Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    EStou a terminar o restauro da minha casa bicentenária. Decidi que os aros e respectivas portas seriam integralmente decapados, lixados e tratados para receberem um acabamento à base de ceras e óleos naturais. Esta decisão deveu-se, sobretudo, pela qualidade do acabamento, facilidade de restaurar qualquer pequeno dano acidental e, também, para reduzir a quantidade de químicos gasosos e sólidos no ambiente interior.

    Estas madeiras encontram-se em muito estado. ALgumas há no entanto que apresentam os vestígios de ataques xilófagos do passado. Por outro lado, o carpinteiro disse-me que as partes "mais saborosas" da madeira já tinham sido "comidas" e que as restantes não interessariam ao bicho.

    Tinha equacionado inicialmente aplicar previamente cuprinol ou xilophene para proteger a madeira. Esses produtos também não têm eficácia por mais de 10 anos.

    Nos Estados Unidos a utilização desses produtos é fortemente desaconselhada pelos efeitos nocivos para humanos e pets. Independentemente do que possam os fabricantes dizer, estes apenas se limitam a cumprir as regras de cada Estado onde actuam. Uns há mais "acordados" do que outros.

    Assim, gostaria de inquirir a vossa opinião sobre se será ajuizadamente aconselhável utilizar um destes denominados "preservadores" da madeira, nestas circunstâncias, no interior de habitações.
 
0.0067 seg. NEW