Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos e a todas no Fórum da Casa!

    Aqui na empresa estamos a ponderar começar a participar em concursos públicos e junto de entidades privadas.
    Mas, e aqui reside a minha questão, o mundo das plataformas de contratação pública é completamente novo para nós.

    Alguém por aqui tem alguma experiência e/ou comentários sobre o processo e os intervenientes que possa partilhar?

    Obrigado,
    Vasco
  2.  # 2

    Uma cambada de ladrões, que tem que alimentar caso queira concorrer a alguma obra.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ghost12, tozepalma
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pintoalves
  3.  # 3

    E xulos, chupistas.. em selos temporais , e tangas de assistencias técnicas e cobram para tudo e mais umas botas!!!, faz tempo que desisti...
    Olhe leia aqui um retatro fiel do que acontece:
    https://www.linkedin.com/pulse/chulice-digital-valter-henriques

    Este é mais um...( tenho um cliente, instituicional que vai usar esta plataforma pela 1ª vez...)
    http://www.saphety.com/saphetygov
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pintoalves
  4.  # 4

    Em relação aos selos temporais agora depois de comprados valem por um ano e dão para todas as plataformas.
    Em relação às plataformas, todas podem ser acedidas, é possível concorrer por elas, tendo apenas o acesso universal gratuito.
    Claro que so subscrevendo o acesso gratuito, escusa ligar para o apoio técnico com dúvidas de uso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pintoalves
  5.  # 5

    Obrigado a todos pelas respostas.

    Pois... bolas... eu receava que me dissessem isso.

    Eu já começava a ter uma impressão (vamos chamar-lhe impressão) de que tanto equívoco tinha uma mãozinha a embalar o mundo. Mas tinha também a inocente esperança que, de seis plataformas, uma ou duas fossem mais "user friendly".

    Na verdade tentei inscrever-me (à empresa) em todas:
    - uma nunca se dignou responder ao meu pedido de Informação;
    - outra tentou vender-me de urgência ,e com uma agressividade comercial a roçar o insulto e o gozo que despendemos com os tontos, um pacote de coisas que eu não teria tempo de compreender e estudar no prazo da "campanha de descontos" em curso;
    - outra ainda, procurou fazer-me ver que tinha que enviar um sem número de documentos para uma ilha esquisita no meio do Atlântico. Isto se quisesse aceder à plataforma. Claro está que até hoje ainda não enviei um guardanapo besuntado e tenho acedido à mesma. No entanto, já há três semanas que recebo uma simpática mensagem avisando-me de que faltam dois dias para expirar a validade da minha conta;
    - uma outra, que não fornece acesso algum e tem um site com meia dúzia de imagens bonitas e um texto abrasileirado (sem ofensa), enviou-me um email a tratar-me, descontraidamente, por tu (aliás, todas o fazem - deve ser coisa hipster tipo Silicon Valley);
    - duas outras, que têm o mesmíssimo layout, os números de apoio variam tanto como um algarismo e cujos sites têm os mesmos erros de reconhecimento de Certificados, bem que parecem as mais fiáveis, pena é que não se consegue fazer nada com elas;
    - depois há uma, cujo dono tem uma mercearia, que bem tenta mas não consegue ler um Certificado nem consegue disfarçar ao que vem.

    Posto isto, a minha pergunta é: alguém, alguma vez, conseguiu obter as peças de um concurso (caderno de encargos incluído), apresentar questões e esclarecer dúvidas junto das entidades (públicas?, privadas?), apresentar propostas validadas a concurso e levar o processo até ao fim sem despender uma enormidade de dinheiro em assinaturas e contratos com as ditas plataformas? Aconselham alguma?

    Cumprimentos e votos de um bom fim-de-semana.
    Vasco
  6.  # 6

    Em todas, sim, só paga os selos pois isso é obrigatório.
    Agora é como tudo na vida, você não conduz um carro sem que ninguém lhe tinha dito algum dia como fazer.
    Por isso é normal que chegue à plataforma e não perceba um boi do assunto, muito menos se nem sequer pegar nos manuais.
    Entregar uma proposta não basta só preencher uns dados e dar preço. É preciso fazer o anexo I, declaração da proposta é preços, pode ter de apresentar um cronograma financeiro, etc

    Na sua zona haverá empresas que fazem isso, é falar com eles.
  7.  # 7

    Colocado por: pintoalvesPosto isto, a minha pergunta é: alguém, alguma vez, conseguiu obter as peças de um concurso (caderno de encargos incluído), apresentar questões e esclarecer dúvidas junto das entidades (públicas?, privadas?), apresentar propostas validadas a concurso e levar o processo até ao fim sem despender uma enormidade de dinheiro em assinaturas e contratos com as ditas plataformas?

    Eu já apresentei algumas, e em várias plataformas. Aquilo é propositadamente super complicado para que compremos minutos do apoio técnico. Numa plataforma, comprei 60min de apoio técnico (cerca de 250€), liguei 4 vezes com questões que demoraram 1min a ser respondidas e fiquei sem apoio técnico, porque em cada chamada descontam logo 15 min, quando telefonei a reclamar, disseram-me que deveria juntar muitas dúvidas para demorar 15min com o telefonema !!!
    Algumas tem que introduzir os preços unitários um a um. Para fazer upload de um ficheiro em excel, tem que pagar mensalidade. Num orçamento com mais de 500 preços unitários, demora um dia a introduzir uma proposta!!!
    Resumindo, aquilo é rasteira atrás de rasteira, quem quiser um bom serviço tem que pagar uma mensalidade, o que é inviável para pequenas empresas.

    Colocado por: pintoalvesAconselham alguma?

    Não somos nós que escolhemos, os donos de obra é que escolhem as plataformas com quem querem trabalhar, quem quiser concorrer tem que estar inscrito nessa plataforma. Verifique com que plataformas trabalham as entidades adjudicantes, e inscreva-se apenas nas que interessarem.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Comece por entregar algumas propostas com preço zero, depois vai ser excluído, mas fica com acesso às propostas dos outros concorrentes. Tem apenas o custo dos selos temporais que tem que gastar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    Exactamente.. O Picareta ja disse tudo!!!...

    Callinas, se fosse tão simples como escreve.. a realidade é outra....
    Já comentei a situação informalmente com um conhecido ligado à "SP - Compras Públicas".. o problema que todos sabem, mas que quase ou nada se faz. Terá melhorado algumas das situações abusivas.. mas ainda é um negócio de contornos dúvidosos, aproveitador dos mais incautos... Nunca deveria ter sido posto nas mão de "plataformas" privadas....
 
0.0151 seg. NEW