Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    Adquiri um terreno e tenho já o crédito e licenças de construção aprovadas. Só estou à espera que o banco liberte dinheiro, para que o construtor inicie a obra.
    Entretanto, ao analisarmos (eu e a minha esposa) o projecto, pensamos em alterar umas coisas: retirar 1 pequeno escritório e com isto aumentar a sala de estar e jantar. E também mudamos de sitio a cozinha.

    Se eu não colocar um projecto de alterações na câmara, e não informar o banco, que problemas poderei ter? É que me pedem mais 4.500€ para colocar um projecto de alterações!!!

    Como são feitas as vistorias da câmara(se é que ainda o fazem)?

    E como são feitas as vistorias do banco? Vão analisar o nº de quartos e a área construída?

    Agradeço alguma informação.
  2.  # 2

    Colocado por: ManeCostaSó estou à espera que o banco liberte dinheiro, para que o construtor inicie a obra.

    Já está a começar mal. Não devia pagar adiantado.

    Colocado por: ManeCostaÉ que me pedem mais 4.500€ para colocar um projecto de alterações!!!

    É um roubo.

    Colocado por: ManeCostaComo são feitas as vistorias da câmara(se é que ainda o fazem)?

    E como são feitas as vistorias do banco? Vão analisar o nº de quartos e a área construída?

    Esqueça isso, Existem dois técnicos que devem garantir que a obra é executada de acordo com o projecto aprovado, o director de obra e o director de fiscalização, se você não cumpre o projecto depois esses técnicos não lhe passam a declaração necesária para você obter a autorização de utilização.
    Se o arquitecto quer 4500€ por um projecto de alterações, peça-lhe uma proposta por escrito, depois faça queixa na ordem dos arquitectos e depois procure outro arquitecto.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ManeCosta
    • VXMC
    • 15 novembro 2016

     # 3

    Colocado por: Picareta

    peça-lhe uma proposta por escrito, depois faça queixa na ordem dos arquitectos e depois procure outro arquitecto.


    Caramba, a menina Picareta não brinca, já não me neto mais consigo ;)

    Agora fora de brincadeira, tive uma situação parecida em que me queriam cobrar cerca de 500eur de taxas para colocar o projecto de alterações na câmara mais o trabalho.
    Por sorte, fui diretamente a câmara municipal e informaram me que eram +- 40eur.
  3.  # 4

    Colocado por: VXMCPor sorte, fui diretamente a câmara municipal e informaram me que eram +- 40eur.

    Isso são taxas, mas acho que estávamos a falar de honorários.
    Então no seu caso quem fez o projecto de alterações?
    • VXMC
    • 15 novembro 2016 editado

     # 5

    No meu caso é complicado pois fui a um gabinete que achava que era arq mas não, contrata arq em condições precárias só para assinar de cruz. É uma mafia jeitosa. E fui sempre muito mal acompanhado desde inicio.
  4.  # 6

    Ou seja, é preferível deixar o projecto como está (porque até não desgostamos), do que correr riscos.

    O Banco pode recusar a libertação das tranches , visto que o projecto que aprovou não é o que está a ser construído?

    E qual a pior situação que pode acontecer? Ter que colocar um projeto de alterações na câmara, certo?
  5.  # 7

    Colocado por: ManeCostaO Banco pode recusar a libertação das tranches , visto que o projecto que aprovou não é o que está a ser construído?

    Se forem alterações interiores os bancos não levantam problema nenhum, visto que isso é completamente legal ... desde que no final da obra se apresentem as telas finais (projecto de alterações)

    Colocado por: ManeCostaE qual a pior situação que pode acontecer? Ter que colocar um projeto de alterações na câmara, certo?

    Certo .... mas isso custa 5 tostões.
  6.  # 8

    Colocado por: ManeCostaalterar umas coisas: retirar 1 pequeno escritório e com isto aumentar a sala de estar e jantar. E também mudamos de sitio a cozinha.

    Ou seja, projeto de alterações de arquitetura, águas, esgotos e acessibilidades no mínimo.
    É capaz de custar um pouco mais que 5 tostões
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ManeCosta
  7.  # 9

    Colocado por: zedasilvaÉ capaz de custar um pouco mais que 5 tostões

    Talvez .... mas mesmo assim fica mais perto dos 5 tostões do que dos 4500€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ManeCosta
  8.  # 10

    Sim, para o projeto de alterações custar 4500€, nem imagino o preço do projeto inicial
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ManeCosta
  9.  # 11

    Colocado por: zedasilvaSim, para o projeto de alterações custar 4500€, nem imagino o preço do projeto inicial

    Deve ter custado menos do que isso !!!
    Chicos espertos.

