Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    A máquina de lavar loiça (?) Perto do lavaloiças, por baixo do escorredor. Tem água aí e é prático. O esquentador nao sei quais a exigências, mas num armário alto que não seja tão prático para ter loiça, ...

    Boas remodelaçoes
  2.  # 42

    Boas Tardes.

    de volta a luta. Neste tempo que passou , a casa já está em meu nome, tudo tratado. EDP e Água também em meu nome.

    A imagem em anexo é a planta da casa como está agora que eu fiz num programa que encontrei. ( a casa tem 34 anos) e de acordo com os papeis que me foram entregues a casa não tem planta.

    Agora...
    e depois de ter a casa e quintal limpos (ainda falta tirar algumas coisas, mas o grosso ja está)

    chegou a altura de pedir orçamentos para as obras a efetuar.

    *Reparar telhado e subir um dos lados ( a altura maxima do telhado é de 2.30mts) isolar acusticamente e e térmico (para posteriormente transformar o que agora é *sótão num quarto/wc e arrumos)
    *construir escada para o sótão
    *deitar a abaixo a marquise existente e construir novo( a existente não oferece segurança e não esta na posição "correta")
    *partir parte da parede que divide a sala da cozinha e transformar num espaço mais amplo
    *Mudar canalização
    *Remodelar parte elétrica

    estético
    pintar portas
    remodelar wc e cozinha
    pintura total da casa


    estava a pensar começar pelo telhado e marquise. segundo sei o telhado esta a precisar de intervenção então quero aproveitar para reparar logo esses problema "exteriores" e fazer as alterações.

    Nota: O telhado tem neste momento vigas de madeira e devido ao dinheiro disponível sei que não posso alterar essa característica pois segundo a camara essas alterações ja implicavam projeto e tal e tal...
    questões:
    * para um telhado em que a altura maxima é 2.30 mts quanto poderei subir a parede sem que me possa causar problemas com infiltração de água em tempo de chuva por o telhado não estar tão inclinado?
    * como pretendo fazer no espaço do sótão um quarto com wc ( suite) que isolamento é melhor para que não seja um forno no verão nem um polo sul no inverno?

    * estou me a esquecer de alguma questão importante?


    obrigado
      16442944_1472013906177328_1034412466_o.jpg
  3.  # 43

    esta é uma visão do que pretendemos...


    estamos na duvida:
    Se construímos a escada onde é o que chamamos closet na imagem anterior(que é uma dispensa)
    ou se construímos onde é agora o Wc

    * ao construir a escada no closet perdemos no sótão espaço em altura pois a escada iria ficar na zona mais alta do sótão e aproveitaria se esse vão de escada para armários no sótão seria espaço em aberto logo não lhe daríamos uso.
    * ao construir a escada onde é agora o wc , muda se o wc para onde é agora o closet/dispensa ficando um bom wc ( mas perderia a circulação de ar natural pois já não teria janela) , a escada não nos faria perder grande altura pois no que acho ser possível fazer no sótão será um aumento da parede num máximo de 1.20mts ou 1.50 no máximo dos máximos e a zona da dispensa (la em cima ) ficaria com uma boa altura para se puder circular.
      17357365_1515351748510210_1130757187_o.jpg
  4.  # 44

    desenho das 2 possibilidade no sótão


    os espaços riscados é o que se "perde" de uso no sótão por não ter altura
      17690230_1585221431511747_2114771057_n.jpg
  5.  # 45

    Colocado por: TelmaTCpara um telhado em que a altura maxima é 2.30 mts quanto poderei subir a parede sem que me possa causar problemas com infiltração de água em tempo de chuva por o telhado não estar tão inclinado?

    Não sou técnico mas, falando teoricamente, se há telhados planos, não há razão para ter problemas com um telhado menos inclinado, se as coisas forem bem feitas, digo eu.

    Quanto às plantas, já não me lembro se alguma dessas paredes interiores é estrutural ou não. Não sendo, questiono como veria não desperdiçar tanta área no corredor. Eu gosto de casas onde se entra diretamente, ou quase, na sala, pelo que eu ponderaria reduzir o corredor para metade, com a metade mais perto da porta da rua a ser absorvida pela sala. Fazendo isso tornaria também o acesso aos quartos mais privados.

