Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Estou neste momento na fase de desenho do projecto da minha moradia, e surgiu agora a questão sobre o tipo de aquecimento que vamos instalar.
    Bem sei que existem muitos tópicos acerca desde tema, no entanto não consegui tirar muitas conclusões, até porque cada tópico está normalmente virado para um caso específico. Assim, vou tentar colocar o meu caso específico e dizer as minhas preferências de modo a pode chegar a uma conclusão, além de poder ajudar mais pessoas com as mesmas dúvidas.

    A moradia situa-se no concelho de Cascais, a cerca de 2Km do mar. Tem um piso de cave apenas com garagem e área técnica. Um piso 0 com área social e o piso 1 com área de quartos. Entre piso 0 e piso 1 (onde se pretende aquecer) são cerca de 240 m2 de área bruta.

    A moradia terá uma arquitectura moderna e bons isolamentos. Está praticamente toda virada a sul, sendo que supostamente apanhará muito sol em todas as divisões.

    Não pretendemos instalar ar condicionado, apesar de sabermos que é provavelmente a solução mais eficaz e em conta, temos isso na nossa casa actual e não gostamos, além de que temos um miúdo com alergias respiratórias e não é aconselhável.

    A primeira ideia era ter apenas um recuperador de calor na sala, mas começámos a pensar que isso provavelmente não seria suficiente, até porque temos gente em casa que sofre muito com o frio :).

    Assim, só me lembro de duas hipóteses que é aquecimento central com Anonimo18072022A Hidráulico ou com radiadores. Destas duas hipóteses inclino-me mais par ao piso radiante, uma vez que penso que os radiadores não são normalmente muito estéticos.

    Não sei se têm outra sugestão...

    Depois para alimentar este piso radiante ou os radiadores é que tenho mais dúvidas... Caldeira a Pellets, a lenha, a gaz? Painéis solares?

    Também ainda não pensei em soluções de aquecimento de águas, pelo que poderia ser uma solução integradas.

    Se fosse para vocês, tendo em atenção a questão económica em termos de investimento inicial e de consumo mensal e o conforto, para uma solução desenhada de raiz agora com as soluções actuais, qual seria a vossa escolha?

    Muito obrigado pelas vossas opiniões.
    pt_curious
    • eu
    • 26 novembro 2016

     # 2

    Sem qualquer sombra de dúvidas que o aquecimento por piso radiante é o mais confortável e saudável.

    No seu caso, eu escolheria piso radiante hidráulico alimentado por bomba de calor. O investimento inicial é elevado, mas não tem que carregar nem lenha nem pellets, nem cinza.

    Para as águas sanitárias, um sistema de painéis solares de tubos de vácuo de circulação forçada é o ideal.

    Vão tentar vender-lhe a ideia de usar painéis solares para apoio ao aquecimento do PRH. Obrigue os vendedores dessa ideia a provar-lhe que essa opção é economicamente viável, ou seja, que consegue realmente amortizar esse investimento extra. (na minha opinião, não consegue).
    Concordam com este comentário: RGVM
  2.  # 3

    No seu caso optava por PRH com bomba de calor e preparado também para arrefecimento, a mesma bomba de caloe pode fazer o apoio aos painéis solares dedde que sejam circulação forcada. Dentro destes os melhores são em drainback.
  3.  # 4

    Colocado por: pt_curiousalém de que temos um miúdo com alergias respiratórias e não é aconselhável.

    Com os AC modernos, isso deixou de ser um problema.

    Colocado por: pt_curiousDestas duas hipóteses inclino-me mais par ao piso radiante, uma vez que penso que os radiadores não são normalmente muito estéticos.

    Sem duvida. Na minha opinião o PRH também é o melhor sistema se o dinheiro não for problema.

    Colocado por: pt_curiousA primeira ideia era ter apenas um recuperador de calor na sala, mas começámos a pensar que isso provavelmente não seria suficiente, até porque temos gente em casa que sofre muito com o frio :).

    Eu tenho recuperador numa sala com 52m2, todos os dias o acendo e ponho com facilidade a sala com 24•C. Grandes inconvenientes - sujidade e logística da lenha.
  4.  # 5

    Colocado por: euSem qualquer sombra de dúvidas que o aquecimento por piso radiante é o mais confortável e saudável.

    No seu caso, eu escolheria piso radiante hidráulico alimentado por bomba de calor. O investimento inicial é elevado, mas não tem que carregar nem lenha nem pellets, nem cinza.

    Para as águas sanitárias, um sistema de painéis solares de tubos de vácuo de circulação forçada é o ideal.

