Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    A quem tem aparelhos de ar condicionado em casa alguma vez se perguntou, será que devo fazer manutenção ao meu aparelho?
    Pois bem de facto os ar condicionados são sistemas de permuta ou troca de temperatura, sendo que o funcionamento da maioria dos aparelhos consiste em fazer uma circulação de ar dentro de uma divisão.
    Todo esse ar ira percorrer uma serpentina no interior do evaporador (unidade interior), e como resultado ira ser aquecido ou arrefecido atraves da mesma, então qual o problema?
    No verão quando temos calor e ligamos os nossos aparelhos, a unidade exterior irá fazer compressão do gás, que circula dentro do circuito fechado e assim criar uma temperatura fria, que por sua vez quando o ar quente da nossa divisão percorre a serpentina faz condensação, um pouco como quando estamos de inverno dentro de um carro e a nossa temperatura corporal e respiração em contacto com os vidros fazem condensação.
    Então como resultado temos agua dentro do nosso aparelho de ar condicionado, e quando desligamos o aparelho embora os aparelhos tenham sistema de drenagem de agua, nem toda a agua sai de dentro do aparelho pois o tabuleiro ira sempre ficar com agua.
    Então como e que isso afecta a nossa saúde, e o que tem a ver com a legionella?

    A infecção pela bactéria ocorre principalmente na inalação de vapor, gotículas de água ou neblina contaminada com a Legionella, oriundas principalmente de chuveiros domésticos, torres de resfriamento, condensadores evaporativos e bandejas de gotejamento de condensado, sobretudo quando existem algum depósito de água como nos aquecedores por acumulação, fontes decorativas, todo processo que produz aerossol e spray de água.

    Eu tenho muita experiência em diversas áreas, nomeadamente em ar condicionado vou deixar um link do meu site onde podem encontrar algumas fotos sobre este tema e outros.

    www.dcsolucoes24.com

    Gostaria de saber a vossa opinião sobre este assunto e assim trocar ideias.

    Cumprimentos a todos no forum.

  2.  # 2

    Boas

    Obrigado pelo alerta, muitas pessoas não devem imaginar o que esconde os AC.
    Eu costumo comprar um spray para aplicar na zona frontal e superior e coloco o AC em funcionamento para que o produto se espalhe. E normalmente limpo os filtros de 6 em 6 meses.
    Não sei até que ponto o spray para AC elimina os vírus, talvez aqueles sprays que diz "que elimina 99% das bactérias" não fará o mesmo!?

    Cumprimentos
    • eu
    • 3 novembro 2016

     # 3

    Não há nada tão eficaz para vender serviços e produtos como incutir o medo nas pessoas...

    Não se preocupem, o risco de apanhar legionela em ACs domésticos é praticamente NULO. A legionela, para formar colónias perigosas, precisa de água estagnada em grandes quantidades, precisa de alimento e da temperatura ideal. Nada disto acontece nos sistemas domésticos de ar condicionado.

    A legionela é perigosa sim em grandes sistemas industriais de ar condicionado que usam torres de refrigeração externas à base de água.
    Concordam com este comentário: Hugo S., GT_racing, VCAC, RCVac
  3.  # 4

    Como por exemplo como aconteceu, no wc do centro de saude em gaia?
    Como pode ser que um wc possa ser comparado a um sistema de torre de refrigeração?

    E para que seja compreendido, a bacteria de legionella, existem em todo o lado apenas so quando toma proporções de niveis elevados é que se torna perigoso, isso é um facto comprovado!
    • eu
    • 3 novembro 2016

     # 5

    Colocado por: dcsoluções24Como por exemplo como aconteceu, no wc do centro de saude em gaia?

    Foi no Ar Condicionado do WC?
  4.  # 6

    Boa noite, Sr fabio

    Sim deve limpar os filtros de uma forma regular, não existe propriamente uma prazo para o fazer depende de muitos fatores.

    O produto de limpeza eficaz, tem que ser laboratorialmente testado para esse fim, não lhe sei dizer se o mistolin tem esse poder anti bacteriano, eu trabalho em conjunto com uma das maiores empresas de quimicos do pais e só uso produtos certificados pela DGS, não como ação de limpeza mas sim como desinfetante.

    No site existe para já 3 fotografias de uma unidade split antes e no processo de limpeza.

    Não existe contagio NULO.
    E a minha intenção não e criar medo, mas talvez se vissem certos aparelhos que eu já vi iriam por a minha "tese" em consideração!
    • eu
    • 3 novembro 2016 editado

     # 7

    Colocado por: dcsoluções24
    Não existe contagio NULO.

