Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Comprei uma casa em Janeiro de 2016 cujo valor patrimonial era de 139 000€, no entanto, por ser demasiado elevado este valor, pedi reavaliação e o mesmo foi avaliado em 74 000€.
    Alguém sabe se posso pedir isenção de IMI? Irei ter direito?
  2.  # 2

    Sim, visto o valor patrimonial não ultrapassar os 125 000€, ao fazer o pedido de isenção, a prinicipio terá direito.
  3.  # 3

    Retomo o tópico apenas para informar que o meu pedido de isenção foi indeferido. Pelos vistos o valor patrimonial que conta é o valor aquando da compra. O valor da reavaliação apenas serve para calculo do valor de IMI
  4.  # 4

    Colocado por: isabelinha64Retomo o tópico apenas para informar que o meu pedido de isenção foi indeferido. Pelos vistos o valor patrimonial que conta é o valor aquando da compra. O valor da reavaliação apenas serve para calculo do valor de IMI


    Deve ter sido indiferido por motivos de rendimento em sede de IRS. Para efeitos de IMI/isenção, o que conta é o valor do prédio aquando da avaliação.
  5.  # 5

    Não, o que me responderam mesmo (no balcão das finanças) foi que o que conta é o valor da compra.
    Penso que o rendimento não tem interferência no IMI (claro que não tenho valores mobiliários acima de 100 000€)
  6.  # 6

    Mas o IMI é cobrado sobre uma avaliação que é feita anualmente ou de 3 em 3 anos, que pode até incidir sobre património herdado!
  7.  # 7

    As finanças disseram-me o mesmo, parece que o pedido de avaliação tem que ser feito antes da escritura, até me disseram que podia ser feito no dia da escritura !!

    Diria que não faz sentido nenhum mas é mais 1 forma de eles assaltarem o bolso as pessoas, qual é a diferença de pedir a reavaliação um dia antes da escritura o um dia depois da escritura, já que se tem 60 dias para registar os imóveis nas finanças !!

    Basicamente tem que se pedir uma avaliação antes do imóvel ser nosso só faz mesmo sentido na cabeça das pessoas que fazem as leis para roubar o dinheiro a malta.
  8.  # 8

    E, em casas NOVAS? Se o VPT estiver mal calculado por erros da modelo 1 do IMI e se o comprador à data não souber ainda do valor da avaliação ?!?
    Em casas usadas parece-me lógico, em casas novas não até porque fiz um pedido que foi deferido porque a avaliação feita por eles estava errada!
  9.  # 9

    Parece lógico em casas usadas ? Casas novas o usadas a lógica é a mesma !!!

    O que não faz sentido nenhum é estarmos em 2017 e não haver atualizações automáticas parece que vivemos no tempo das pedras.
    Se há atualizações dos coeficientes de calculo automáticamente devia fazer logo os novos calculos do IMI, mas como por defeito seria para receberem menos não há interesse mas isso não é a mentalidade de uma sociedade justa.

    E depois fala-se do mercado paralelo e do dinheiro que não paga impostos, pois claro é o exemplo que recebem do próprio estado. Não tenho problemas nenhuns em pagar impostos mas depois acontecem estas situações e uma pessoa pensa, vou ser estupido até quando ??

    É que se fosse só no IMI !! o problema é que é em tudo e uma pessoa tem sempre que andar com 30mil olhos e mesmo assim não chega a todo o lado.
  10.  # 10

    Nas casas usadas já existe uma caderneta predial com VPT atribuído (ao contrário das habitações novas). Por isso, se fizer o trabalho de casa verifica que o VPT está correto ou não (ao contrário das casas novas)...

    O justo era estar tudo atualizado e correto mas não está! Não estando consegue ver nas usadas, nas novas não!!!!
 
0.0143 seg. NEW