Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Comprei um comutador de acordo com a imagem em anexo e basicamente queria fazer as ligações para ligar e deslligar a ellectricidade para uma máquina de lavar e outro para a maquina de lavar loiça. Tenho 3 cabos pretos,em anexo na imagem,mas não sei como conectar...
    Alguém me pode ajudar?

    Obrigado
      1479672550722-2067652712.jpg
  2.  # 2

    Aqui segue a imagem do comutador
      1479672647776256010491.jpg
  3.  # 3

    Para que quer um comutador para esses equipamentos?
    Associar um interruptor à tomada pode ser uma opção.
  4.  # 4

    e ainda para mais esses comutadores estao preparados para 10 A e as tomadas e respectivos fios estão preparados para 16 A no quadro, logo se houver uma sobrecarga antes de chegar aos 16A que é a protecçao das tomadas, com um pouco de sorte já esse comutador está a derreter por só aguentar 10 A ( poderá ter sorte e nunca acontecer isto ) e ainda por cima a alimentar uma maquina lavar roupa e outra de lavar loiça com uma fase repartida pelas duas e so a ligar naquelas patilhas pequeninas do comutador
  5.  # 5

    Colocado por: André Vidale ainda para mais esses comutadores estao preparados para 10 A
    aquele comutador aguenta 20A.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: André Vidal
  6.  # 6

    Honestamente nunca percebi a utilidade desses comutadores que permitem escolher entre a máquina de roupa e a máquina de louça.

    E se me apetecer ter ambas a trabalhar em simultâneo, qual é o problema?!?

    Curiosamente, sempre que vi disso foi na área da Grande Lisboa. Alguma razão para tal?
  7.  # 7

    Comutador de máquinas ou vulgarmente conhecido por LOR serve para evitar sobrecargas nos circuitos.

    Liga a fase (o fio que faz ligar o busca polos) em 2 e os restantes fios nos contactos opostos.
  8.  # 8

    Ou seja a instalaçao electrica não estava preparada para grandes consumos simultaneos. Assim sendo garante a partida que o circuito da cozinha so tem um "grande consumidor" de cada vez. Muitos apartamentos destes ainda vinham com tanque de lavar a roupa a mão e a loiça então nem se pensava noutra maneira de a lavar...
  9.  # 9

    desculpem mas o que é isto?

    Usar comutadores duplos pra usar em maquinas que teem bastante consumo? ??? :0

    pensei já ter visto de tudo mas afinal enganei-me
  10.  # 10

    Colocado por: Icarvalhodesculpem mas o que é isto?

    Usar comutadores duplos pra usar em maquinas que teem bastante consumo? ??? :0

    pensei já ter visto de tudo mas afinal enganei-me
    e um comutador específico para o caso, cse nao conhece pelo menos nao lance confusao.
  11.  # 11

    Colocado por: jorgealvese um comutador específico para o caso, cse nao conhece pelo menos nao lance confusao.


    desculpe mas os equipamentos nao têm interruptor?
  12.  # 12

    Lcarvalho, é um interruptor que mete corrente numa máquina ou na outra. Não permite que as duas trabalhem ao mesmo tempo.
    Concordam com este comentário: A. Madeira
  13.  # 13

    Colocado por: Icarvalhodesculpem mas o que é isto?

    Usar comutadores duplos pra usar em maquinas que teem bastante consumo? ??? :0

    pensei já ter visto de tudo mas afinal enganei-me

    Somos da geração dos deslastradores.
  14.  # 14

    TozePalma, pela 1 imagem parece-me que temos 3 fases, parece-me estranho.
    na 2 imagem parece que temos um comutador duplo.

    tudo muito estranho... mas sou apenas um amador nisto. :S
  15.  # 15

    Colocado por: Icarvalhodesculpem mas o que é isto?