    No nosso dia a dia estamos constantemente em contacto com bactérias. A pele está cheia de bactérias. Até os teclados onde estão a escrever estão contaminados.

    A "desinfeção" das casas é uma grande falácia...
  5.  # 8

    Colocado por: eu
    Foi no Ar Condicionado do WC?


    Eu apenas estou a dizer objetivamente, que ninguem pode dizer que é nulo pois onde existe agua estagnada a bacteria vai se multiplicar, essa é que é a verdade.

    Agora como tudo na vida existem fatores e os ar condicionados são um fator de risco.

    E na questão da alimentação da bacteria qual o melhor sitio para ela se multiplicar do que em um ambiente controlado, com todo o tipo de poeiras e micro-organismos que lidamos no nosso dia a dia.

    Agradeço imenso o seu ponto de vista.
    • eu
    • 3 novembro 2016 editado

     # 9

    Colocado por: dcsoluções24pois onde existe agua estagnada a bacteria vai se multiplicar

    Tem que ser uma boa quantidade de água, tem que existir alimento e a temperatura tem que ser a ideal.

    Nos AC domésticos não estão reunidas estas condições, principalmente a temperatura.

    Mas a limpeza também não faz mal nenhum...
  6.  # 10

    solução mais simples e eficaz que elimina 100% da legionella em ac domesticos sem qualquer custo extra:

    colocar em aquecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
  7.  # 11

    Colocado por: jorgealvessolução mais simples e eficaz que elimina 100% da legionella em ac domesticos sem qualquer custo extra:

    colocar em aquecimento.


    Boa noite, sr Jorgealves

    Isso não garante a 100 % a eliminação de bactérias, visto que a temperatura media de saída de ar de um evaporador em função de aquecimento será variando de marca para marca, e da potencia em kw de 48 a 50 graus C.

    Logo partindo do principio, que na mudança da estação todo o equipamento e todas as peças onde se encontra a água de condensados acumulados no período de verão não se vão apenas evaporar em uma utilização, não esquecendo que é mesmo na fase de evaporação desses residos que se propaga bacterias e atenção eu falo de legionella mas existem muitas outras mais, como por exemplo bacterias de categorias ATCC 9027 Pseudomonas aeruginosa, ATCC9144 Staphylococcus aureus.

    Cumprimentos e obrigado pelo ponto de vista.
  8.  # 12

    Meu caro, nao é por usar palavras "caras" e pseudo tecnicas que vai ter razão, pois a sua informação é errada.

    Manutenção sim é obrigatoria.

    Pare com estes alarmismos pois só fica mal,
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, VCAC, RCVac
  9.  # 13

    Colocado por: jorgealvesMeu caro, nao é por usar palavras "caras" e pseudo tecnicas que vai ter razão, pois a sua informação é errada.

    Manutenção sim é obrigatoria.

    Pare com estes alarmismos pois só fica mal,

    fica mal para quem faz instalações,,o homem so veio aqui a alertar para o perigo de não limparem o sistema e foi logo apedrejado,não estou a ver nada de mal pois não fala mal do sistema mas sim fala da prevenção e depois não falta em Portugal pessoas que tem bombas de calor e manutenção zero,so quando estão na garantia,pode não se apanhar a legionela mas se o sistema não levar a manutenção normal vai criar bactérias que podem não ser mortiferas mas podem ser problemáticas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dcsoluções24
  10.  # 14

    Colocado por: ramos1999fica mal para quem faz instalações,,o homem so veio aqui a alertar

    o homem só veio promover da maneira errada o seu serviço sem se fundamentar devidamente e usando linguagem errada para o que afirma, usou literatura disponível em sites brasileiros e completamente desadequada da nossa realidade,

    no site que apresentou tem um único caso em que nem se vê o tabuleiro de condensados, local onde supostamente existia aquilo que afirma, portanto isto é alarmismo exacerbado para promover algo que não faz falta em ambiente doméstico e facilmente eliminável com o aquecimento da bateria durante a época de aquecimento,

    já agora a temp da bateria na epoca de aquecimento não esta dependente da potencia da maquina a rondar os 60ºC nas maquinas a R410 e os 65ºc nas maquinas mais antigas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 15

    todas as bacteiras em ambiente precisam de humidade PERMANENTE e temp media, algo que não acontece normalmente doméstico,

    todos sabemso ou deveriamso saber que as bacterias são parte essencial da nossa existencia e sempre vivemos rodeados por eles
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, eu
  12.  # 16

    Num AC doméstico, tipo SPLIT!!!? Legionella... OH amigo deve estar a gozar com as pessoas. Por acaso sabe quais os factores para a proliferação e propagação de legionela!!!?


