Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Tenho um apartamento em Albufeira e tenho recebido sempre duas notas de imposição : um para mim, e outro para minha esposa.
    Tenho lido varios forums e sites e li que isto seria normal, e que o valor do IMI é dividido pelos dois conjugues, mas no meu caso, tenho pago (e hà jà uns largos anos !) duas vezes o valor total do IMI. Ou seja, no meu caso não tenho pago 0.35% de IMI, mas sim, 0.7%
    Serà normal ou haverà um erro das finanças ? Se houver erro, como recorrer ?!
    Obrigado pela vossa atenção
    Rui
    • size
    • 16 novembro 2016

     # 2

    Tudo indica que o imóvel estará registado no regime de compropriedade de 2 titulares (1/2 para cada um) e não no regime de propriedade de um casal no regime de comunhão geral de bens. Penso eu..
    Concordam com este comentário: ruifilipe75
  2.  # 3

    Se for o caso, penso ser um erro.
    Como corrigir isso ?
  3.  # 4

    Mas mesmo assim, o IMI deveria ser dividido "a meias" e não deveriamos pagar 2 vezes o valor total do IMI, certo ?
  4.  # 5

    Colocado por: ruifilipe75Como corrigir isso ?

    Nas finanças !!
    • size
    • 16 novembro 2016 editado

     # 6

    .
    • size
    • 16 novembro 2016 editado

     # 7

    Colocado por: ruifilipe75
    Tenho lido varios forums e sites e li que isto seria normal, e que o valor do IMI é dividido pelos dois conjugues, mas no meu caso, tenho pago (e hà jà uns largos anos !) duas vezes o valor total do IMI. Ou seja, no meu caso não tenho pago 0.35% de IMI, mas sim, 0.7%


    Porque diz que tem pago 0,7% ? É pela soma das 2 notificações com a taxa de 0,35% ?

    Se o imovél estiver registado no regime de compropriedade, o Valor Patrimonial é dividido 1/2 para cada um dos titulares e é sobre essa metade do património que incide a taxa de 0,35 do IMI, não existindo nenhuma duplicaçao do imposto.
    Pode comparar o valor patrimonial que consta na caderneta predial com o valor patrimonial que consta em cada uma das notificações do IMI que recebeu. De certo que o valor patrimonial estará divido.
  5.  # 8

    A diferença entre os 0,35 e os 0,7% é pelo facto de a casa não ter sido avaliada. Peça de imediato a avaliação ás Finanças para no próximo ano pagar menos.
    • size
    • 16 novembro 2016

     # 9

    Colocado por: CarvaiA diferença entre os 0,35 e os 0,7% é pelo facto de a casa não ter sido avaliada. Peça de imediato a avaliação ás Finanças para no próximo ano pagar menos.


    Não será isso.

    De facto, a taxa de IMI do municipio de Albufeira é de 0,35% e ruifilipe75 estará a fazer a soma das 2 notificações que recebeu.
  6.  # 10

    Boa tarde
    Acabo de falar com as Finanças de Albufeira e confirmam o que vocês me têm dito, so que não estava muito claro nem no site das Finanças, nem na Nota de Liquidação do IMI.
    De facto, o valor patrimonial real do apartamento é o dobro do que vem especificado nas notas de liquidação, dai a minha dùvida... Como aparecia duas vezes o mesmo valor, eu até pensava que o valor patrimonial era o que vinha neas ditas notas.
    Sendo assim està tudo clarificado.
    Obrigado a todos pela ajuda.
    Cumprimentos,
    •  
      skypt
    • 21 novembro 2016

     # 11

    Sugiro passar por :
    http://www.paguemenosimi.pt
    ;-)
 
0.0149 seg. NEW