Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal.

    Tenho estado envolvido num processo de licenciamento que tem a particularidade de ter o acesso para uma Estrada Nacional. Aparentemente, não há nada de especial nisso, mas fiquei a saber de umas alterações nas taxas de emissão de pareceres, instrução de processos, etc. e mais importante, implementação de novas taxas relativas ao "uso privativo do domínio público rodoviário".

    Bom a actualização das taxas, parece-me razoável. Ninguém gosta, mas presta-se um serviço, tem de ser pago e provavelmente, as taxas não eram alteradas há muito tempo.
    Quanto às novas taxas, aqui, a coisa é diferente. Segundo a referida portaria, quem tiver terrenos ou habitações com acesso a uma Estrada Nacional, vai pagar 200.00€. Vá lá, que é apenas uma vez.

    Já as indústrias, comércios ou serviços, vão pagar por metro quadrado de área, coberta ou não, 0.30€. Mas não apenas uma vez e sim, todos os anos.
    Ou seja, os burocratas que nos governam, enfiados nos seus gabinetes, decidem que vai haver um novo imposto e nós temos de "comer e calar".

    Não vou estar aqui a debater a medida em si, (mas estou farto de pagar impostos e cada vez mais me interrogo se vale a pena fazer o esforço de manter uma empresa e postos de trabalho), mas admira-me que não se fale nisto, tirando 2 ou 3 notícias, no jornal. O pessoal está a pagar e a calar? Ou aínda não começaram as notificações? Ninguém daqui recebeu notificação?

    https://www.publico.pt/local/noticia/novas-taxas-sao-assalto-a-quem-tem-casa-ou-empresa-junto-a-estradas-nacionais-1721821
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 2

    Eu recebi!!
    Lei mais estúpida e descabida também nunca vi. Ter de pagar por ter acesso á estrada???? Não consigo entender. Estou como diz, o melhor para as empresas é mandar tudo para o desemprego e fechar as portas...há muito menos chatisses.
    Agora imagine....um estaminézito, só para a instrução de processos são 500€ (temos dois, ão logo 1000€ á vida) e depois mais 30 cêntimos por metro quadrado???? por ano???? por área bruta de construção e espaços cobertos e descobertos....

    Concordo com o que diz, a comunicação social dá importância a tanto assunto de caca e ninguém se importou com isto...Não consigo entender.
    Numa Europa cheia de liberdade de circulação de bens, pessoas e serviços....tenho de pagar para entrar no MEU edifício
    Nem tenho palavras....
    • Neon
    • 15 novembro 2016

     # 3

    Cada um grita onde lhe dói mais.

    Para mim é mais injustificável o IMI
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  3.  # 4

    Agora imagine por cima do IMI mais uma taxa anual por ter acesso para viatura...
  4.  # 5

    Estive envolvido num licenciamento de um muro de vedação e acesso automóvel no início do ano. Foram necessários 6 meses para ter a licença para fazer o dito muro!

    Inicialmente paguei a taxa de instrução do processo, os tais 500€ que são perdidos à partida quer o muro seja licenciado ou não, enviei todos os elementos pedidos (plantas de localização, alçados, perfil transversal, etc), demoraram um mês para indeferir o pedido com a justificação de que o muro de vedação deveria recuar 8m!! em relação à estrada e isto dentro de uma localidade com muros vizinhos a menos de 3m.

    Fiquei a saber que os 500€ para instrução do processo não são suficientes para um técnico ir ver as condições ao local...

    Ao fim dos 6 meses finalmente consegui a licença, que custou 900€,mais do que a licença de construção da moradia construída no local. No total a brincadeira custou 1400€,pelo menos não pediram uma renda como fazem às empresas! :)
  5.  # 6

    É verdade, ainda hoje estive com um processo.
    São logo 500 euros de instrução, depois não se sabe se se vai pagar mais alguma coisa ou não...
  6.  # 7

    Isto é mesmo revoltante. Será que não se pode fazer nada? Vi algumas noticias que algumas câmaras iam exigir ao governo a revisão deste decreto lei.

    Callinas, o processo que tinha não era de empresa? Se era de empresa vai ter a tal "renda"
  7.  # 8

    O que eu aínda não percebi é se, no caso de entradas já existentes em terrenos, garagens, etc., de proprietários particulares, o pagamento também é devido. Na minha interpretação, é devido. O artigo 4º, alínea g), número iii):

    "Pelo estabelecimento de acessos à estrada, quando estejam em causa prédios rústicos e edifícios de habitação - 200.00€"
    Em anexo segue o DR.

    E aqui é que eu acho que isto vai levantar mais problemas. São centenas de milhar de habitações e terrenos, por essas Estradas Nacionais todas. Cada um vai pagar 200.00€ de ânimo leve?
  8.  # 9

    Sim, pela lei, era suposto pagarem, pelo que eu entendo, os 500€ de instrução de processo, mais 200€, sendo que estes 200€ são uma única vez, mas empresas é anual...imaginem dois armazens com 1000 m2 cada um :(
    Também não entendo como ainda ninguem deu a devida atenção a este assunto.
    Mas, pelo que estou a perceber, acho que nenhum particular deve ter sido notificado
  9.  # 10

    Devem estar a fazer as coisas calma e suavemente para não levantar muitas ondas.

    Isto se fosse "à bruta" dava asneira, tem de ser devagarinho para não doer..
  10.  # 11

    Bom, lá saiu mais uma notícia sobre o assunto.

    http://www.jn.pt/nacional/interior/rampas-de-garagem-pagam-taxa-em-estradas-nacionais-5512769.html

    Tenho a remota esperança que isto seja revisto, mas as expectativas são mesmo baixas.
  11.  # 12

    Câmara vai solicitar ao Governo a suspensão da portaria que visa a regularização dos acessos junto às estradas nacionais
    http://www.cm-seia.pt/index.php/noticias/item/1399-camara-vai-solicitar-ao-governo-a-suspensao-da-portaria-que-visa-a-regularizacao-dos-acessos-junto-as-estradas-nacionais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DVilar
  12.  # 13

    Bem...pelas informações que consegui, a lei vai ser alterada brevemente, sobretudo devido a alguma pressão politica que já tem vindo a ser feita.
    Pela lei há o prazo de um ano para legalizar esta situação, a contar do momento em que foram publicados os editais, portanto, vamos aguardar até avançar com alguma coisa, pois entretanto alguma coisa deve mudar
    • DVilar
    • 24 novembro 2016 editado

     # 14

    Saiu hoje no JN uma notícia sobre o assunto, mas não vem na edição on-line:

    "Governo admite rever taxa."

    https://www.idealista.pt/news/financas/fiscalidade/2016/11/24/32140-governo-estuda-revisao-do-valor-das-taxas-cobradas-pelos-acessos-a-empresas-e-casas
  13.  # 15

    "Governo reavalia taxas de acesso a estradas nacionais"

    http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/governo-reavalia-taxas-de-acesso-a-estradas-nacionais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DVilar
 
0.0175 seg. NEW