    Quanto aos procedimentos de manutenção, em ambiente comercial, eu prescrevo as seguintes acções de manutenção de um modo genérico:
    Verificação diária:
     Deverá haver Inspecção visual dos mecanismos para possível detecção de anomalias de forma a avisar os serviços de manutenção.

    Bi-semanalmente:
    Deverá ser efectuado:
     Inspecção visual das partes à vista e a possível detecção de anomalias como fugas, condensações, corrosões ou perda do isolamento, com o fim informar a empresa responsável pela manutenção.
     Limpeza exterior dos equipamentos de produção sem produtos abrasivos nem dissolventes dos materiais plásticos da sua carcaça.
     Limpeza dos filtros de ar, em aparelhos autónomos (poderá haver necessidade de intervalos mais reduzidos - consoante as condições de funcionamento).

    NOTA:
    Se o aparelho não foi utilizado durante muito tempo, ponha o ventilador a funcionar durante 3 a 4 horas de forma a secar o interior do aparelho.


    Por pessoal habilitado:

    Para instalações de potência térmica nominal <70kW, deverá ser efectuada, Semestralmente:
     Limpeza dos evaporadores e condensadores.
     Verificação da estanquidade e níveis de refrigerante e óleo em equipamentos frigoríficos.
     Revisão, limpeza e desinfecção de filtros de ar, de unidades terminais de distribuição de ar e de unidades de impulsão e retorno de ar.
     Verificação do sistema de evacuação de condensados.


    Em complemento a isto, pode e deve ser efectuado a desinfecção de todo o sistema, a cada seis meses, com a limpeza mais profunda do permutador e aplicação de um spray de desinfecção apropriado.
    Eu utilizo o GERMOCID. Para os interessados, podem adquirir aqui:
    http://www.medicalexpress.net/limpeza-e-desinfeccao/spray-para-aparelhos-de-climatizac-o.html


    PS: Agora alarmismos para conseguir uns cobres à conta do "tanso".. é que não.
    Concordam com este comentário: eu, RCVac
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
    • eu
    • 4 novembro 2016

     # 17

    Colocado por: ramos1999o homem so veio aqui a alertar para o perigo de não limparem o sistema e foi logo apedrejado

    Claro que a limpeza e manutenção é importante.

    O que eu critico é usar o medo da legionella para justificar essa limpeza.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Hugo S., RCVac
  13.  # 18

    Quando abri este post e comecei a ler nem queria acreditar!!! Depois percebi que era publicidade encapotada.

    Feio, muito feio. Todos temos de ganhar a vida, mas assim não.

    Ainda bem que foram esclarecidas aqui algumas coisas, por quem realmente percebe do assunto.

    Deixo apenas uma recomendação a quem não é da área, tenham cuidado com os produtos que usam, verifiquem que não sejam abrasivos pois alguns desses produtos podem corroer borrachas de vedação, plásticos e eventualmente até o alumínio dos permutadores (alhetados, como dizemos cá no norte).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jorgealves, jlmfr
  14.  # 19

    Colocado por: RCVacDepois percebi que era publicidade encapotada.


    Só não apaguei o post ( como moderador)... poruqe enfim, acabou-se por fazer aqui algum esclarecimento.. Isto de quando em quando aparecem noticias alarmantes..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: inquilinopt
  15.  # 20

    Colocado por: RCVacQuando abri este post e comecei a ler nem queria acreditar!!! Depois percebi que era publicidade encapotada.

    Feio, muito feio. Todos temos de ganhar a vida, mas assim não.

    Ainda bem que foram esclarecidas aqui algumas coisas, por quem realmente percebe do assunto.

    Deixo apenas uma recomendação a quem não é da área, tenham cuidado com os produtos que usam, verifiquem que não sejam abrasivos pois alguns desses produtos podem corroer borrachas de vedação, plásticos e eventualmente até o alumínio dos permutadores (alhetados, como dizemos cá no norte).
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,jorgealves


    Tem toda a razao por isso e que nós usamos produtos próprios, eu não estou a enganar ninguem e como prova disso mostro os certificados dos meu produtos!.

    Não um produto em spray que não tem qualquer tipo de certificado ou legitimidade.
      Certificado Analise.jpg
 
0.0236 seg. NEW