    Quanto à localização das escadas: eu sou acérrimo defensor de janelas nos WC. Uma escada em caracol no sítio do "closet" seria opção?
  6.  # 46

    Colocado por: TelmaTCO telhado tem neste momento vigas de madeira e devido ao dinheiro disponível sei que não posso alterar essa característica pois segundo a camara essas alterações ja implicavam projeto e tal
    Depende da Câmara.
    Na de Sintra, com o novo RMUES (que entrou em vigor em Fevereiro 2017), já pode remodelar a estrutura do telhado sem necessidade de projecto e tal, e tal.
    Mas tem de ter um técnico responsável (normalmente, o da empresa que irá efectuar o trabalho). Para isso basta fazer uma Comunicação de Início de Obra, incluindo o termo de responsabilidade e identificação do técnico responsável.
    Repito: EM SINTRA.

    Colocado por: TelmaTCsubir a parede
    Se está a falar das paredes da fachada, isso implica um projecto e tal e tal (alteração da fachada).

    Colocado por: ALSAS* estou me a esquecer de alguma questão importante?
    Janelas ?
  7.  # 47

    Colocado por: mhpintoNão sou técnico mas, falando teoricamente, se há telhados planos, não há razão para ter problemas com um telhado menos inclinado, se as coisas forem bem feitas, digo eu.


    se for para levar telha, muitos fabricantes não aconselha pendentes com graus inferiores a 30º, no entanto hoje em dia existem soluções para tudo.
  8.  # 48

    Obrigado pelo seu comentário Mhpinto.

    sim não haveria problemas, contudo e devido ao valor disponível para a renovação não ser grande, não queria meter me em projetos e licenças (que implica no meu conhecimento - que não é muito) - Engenheiro, projetos , tudo isso faz logo disparar o custo da obra.

    inicialmente tinha um valor de 15.000€ para as renovações, entretanto ja percebi que era utopia e sei que vou gastar bem mais , mas o plafond não estica muito por ai alem logo tenho que ser comedida.


    A planta da casa não pode ser muito alterada.
    Anteriormente tinha referido que a casa, foi em tempos uns armazéns que depois foram transformados em habitação. e que as paredes são o suporte da placa. a casa tem apenas 4 pilares que estão situados onde coloquei os pontos a azul (e provavelmente nos cantos???) . logo não posso partir essa parede . a meu gosto faria muitas mais alterações mas devido as varias limitações contento me a partir a parede que divide a sala e a cozinha e ter um open space nessas divisões.

    Uma escada em caracol não é opção para nós pois esse género de escadas não da a possibilidade de colocar moveis la em cima e também não gosto muito ...
      17819765_1585932861440604_1647783257_o.jpg
  9.  # 49

      Luis K. W. Se está a falar das paredes da fachada, isso implica um projecto e tal e tal (alteração da fachada)..


    não pretendo alterar fachada pois sei que implica projeto.
    pretendo apenas subir na parte de traz (onde "ninguém" vê) a casa tem confortações a frente estrada, e parte de trás um armazém tão alto como a casa , nas laterais casas iguais a minha e ainda num dos lados um bloco de apartamentos .

    assim quem passa na rua nunca conseguiria ver se levantei ou não telhado.

    na minha Camara alteração de fachada implica projeto.
  10.  # 50

    sim gostaria de colocar 2 pequenas janelas no sótão.
  11.  # 51

    Colocado por: TelmaTCnão pretendo alterar fachada pois sei que implica projeto.
    pretendo apenas subir na parte de traz (onde "ninguém" vê) (...)
    assim quem passa na rua nunca conseguiria ver se levantei ou não telhado
    A "parte de trás", embora tardoz, também é fachada (ou não?).
    E, como sabe, o "ninguém vê" não é bem verdade.