    Usar comutadores duplos pra usar em maquinas que teem bastante consumo? ??? :0

    pensei já ter visto de tudo mas afinal enganei-me




    Colocado por: ClioIIHonestamente nunca percebi a utilidade desses comutadores que permitem escolher entre a máquina de roupa e a máquina de louça.

    E se me apetecer ter ambas a trabalhar em simultâneo, qual é o problema?!?

    Curiosamente, sempre que vi disso foi na área da Grande Lisboa. Alguma razão para tal?



    É comum nalgumas zonas. É estúpido, mas é comum. Cheguei a ver disto em prédios novos, e a verdade é que estes comutadores se fabricam (aquilo, se não estou em erro, parece-me Legrand Suno e este comutador de máquinas existe em catálogo). Mas a sério que nunca percebi a utilidade disto, muito menos em instalações novas. Se alguém me explicar eu fico agradecido, a sério.
  16.  # 16

    Colocado por: ClioIIr v



    tambem eu!!
  17.  # 17

    Colocado por: ClioII






    É comum nalgumas zonas. É estúpido, mas é comum. Cheguei a ver disto em prédios novos, e a verdade é que estes comutadores se fabricam (aquilo, se não estou em erro, parece-me Legrand Suno e este comutador de máquinas existe em catálogo). Mas a sério que nunca percebi a utilidade disto, muito menos em instalações novas. Se alguém me explicar eu fico agradecido, a sério.


    A utilidade é de impedir que as pessoas liguem ambas as máquinas ao mesmo tempo quando não devem, se tiver uma potência contratada alta tudo bem, mas em casas onde não é o caso e tentar ligar ambas vai disparar o quadro logo, na minha casa por exemplo tenho um porque tenho 3,45kVA de potência ambas as máquinas ligadas superavam isso facilmente portanto tenho um interruptor para garantir que ninguém faz isso por acidente.

    Em alguns casos pode haver fios de 2,5 para as máquinas que se forem ligadas uma de cada vez não faz mal mas se tentar ligar ambas pode chegar acima de 20 Amperes que é a corrente máxima que os fios de 2,5 suportam e aí dava problema portanto tem sempre de ter um interruptor qualquer ou ver com o electricista se a instalação (potência, fiação etc) suportam ter ambas ligadas.

    Mas realmente parece que a Legrand descontinuou estes interruptores, até não desgostava
  18.  # 18

  19.  # 19

    Até a Suno já está descontinuada.
  20.  # 20

    Colocado por: jserra12

    A utilidade é de impedir que as pessoas liguem ambas as máquinas ao mesmo tempo quando não devem, se tiver uma potência contratada alta tudo bem, mas em casas onde não é o caso e tentar ligar ambas vai disparar o quadro logo, na minha casa por exemplo tenho um porque tenho 3,45kVA de potência ambas as máquinas ligadas superavam isso facilmente portanto tenho um interruptor para garantir que ninguém faz isso por acidente.

    Em alguns casos pode haver fios de 2,5 para as máquinas que se forem ligadas uma de cada vez não faz mal mas se tentar ligar ambas pode chegar acima de 20 Amperes que é a corrente máxima que os fios de 2,5 suportam e aí dava problema portanto tem sempre de ter um interruptor qualquer ou ver com o electricista se a instalação (potência, fiação etc) suportam ter ambas ligadas.

    Mas realmente parece que a Legrand descontinuou estes interruptores, até não desgostava



    Se a potência contratada for baixa cabe a cada um gerir se liga máquinas em simultâneo ou não.

    Esse comutador impede que se ligue a MLR e MLL em simultâneo, mas claro que não vai impedir o disparo do quadro se tiver um ou dois aquecedores elétricos ligados em casa. A gestão tem mesmo de ser feita pelo utilizador.

    Por outro lado, o utilizador fica impedido de usar as máquinas em simultâneo MESMO que tenha contratado potência suficiente para tal.

    Para mim é um total contrassenso.
 
0.0231 seg. NEW