    Vão tentar vender-lhe a ideia de usar painéis solares para apoio ao aquecimento do PRH. Obrigue os vendedores dessa ideia a provar-lhe que essa opção é economicamente viável, ou seja, que consegue realmente amortizar esse investimento extra. (na minha opinião, não consegue).


    Colocado por: jorgealves
    No seu caso optava por PRH com bomba de calor e preparado também para arrefecimento, a mesma bomba de caloe pode fazer o apoio aos painéis solares dedde que sejam circulação forcada. Dentro destes os melhores são em drainback.


    Muito obrigado pelos vossos conselhos!

    A bomba de calor é mais cara como investimento inicial do que uma caldeira a Pellets ou a lenha? Já agora com a caldeira a Pellets ou lenha, poderia tê-las a fazer o efeito de uma lareira na sala, ou seria preferível ter isso escondido numa sala técnica? De certa forma gosto do ambiente que a lareira proporciona na sala, se bem que o trabalho que dá, não gosto muito...

    Têm uma estimativa do investimento necessário para a solução proposta por vós?
  5.  # 6

    Colocado por: 21papaleguas
    Sem duvida. Na minha opinião o PRH também é o melhor sistema se o dinheiro não for problema.


    Muito obrigado pelo comentário.

    Existe grande diferença de preço entre os radiadores e o PRH? Tem uma estimativa para me dar?
  6.  # 7

    Colocado por: pt_curiousA bomba de calor é mais cara como investimento inicial do que uma caldeira a Pellets
    se comparar equipamentos da mesma qualidade a bomba de calor fica mais em conta e permite fazer arrefecimento.
  7.  # 8

    Colocado por: pt_curiousa caldeira a Pellets ou lenha, poderia tê-las a fazer o efeito de uma lareira na sala, ou seria preferível ter isso escondido numa sala técnica?
    caldeira é na sala tecnica

    Colocado por: pt_curiousExiste grande diferença de preço entre os radiadores e o PRH?

    não sei, existe muita diferença entre uma pensão e um hotel de 6 estrelas?
  8.  # 9

    Colocado por: pt_curious
    Existe grande diferença de preço entre os radiadores e o PRH? Tem uma estimativa para me dar?

    Este seria o equipamento que instalaria na minha casa pelas pesquisas que fiz antes de construir. Exactamente como está a fazer o/a pt_corious.
    Não o fiz pelo custo inicial que iria ter de fazer, optei por AC e recuperador na sala.
    Essa dúvida pode tirá-la com o jorgelaves. Ele é a pessoas certa para lhe responder.
    Se pesquisar os tópicos em que ele participa, vai tirar essas e outras dúvidas sobre climatização de habitações.
  9.  # 10

    @jorgealves, consegue fazer-me uma estimativa muito por alto de quanto custaria a solução de bomba de calor mais PRH que aconselharia para o meu caso?
    E já agora também uma estimativa por alto do custo da solução de aquecimento de águas que aconselhou.

    As soluções recomendadas parecem-me excelentes e sinto-me tentado, no entanto temo que o custo seja demasiado elevado e por isso gostaria de ter uma noção aproximada e saber se posso explorar melhor esta solução ou se devo procurar alternativas mais em conta.

    Já agora o senhor Jorge Alves trabalha aqui na zona de Lisboa/Cascais?

    Muito obrigado.
    • eu
    • 28 novembro 2016

     # 11

    Colocado por: pt_curiousno entanto temo que o custo seja demasiado elevado

    PRH + bomba de calor é de facto um custo inicial muito elevado. Mas tem que perceber que é um investimento a longo prazo e esse custo será diluído ao longo dos anos. E o conforto do PRH é algo de maravilhoso.
  10.  # 12

    Colocado por: pt_curious@jorgealves, consegue fazer-me uma estimativa muito por alto de quanto custaria a solução de bomba de calor mais PRH que aconselharia para o meu caso?
    E já agora também uma estimativa por alto do custo da solução de aquecimento de águas que aconselhou.

    preciso que me indique a area util do imovél,

    Colocado por: pt_curioustrabalha aqui na zona de Lisboa/Cascais?
    trabalho em todo o pais sem excepção, por acaso hoje até estou a fazer um trabalho no centro de Cascais.
  11.  # 13

    Colocado por: jorgealvestrabalho em todo o pais sem excepção,


    Madeira e Açores também? :)
  12.  # 14

    Se a moradia for realmente bem orientada a Sul e se for bem isolada (e as casas licenciadas agora têm que o ser), estude bem a necessidade de realmente ter um sistema de aquecimento na habitação toda - estudos recentes demonstram que casas muito bem isoladas conseguem ser aquecidas com uma simples salamandra a biomassa, apenas a ar, instalada na sala, bastando para isso ter as restantes portas abertas para dispersão do calor.