    Devo preveni-la que o problema serão as pessoas que vêem (os portugueses são muito invejosos). Irão que nem um torpedo avisar a fiscalização/polícia municipal mal comece a subir essa parede.
    A não ser que tenha um andaime com rede muito bem montada de forma a que não se veja MESMO que está a aumentar a altura da parede de trás.
  12.  # 52

    Colocado por: Luis K. W.Devo preveni-la que o problema serão as pessoas que vêem (os portugueses são muito invejosos). Irão que nem um torpedo avisar a fiscalização/polícia municipal mal comece a subir essa parede.

    Talvez sim talvez não. Um vizinho meu do último andar "invadiu" o sótão comum do prédio e alterou o telhado todo, fazendo tipo águas-furtadas. Safou-se com uma "palmada na mão" dos restantes condóminos (nos quais me incluo) que não estiveram para se chatear, sempre e quando tenha ficado registado em ata que ele passou a assumir todas as responsabilidades e encargos com a manutenção da cobertura. Dos prédios vizinhos ninguém denunciou.

    A menos que a TelmaTC chateie alguém, por exemplo com o lixo ou barulho das obras - em particular com este último ponto - ou que tenha o azar de calhar com um vizinho com mau feitio e que não tenha mais nada para fazer, o mais certo é ninguém "bufar".

    Colocado por: TelmaTCa casa tem apenas 4 pilares que estão situados onde coloquei os pontos a azul (e provavelmente nos cantos???) . logo não posso partir essa parede .

    Nessa imagem, se a entendo bem, não vejo porque não pode partir a parede entre a porta de entrada e o pilar que está em baixo à direita.
  13.  # 53

    pauloagsantos  se for para levar telha, muitos fabricantes não aconselha pendentes com graus inferiores a 30º, no entanto hoje em dia existem soluções para tudo.


    está a falar de subtelha?

    que soluções existem?
  14.  # 54

      Luis K. W.  (A "parte de trás", embora tardoz, também é fachada (ou não?).
    E, como sabe, o "ninguém vê" não é bem verdade.

    Devo preveni-la que o problema serão as pessoas que vêem (os portugueses são muito invejosos). Irão que nem um torpedo avisar a fiscalização/polícia municipal mal comece a subir essa parede.
    A não ser que tenha um andaime com rede muito bem montada de forma a que não se veja MESMO que está a aumentar a altura da parede de trás.



    Sim sei que haverá sempre alguém a ver dai o "ninguém vê".
    eu acho que não irei ter problemas dou me bem com todos , no entanto tem razão... é um risco que estou ponderando... para minimizar danos penso avisar os vizinhos de possíveis barulhos para que estejam prevenidos e tentarei que incomode o menos possível.
  15.  # 55

    mhpinto Nessa imagem, se a entendo bem, não vejo porque não pode partir a parede entre a porta de entrada e o pilar que está em baixo à direita.


    talvez sim talvez não... segundo o que a minha mae me disse estes pilares foram feitos ja depois das paredes levantadas (???) não percebo de construção civil mas a ideia é: as paredes fizeram primeiro para suportar a placa e depois é que fizeram os pilares ??? por não sei ao certo o que os pilares fazem ali se o que sustem a placa é efetivamente as paredes. enfim...

    talvez conseguisse sim , mas tudo se prende também com o valor que tenho disponível para as obras ( eu só vejo é €€€ a sair da carteira :P ) . e não sendo abundante e com as alterações que pretendo fazer existem outras coisas que não são tão prioritárias. para mim prioritário para colocar a casa a meu gosto (mínimo) é ter open space entre a sala e cozinha, partir a marquise existente e fazer de novo, subir parede do sótão para ter mais espaço disponível la em cima, renovar canalização e eletricidade. e depois renovar wc cozinha etc etc...

    para a parede que quero partir ja esta decidido que não se partirá a parede toda . iremos deixar 60 cm de cada lado e dentro dessa parede serão feitos uns pilares de reforço (€€€ a sair da carteira :P novamente) para salvaguardar qualquer fraqueza na estrutura... a ultima coisa que quero é ficar debaixo de tijolos. e assim como assim é mais ou menos a medida dos moveis da cozinha e do outro lado fica um pequeno recanto onde poderemos colocar o frigorifico e uns armários embutidos para arrumação.
      17357365_1515351748510210_1130757187_o2.jpg
 
0.0214 seg. NEW