    Mas é uma boa questão: ManeCosta, quanto custou o projecto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ManeCosta
  10.  # 12

    O projeto inical, custou-me 4.500€ por isso é que estou a achar estranho pedirem-me de novo este valor.

    Para as alterações para obra, os honorários são de 850 euros e que contemplam o projecto de arquitectura para obra, o projecto de aguas e esgotos o o projecto de estruturas.
  11.  # 13

    Colocado por: ManeCostaÉ que me pedem mais 4.500€ para colocar um projecto de alterações!!!


    Colocado por: ManeCostaPara as alterações para obra, os honorários são de 850 euros

    mau manel !!!
  12.  # 14

    Colocado por: ManeCostaPara as alterações para obra, os honorários são de 850 euros e que contemplam o projecto de arquitectura para obra, o projecto de aguas e esgotos o o projecto de estruturas.

    Fica a faltar projeto de acessibilidades, termos de responsabilidade, memórias descritivas um requerimento e um CD
    3650€ só para isto?
    Faço por 2800!
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ManeCosta
  13.  # 15

    Colocado por: ManeCostaPara as alterações para obra, os honorários são de 850 euros e que contemplam o projecto de arquitectura para obra, o projecto de aguas e esgotos o o projecto de estruturas.


    Mas afinal se quer fazer alterações, e se já tem valor para as alterações de obra no valor de 850€.. porque falou em mais 4500€!!?
    Peça as alterações que quer durante a obra de modo a que fiquem contempladas nesses 850€.

    Não entendo isto, ou explicou-se mal....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ManeCosta
  14.  # 16

    O que o arquitecto me disse foi:

    "Caso queiram projecto de alterações para entregar na câmara, o orçamento é de 4.500 euros.

    As alterações para obra, os honorários são de 850 euros e que contemplam o projecto de arquitectura para obra, o projecto de aguas e esgotos o o projecto de estruturas.
    "

    Ou seja, se me fizer os projectos para implementação em obra, são os 850€. Se quiser colocar o projecto de alterações na câmara (para que tudo fique correto), tenho que pagar mais 4.500€.

    Este é o meu entendimento.
  15.  # 17

    Ou seja o arquiteto leva 850€ para fazer os projetos de alteração para a obra.
    No final a obra não corresponde ao que está licenciado, o DT e o DF não assinam o termo e você vai ter que pagar os restantes 3.650€ para não ficar com o menino nos braços.
    Grande jogada!
    Se o DT e o DF forem profissionais competentes, logo que detetem que a obra não corresponde ao licenciado, serão os primeiros a suspender os trabalhos enquanto isso não for corrigido.
    Se forem daqueles ... a obra continua e no final quem se lixa é o mexilhão.
    São estas merd...as que me revoltam, eu sou técnico, o DO não percebe nada disto, troca a chala-lo!
  16.  # 18

    Colocado por: zedasilvaSe o DT e o DF forem profissionais competentes, logo que detetem que a obra não corresponde ao licenciado, serão os primeiros a suspender os trabalhos enquanto isso não for corrigido.

    Zé, são alterações interiores !! podem ser feitas, mas no final tem que ser entregues as telas finais.
  17.  # 19

    Colocado por: ManeCostaOu seja, se me fizer os projectos para implementação em obra, são os 850€. Se quiser colocar o projecto de alterações na câmara (para que tudo fique correto), tenho que pagar mais 4.500€.

    Acho que não deve ter percebido bem, mas se for mesmo isso, de-lhe umas valentes serrafadas no lombo !!
  18.  # 20

    Colocado por: ManeCostaOu seja, se me fizer os projectos para implementação em obra, são os 850€.

    Mas isso não existe, chega o que tem para o licenciamento...

    No decorrer da obra, é só entregar os projectos alterados, comunica e já está, especialemnte se forem somente de alterações interiores.
    Se o homem quer cobrar 850 pelas Telas finais... ... acho um roubo, pois não havendo alterações, são simples copia/ impressão dos desenhos existertnes....


    Chulice no seu melhor estado!!!! ou entendeu mal...

    Um projecto de alterações não tem necessariamente de entregar todos os projectos de especialidades.... pode até nem ter de entregar nada além de arquitectura.
 
0.0233 seg. NEW