Iniciar sessão ou registar-se
    • VJAM
    • 29 novembro 2016

     # 1

    Olá malta

    Eu e e minha esposa sempre tivemos um sonho: fazer uma casa à nossa medida. E a tarefa até nos parecia facilitada porque terreno já tinhamos.

    Como tem mais de 2000m2, os meus sogros adquiriram esse terreno para que mais do que um filho pudesse fazer lá casa. Infelizmente, o terreno está numa área Agricula Grau II e o PDM do concelho onde se insere define que a parcela de construção tem de ter pelo menos 1500m2!!! É por esta razão que muitas pessoas fogem para concelhos vizinhos e, se tivermos sucesso, seremos a primeira casa a ser construida naquela zona em 20 anos!

    Adiante. Nós já fizemos o levantamento topográfico e já temos projecto de arquitectura praticamente definido. A casa será estilo moderno, térrea, T3+1, com aproximadamente 170m2 de área útil e um orçamento que não poderá passar dos 180mil (definimos 160mil mas já sabemos que podem haver desvios...).

    Preciso agora da ajuda do forum nas burocracias que se seguem. Que papeladas e licenças precisamos de pedir para avançar com a aprovação do projecto na câmara e respectivo alvará de construção. E já agora, se alguém conhece construtores habituados a arquitectura moderna na zona da Figueria da Foz e Pombal que nos possam indicar.

    Abraço
    • VJAM
    • 29 novembro 2016

     # 2

    De referir ainda que costumo ser um leitor ocasional do fórum à muito tempo e que portanto será um prazer partilhar com todos a construção e desconstrução deste nosso projecto de vida ;)
  1.  # 3

    O seu arquitecto não trata dessa papelada toda?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ultrahipermega
  2.  # 4

    Colocado por: VJAMComo tem mais de 2000m2, os meus sogros adquiriram esse terreno para que mais do que um filho pudesse fazer lá casa. ( ...)

    Perguntas sacramentais: o terreno já está em nome dos filhos? Esses 1500m2 foram destacados, já têm destaque e cada filho já é dono do seu quinhão? Ou foram loteados e cada qual já tem o seu lote registado? Haverá mais a perguntar, esperemos pelos especialistas!
  3.  # 5

    O seu arquitecto não vos esclarece todos esses passos? Das fases de projecto, dos calendarios dos procedimetnos administrativos.. etc...

    PS: Se procurar aqui no forum existem topicos que esclarecem essas questões....bem como outras complementares.
  4.  # 6

    O meu arquitecto e o engenheiro trataram da burocracia toda , só tive de assinar os papeis , nem os pés pus na câmara municipal.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    • VJAM
    • 30 novembro 2016

     # 7

    A arquitecta tem ajudado em tudo mas gostava de estar mais por dentro das burocracias a tratar, será que ha um post dedicado a isso que eu não saiba aqui no fórum?

    Maria Rodrigues, o terreno ficou todo em nosso nome visto os outros irmãos não terem interesse em fazer casa e devido às especificações actuais do pdm. Contudo, tentaremos apenas ocupar metade do terreno na eventualidade de uma revisão do pdm que nos permita fazer outra habitação, quem sabe para os nossos próprios filhos?!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
    • VJAM
    • 9 dezembro 2016

     # 8

    enf.magalhaes

    O meu arquitecto e o engenheiro trataram da burocracia toda , só tive de assinar os papeis , nem os pés pus na câmara municipal.


    Vamos ter nova reunião com a arquitecta para a semana e vamos perguntar-lhe se realmente não nos precisamos envolver, seria um alivio. Já agora uma dúvida, é mesmo Enfermeiro? Abraço
  5.  # 9

    Sim sou enfermeiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VJAM
    • VJAM
    • 10 dezembro 2016

     # 10

    Boa, eu também, espero que a nossa situação se mantenha estável. Não gostava de me lançar numa aventura destas sem alguma estabilidade. Mas tem sido complicado tratar de tudo e conciliar com os horários
  6.  # 11

    Quantas vezes saio de noite e estou na cama quase a adormecer e o empreiteiro me telefone e lá levanto e vou à obra ... mas ver a evolução de semana a semana compensa ....
 
0.0149 seg. NEW