Iniciar sessão ou registar-se
    • 4happy
    • 8 dezembro 2016 editado

     # 1

    Viva, venho junto desta comunidade pedir opiniões, ideias criticas, para este projecto tão importante que pretendo iniciar o mais breve possível.
    Pequeno enquadramento , neste momento habito numa casa própria ( propriedade horizontal) herdada, na qual (infelizmente) tenho vindo a investir algum € nestes últimos 5 anos, altura em reconstruimos, remodelamos e equipamos com moveis para a podermos habitar. no entanto os anos passaram e a familia cresceu rapidamente, sendo nesta altura 2 adultos e 2 crianças viverem naquele espaço.
    Perante isso não resta outra solução se não procurar outro espaço, a solução mais fácil e barata seria adquirir um apartamento, mas sendo nós pessoas da aldeia, mas principalmente tendo 2 filhos pequenos, o factor avós tem muito peso, babysitters sempre disponíveis 24h, 7 dias por semana, ainda para mais a custo zero, além disso teríamos de deixar a nossa cadela com familiares.
    Neste momento encontro a tratar de um destaque de terreno, terreno do meu pai onde ele tem a casa, o terreno tem +\- 3600 mt ( uma parte urbana e outra rural) no entanto cumpre os requisitos para o destaque, apenas me vai limitar no tipo de construção a implementar.
    Pelo que li no forum, o que vou colocar a seguir é algo que não devia , nem tenho competência para o tal, mas é apenas um esboço daquilo que pretendemos, atendendo as características do local, as nossas necessidades e muito importante ao reaproveitamento de todo o mobiliário que dispomos, cozinha, dois quartos ambos com roupeiros, que podem ou não ficar encastrados, moveis da sala de jantar e estar... por isto e outras não referidas , aqui vai o nosso rascunho, apenas para referir que com esta disposição a frente teria perto de 18 metros e 23 de comprido.
    sei que depende muito do tipo de construção e acabamentos, mas para uma construção\acabamentos normais conseguiria concluir o projecto por €130.000,00 valor com iva (assumindo uma derrapagem de 15% face ao valor inicial)?
      projecto_casa_v2_jpeg.jpg
  1.  # 2

    A casa dos país fica sem acesso à rua?
  2.  # 3

    Não tem serventia do lado esquerdo da casa deles, conforme imagem anexo
      terreno.jpg
  3.  # 4

    o terreno parece me agradavel. ja pensou no tipi de construcao que deseja(moderna, tradicional,rustica...). nao se esqueca das beinhas de estacionamento.
    contrate um arquiteto, apresente lhe as suas ideias e vera que tera um projeto bastante agradavel
  4.  # 5

    No meu caso, financeiramente, ja vou passar dos 10k€ para projectos, taxas, impostos, etc. Também foi destaque.
    Se o 130k€ podem ser curtos para anexos e garagens, etc. Que área esta a pensar construir?
    • 4happy
    • 9 dezembro 2016 editado

     # 6

    sabendo que talvez me esteja a agarrar a um disparate, mas neste momento é a referência que tenho, de acordo com o esboço que desenhei, a area de construção é +/-190mt 2, dividos:
    Lavandaria: 16,4
    Arrumos: 15,6
    Cozinha:13,7
    despensa:2,5
    wc: 2,7
    sala de jantar/estar: 49
    escritorio : 8
    quarto: 13.5
    wc: 7
    quarto: 15,5
    quarto: 18
    wc: 5.2 closet: 6.2
    corredor: 17 (!?)

    Em relação ao tipo de construção, prefiro privilegiar o conforto, comodidade em vez da estética.
  5.  # 7

    Como estou numa fase idêntica, vou seguir com atenção este tópico.

    Eu sou um leigo , mas optava por não ter tantas divisões que lhe chamaria "secundárias", tipo arrumos, despensa e lavandaria, os arrumos ficarem inseridos na garagem e a despensa e lavandaria ficarem na mesma área.

    Mas como já foi referido, o melhor será falar com alguém mais indicado, um arquitecto.

    Boa sorte para esta nova fase!
    Concordam com este comentário: mhpinto
  6.  # 8

    Eu pedia uma coisa ao arquitecto... casa menos comprida e com menos corredores... fica com distancias mais próximas e as áreas exteriores ficam do mesmo tamanho, só noutra disposição.
  7.  # 9

    não sei se será possível encostar a sua casa à casa do vizinho. fora isso é tratar do destaque e entregar essas ideias a um arquitecto. não gosto do seu esboço, porque pessoalmente não gosto de casas em L.

    sendo a foto do goggle maps deduzo que o norte fique da parte de cima, ou seja, tem ai duas boas janelas na sala viradas a norte, que precisa de pensar melhor. a cozinha com o wc de serviço e a dispensa fica pequena dessa forma
  8.  # 10

    Colocado por: 4happysabendo que talvez me esteja a agarrar a um disparate, mas neste momento é a referência que tenho, de acordo com o esboço que desenhei, a area de construção é +/-190mt 2, dividos:
    Lavandaria: 16,4
    Arrumos: 15,6
    Cozinha:13,7
    despensa:2,5
    wc: 2,7
    sala de jantar/estar: 49
    escritorio : 8
    quarto: 13.5
    wc: 7
    quarto: 15,5
    quarto: 18
    wc: 5.2 closet: 6.2
    corredor: 17 (!?)

