Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá pessoal.
    Bem, sou novato aqui neste fórum e espero que me possam ajudar.
    Estou a construir um home container, que para quem não sabe o que é, passa por transformar um contentor marítimo (de 40"=12m neste caso) numa casa. O contentor já está no local, com tela de alcatrão no telhado e tem os cortes para as janelas (as quais já tenho para instalar), mas agora coloca-se a questão de como fazer o isolamento. Para já, gostaria de deixar o aspeto velho do contentor por fora e isolar apenas por dentro. Alguém me pode dizer que materiais usar? Nota: eu (às vezes ajudado pelo meu pai) estou a construir tudo sozinho.
      IMG_4280.JPG
  2.  # 2

    eu faria uma estrutura interior em aço leve ou em madeira tratada. e forrava com placas OSB o qual não precisa de acabamento ( ok, pode meter um verniz de protecção)
    O isolamento termico/ acustico, seria realizado em manta de la mineral, com papel kraft ( voltado par ao osb), essa solução... Um pormenor importante será como fixar a estrutura de modo a não comprometer a estanquidade.

    Outra opção em vez da lâ mineral, é projetar espuma de PU...mas para uma solução DIY, é mais complicado.

    PS: Sabe que essa construção é uma construção que necessita de licenciamento e portanto vai ser uma edificação ilegal.
    Concordam com este comentário: riscos, mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antoniobotelhoo
  3.  # 3

    Olá. Bem, as obras têm progredido mais no exterior a nível de acessos, daí a falta de tempo para vir aqui.
    Já orçamentei os materiais para fazer o isolamento todo interno. A lã mineral, é realmente uma boa opção e já tinha ponderado. Será o que irei utilizar então.
    No entanto, a minha questão principal prende-se com a condensação de humidade na chapa do contentor. Depois de isolar tudo, a chapa deixará de condensar humidade?
  4.  # 4

    Condensação por dentro? Se for, é para isso que existe o papel kraft nas mantas de lã mineral, serve como barreira para vapor.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  5.  # 5

    Colocado por: branco.valterCondensação por dentro? Se for, é para isso que existe o papel kraft nas mantas de lã mineral, serve como barreira para vapor.


    A chapa do contentor não deixa respirar o vapor de água, não estou a ver como se lida com as condensações neste caso.
  6.  # 6

    Colocado por: ClioIInão estou a ver como se lida com as condensações neste caso

    Se bem percebi do que tenho lido por aqui, basta evitar que a humidade interior chegue ao metal das paredes do contentor, daí a necessidade de uma barreira pára-vapor (BPV)
  7.  # 7

    É melhor isolar por fora... e ainda tem a vantagem de não roubar tanta área no interior.
  8.  # 8

    Colocado por: fernandoFerreiraÉ melhor isolar por fora... e ainda tem a vantagem de não roubar tanta área no interior.

    Se é para ficar decente, em termos estéticos e de isolamento, tem isolar é mesmo por dentro e por fora (ETICS, por exemplo).
    Concordam com este comentário: trabalharmuitobem
  9.  # 9

    Boas ainda há dias vi no canal discover que mostravam renovações extremas tipo casas em total degradação e que eles recuperaram e uma até vi foi transformação de um contener igual ao teu e que ficou uma autêntica mini casa, tenta pesquisar um pouco e verás que já tens mais ideias para concluir esse teu projecto aplicação de portas e janelas, ao seu isolamento externo e interno, electricidade, canalização, e por fim a definição desde imobiliário uns dos matérias que.utilizaram muito foi a madeira pois tratasse de uma matéria prima fácil de trabalhar e para seu isolamento
  10.  # 10

    Bom dia,

    quando achar pertinente coloque p.f. algumas imagens do processo...

    Tenho em mente um projeto destes já a algum tempo e estou curioso.
    Concordam com este comentário: JPN761
  11.  # 11

    Colocado por: Anonimo09092021pé direito (2.3m??) que

    Quem licenciou isso.. deveria ter levado um tiro no pé ;)
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  12.  # 12

    Colocado por: Anonimo09092021Duvido muito que aquilo esteja licenciado, está no terreno da casa da senhora que fica no meio da maior mata da zona...


    AaaaH Bom... ;)
  13.  # 13

    antoniobotelhoo, o projeto foi conlcuido com sucesso? Pode partilhar a sua experência?
    • LMSC
    • 28 abril 2018

     # 14

    Boas, gostava de saber como está a correr a transformação. Estou a estudar uma solução idêntica e gostava de recolher a maior informação possivel por quem já passou por este processo. Cumps.
  14.  # 15

    2,70 metros
 
0.0167 seg. NEW