
0.0169 seg. NEW