Iniciar sessão ou registar-se
    • pmqa
    • 24 novembro 2016

     # 1

    Bom dia,

    Esta lareira nunca funcionou bem, sempre que se faz lume ela acaba por deixar sair o fumo, que começa a sair pela parte de cima da lareira. Não só quando está a começar a arder mas sempre.

    Venho pedir-vos por favor que me dêm umas dicas sobre o porque é que isto acontece e o que se pode fazer. Para que este ano, passados 10 anos, possamos ter uma lareira que funcione no natal. :)

    Lareira

    Lareira

    Tubo inox

    Tubo da Lareira

    Chaminé

    Chaminé

    Obrigado!
      lareira1.jpg
  1.  # 2

    Esse tubo na chaminé não é o suficiente para o fumo passar. Não devia ter nenhum tubo, deveria ter a largura total da chaminé.

    De qualquer maneira, deve ter a noção que uma lareira aberta não é minimamente eficiente e até se pode considerar que arrefece mais do que aquece. Não se esqueça que para haver combustão, tem de haver oxigénio e este virá obrigatoriamente do exterior.

    Considere adquirir um recuperador, se realmente pretende usufruir da lareira.
    Concordam com este comentário: fsilva106, Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmqa
    • pmqa
    • 24 novembro 2016

     # 3

    Obrigado pela resposta, DVilar.

    Estive a ler em http://www.sitiodaslareiras.com/lareiras_componentes.htm que "Uma conduta com o diâmetro de 200 mm geralmente é o suficiente para recuperadores ou lareiras abertas."

    Ou seja, será que o recuperador resolve o problema? O meu medo é que o recuperador sofra do mesmo problema de fumo e não funcione como deve ser.
  2.  # 4

    Colocado por: pmqaOu seja, será que o recuperador resolve o problema?

    em principio sim, para alem de lhe dar muito mais rendimento, ou seja, vai aquecer mais com menos lenha
  3.  # 5

    Atendendo à altura da chaminé, não creio que vá ter problemas. Mas lá está, não sou um especialista, por isso não tome as minhas considerações como sagradas..
  4.  # 6

    A chaminé está mais alta que o ponto mais alto do telhado? Pelo ângulo da fotografia não dá para perceber, mas para ter uma boa tiragem a chaminé tem que ser mais alta que o cume do telhado.
 
0.0138 seg. NEW