    Tenho algumas dúvidas que isto funcione em 240 m2, mesmo que repartidos em 2 pisos (num só piso diria logo que seria impossível), mas enquadre ao máximo o seu sistema de aquecimento dentro do que são as efectivas necessidades do seu projecto.

    Por outro lado, uma habitação em Cascais e bem orientada, tenho algumas dúvidas que não tenha pelo menos algumas necessidades de arrefecimento. Também convém estudar essa hipótese.
    Concordam com este comentário: mhpinto, ATTC
  13.  # 15

    Colocado por: SkinkxPor outro lado, uma habitação em Cascais e bem orientada, tenho algumas dúvidas que não tenha pelo menos algumas necessidades de arrefecimento.

    Uma das razões que me levou a decidir por AC.
  14.  # 16

    Colocado por: Skinkx - estudos recentes demonstram que casas muito bem isoladas conseguem ser aquecidas com uma simples salamandra a biomassa, apenas a ar, instalada na sala, bastando para isso ter as restantes portas abertas para dispersão do calor.

    .
    não será bem assim, a minha casa tem uma salamandra la no meio e dificilmente aquece alguma coisa para além da sala basta ter o pe direito um pouco maior ou as bandeiras nas portas assim pro grande e já n funciona
    Concordam com este comentário: eu, 21papaleguas
  15.  # 17

    Colocado por: Sergio Rodriguesnão será bem assim, a minha casa tem uma salamandra la no meio e dificilmente aquece alguma coisa para além da sala basta ter o pe direito um pouco maior ou as bandeiras nas portas assim pro grande e já n funciona


    "Casas muito bem isoladas" é a parte mais importante daquela frase e você não a viu? :-)

    Nos ensaios que foram levados a cabo, demonstraram que salamandras de 6 e 8 kW ao fim de pouco tempo provocavam um claro sobre-aquecimento, tendo sido estudada a hipótese de utilizar materiais de mudança de fase que pudessem absorver esse calor excessivo e depois devolvê-lo à habitação, por radiação, passadas algumas horas desse pico de sobre-aquecimento, controlando assim esse pico de calor e alongando no tempo a libertação de energia, de modo a favorecer o conforto no tempo.

    Era algo parecido com isto, mas com "forra" de material cerâmico a todo o perímetro do equipamento.
    http://www.youtube.com/watch?v=xs1nRCd_7mU
    Concordam com este comentário: ATTC
  16.  # 18

    Eu também noto isto que o Sergio Rodrigues diz.
    Tenho um recuperador na sala que aquece a sala de forma a andar de calções e t-shirt. Quando abro a porta do corredor, além de sentir o frio a entrar para a sala, não noto que o corredor fique mais quente, mas a sala baixa logo a tºC.
    Tenho quase a certeza que é a bandeira da porta que não deixa o calor passar para o corredor..
  17.  # 19

    Eu li a parte do bem isolado mas é como diz está sujeito a um sobre aquecimento, para isso mais valia fazer umas passagens de ar ao nível do tecto e chao
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  18.  # 20

    Colocado por: Sergio RodriguesEu li a parte do bem isolado mas é como diz está sujeito a um sobre aquecimento, para isso mais valia fazer umas passagens de ar ao nível do tecto e chao


    Uma das maneiras de controlar o sobre-aquecimento passava precisamente por abrir as portas e permitir que esse excesso de calor dissipasse para as restantes divisões. Além disso, havia alguns pormenores técnicos que ajudavam tanto a climatizar todo o espaço, como a controlar esse pico de calor...

    O conceito até tinha surgido numa casa passiva (lá está, "bem isolada") e onde havia um sistema de VMC com recuperação de calor, que ajudava sempre a dispersar esse calor por todos os compartimentos.

    Numa casa normal, de área generosa e dispersa, tenho algumas dúvidas que, mesmo sendo muito bem isolada, o calor chegue a todo o lado. Mas uma casa bem isolada, compacta, com a sala em posição central, acredito que isso possa eventualmente ser possível. Naturalmente são o será com casas de r/ch e 300 m2, mas ainda há pouco tempo tive um estudo na mão, uma moradia T3 com 125 m2, r/ch +1, com a sala/lareira em posição central, onde acredito ser perfeitamente possível conseguir isso, pelo menos durante a duração da combustão da lareira - obviamente que depois de se apagar a chama, não há mais calor para ninguém, mas podia ser uma solução interessante para projectos específicos, com algum interesse pelo baixo investimento.
    Concordam com este comentário: DAJP
 
0.0222 seg. NEW