Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    choveu-me no tecto da sala que tem pladur e lã de rocha a revestir o tecto. Ainda não conseguimos descobrir de onde vem a água, só sabemos que será do exterior porque aconteceu 2 vezes em que chuveu a potes...
    A grande suspeita será de uma caixa de ar-condicionado instalada no exterior que será devidamente isolada (não estava...). Ora se esse for o problema devo ou não substituir todo o tecto falso? O construtor (também responsável pelo ar-cond e tecto) diz que não, apenas isolar a origem. Mas tenho receio que a lã de rocha e o pladur apodreçam :(

    Obg
  2.  # 2

    Colocado por: DicasA grande suspeita será de uma caixa de ar-condicionado instalada no exterior que será devidamente isolada (não estava...).


    Não entendo bem o que quer dizer, mas se entrou água nessa caixa e acabou por verter para o tecto falso, se a isolar, verifique se depois não vai encher completamente e começar a descarregar pelas condutas que saem/entram nessa caixa.

    Não sei se esta chamada de atenção se pode ou não verificar, mas acho que deve também preocupar-se que a chuva não entre nessa caixa.
  3.  # 3

    A caixa está no exterior da casa no piso superior e permite a entrada de água. As tubagens que estão nessa caixa vão para as caixas de pré-instalação no interior para o andar de baixo também.
    Vedando essa caixa exterior devo ou não substituir o tecto e a lã de rocha?
  4.  # 4

    A lã de rocha tem as seguintes vantagens como produto:

    - É incombustível e tem estabilidade mecânica até à temperatura de 750ºC;
    - Não liberta gases tóxicos e não provoca alergias;
    - Excepcional nível de absorção acústica e excelente comportamento térmico;
    - Não retém água devido à sua estrutura não capilar;
    - Não altera com o passar dos anos;
    - Permite a passagem do ar;
    - Recupera sempre a espessura original após retirada a força deformadora.

    A 4ª característica desta lista penso que serve para o seu caso.
  5.  # 5

    Quanto ao Pladur veja a descrição e repare que é um bom regulador da humidade, pelo que penso que confirma a opinião do construtor:

    "O Que é Pladur®?

    Pladur® é uma marca registada do Grupo Uralita, líder no mercado da construção, com mais de 30 anos de experiência no mercado ibérico sob a qual se comercializam os Sistemas Construtivos Pladur®.

    Os diferentes materiais da gama de produtos Pladur® combinam-se entre si para construir as peças básicas para a alvenaria interior (cobertura de muros, tabiques ou falsos tectos) existindo um Sistema Pladur® indicado para cada situação ou uso.
    Os elementos que constituem os Sistemas Pladur® são:

    Placa(s) de gesso laminado Pladur®: São materiais para a construção formados por uma alma em base de gesso coberta em ambos os lados por camadas de celulose especial multi-folha. Apresentam-se em placas de diferentes medidas (a largura mais habitual é de 1,2 m e comprimentos variáveis entre 2,50 e 3,00 m), bem como diferentes espessuras (10, 13, 15, 19 e 25 mm), utilizando-se a mais adequada para

    a instalação desejada. É um material muito agradável ao tacto, quente, não inflamável, que pode ser cortado, aparafusado, furado, apresentando também um excelente comportamento perante o fogo, sendo bom isolante térmico e permite grandes isolamentos acústicos, além de ser um regulador natural da humidade.

    Perfis de aço galvanizado Pladur® (montantes, canais, perfis de tecto, etc.) constituem o vigamento da estrutura do Sistema Construtivo dando solidez e consistência ao conjunto de materiais. Os montantes são utilizados habitualmente nos sistemas de trasdosados e tabiques como elementos verticais cuja distância de instalação (modulação) vai de 40 a 60 cm e os horizontais são os denominados canais que se aparafusam directamente ao tecto e ao solo.

    Lã mineral que se incorpora no interior do Sistema (cobrindo toda a superfície entre os montantes) e reforça as prestações térmicas e acústicas.

    Outros elementos: para finalizar o Sistema Construtivo é preciso realizar o denominado tratamento de Juntas entre placas. Por meio de pasta de juntas aplicada em várias camadas com os seus correspondentes tempos de endurecimento, enchem-se as uniões entre placas para criar um paramento contínuo, liso e uniforme de grande qualidade final e preparado para receber qualquer tipo de decoração: pintura, azulejado, empapelado, etc.

    Os produtos e Sistemas Pladur® contam com os mais elevados níveis de qualidade testados mediante ensaios. De igual modo, a Pladur® cumpre todos os requisitos normativos e conta com diversos selos ou marcas que avalizam a qualidade e o cumprimento das exigências normativas e de segurança. Confie no líder, confie na marca Pladur®."
  6.  # 6

    Então o que decidiu?
 
0.0113 seg. NEW