    Em relação ao tipo de construção, prefiro privilegiar o conforto, comodidade em vez da estética.



    Isso são 190 m2 liquidos, ou seja brutos=190,3*1,25=237,9 m2. Mesmo que faça isto por 800 euros/m2 já com iva dá 190300 euros. Se calhar está a ter mais olhos que barriga
    Concordam com este comentário: mhpinto
  9.  # 11

    Colocado por: jorgferrSe calhar está a ter mais olhos que barriga


    Ou então vai ter que partir o porquinho mealheiro...
  10.  # 12

    Colocado por: tozepalma

    Ou então vai ter que partir o porquinho mealheiro...

    Ou se calhar mais fácil e reduzir as áreas para cumprir os 130K com IVA. Tenho dúvidas que alguém precise duma sala com 49 m2 a não ser que faça dela restaurante, lol
    Concordam com este comentário: tozepalma, mhpinto
  11.  # 13

    A questão da disposição em L, era para tentar que as divisões principais ( senão todas)apanhassem Sol em pelo menos 2 períodos do dia, a foto do google foi tirada de manhã o sol nasce do lado rural, segue o seu curso no sentido do ponteiro dos relogios e teria o por do sol com vis para os quartos, como estou limitado pelo espaço e queria fugir da sombra das outras 2 casas.
    Penso que posso encostar porque tanto a parede dele como a minha não tem qualquer janela, e encostando a vista sempre seria melhor, senão tenho um "muro de cimento", com 10 metros por 3 altura, como barreira.
    A cozinha serviria apenas para confecção dos alimentos, a ideia seria a porta de ligação com a sala de jantar ser de correr, permitindo um panorama open space.

    mas agradeço as sujestões, e sim o projecto terá de ser elaborado por um técnico habilitado e competente, algo que eu não sou...
  12.  # 14

    É mais ou menos consensual que a melhor exposição solar para os quartos, não podendo ser a sul, é a nascente (abre os estores de manhã e entra-lhe o sol no quarto).
    Se tem restrições de orçamento, está claramente a desperdiçar área em divisões "secundárias" como sejam os arrumos e a lavandaria (total 32 m2!!!) e em áreas de circulação.
    Mas o melhor é deitar isso tudo fora e pensar naquilo que quer mesmo: número e tipo de divisões, disposição das divisões umas em relação às outras e em relação à exposição solar, área aproximada de cada divisão, etc, transmita isso a um arquiteto e deixe-o trabalhar.
    Com esse orçamento diga-lhe é que tem de caber tudo para aí em 170 m2. Se quer maior, uma sugestão que lhe deixo é que veja muito bem aquilo que poderá fazer mais tarde, com mais poupanças. Tudo o que são anexos, por exemplo: garagem ,arrumos e lavandaria. Certamente os seus pais o poderão ir desenrascando.
  13.  # 15

    Primeiro que tudo obrigado pelas críticas, agora por partes:
    Jorgferr não percebi o porque de multiplicar por 1,25

    A sala (assim como talvez tudo) pode estar desajustado, mas naquele rabisco que fiz penso que o problema está em grande parte no Hall de entrada, que considerei como sala, mas sim a sala será a divisão mais importante da casa, família grande e um grupo de amigos sempre disponível para convívios.

    Garagem não tenho é a lavandaria e arrumou seria só para camuflar a parede do vizinho, mas admito que possam estar um pouco grandes...
    O meu orçamento disponível é 150 K, quando falo em 130k é para ter margem, e não perder noites de sono com as derrapagens que possam acontecer
  14.  # 16

    Família grande e constantes convívios com amigos é capaz de ter uma cozinha pequena. Já a considerava pequena e pouco funcional antes.
    Na minha opinião a cozinha é o compartimento mais importante numa habitação familiar e tudo se desenrola à sua volta.
  15.  # 17

    Colocado por: 4happyPrimeiro que tudo obrigado pelas críticas, agora por partes:
    Jorgferr não percebi o porque de multiplicar por 1,25

    A sala (assim como talvez tudo) pode estar desajustado, mas naquele rabisco que fiz penso que o problema está em grande parte no Hall de entrada, que considerei como sala, mas sim a sala será a divisão mais importante da casa, família grande e um grupo de amigos sempre disponível para convívios.

    Garagem não tenho é a lavandaria e arrumou seria só para camuflar a parede do vizinho, mas admito que possam estar um pouco grandes...
    O meu orçamento disponível é 150 K, quando falo em 130k é para ter margem, e não perder noites de sono com as derrapagens que possam acontecer


    O 1,25 é para adicionar 25% de áreas para paredes e deste modo a ter uma estimava da área total.
 
0.0199 seg. NEW