Iniciar sessão ou registar-se
    • JCC
    • 20 dezembro 2016

     # 41

    Colocado por: jorgealvesO regulamento estabelece as condições minimas de segurança a cumprir, nada nem ninguém impede de se implementar outras superiores.


    Nesse caso quais as condições mínimas de segurança, valores, a cumprir para os circuitos e respetivos disjuntores em termos de correntes e outros...? (espero que a minha questão faça sentido, eu não encontro "valores").

    Pesquisando o RTIEBT PORTARIA N.º 949-A 2006, em termos de valores nada é expresso. Eu ó consigo ler generalidades.

    Nada é especificado em termos de "valores", eu pelo menos não encontro .

    Assim no limite uma casa com "n" divisões e dezenas de circuitos quer exteriores quer interiores quer de tomadas quer de iluminação, no "mínimo" poderia ter um unico dijsuntor e adicionalmente um único disjuntor diferencial.

    É isto o que a regulamentação permite?

    Em todo o caso na minha casa, há 2 disjuntores diferenciais, e uma grande misturada de circuitos quer exteriores quer interiores no mesmos disjuntores.
    • eu
    • 20 dezembro 2016

     # 42

    Colocado por: JCCEu ó consigo ler generalidades.

    Veja as tabelas
  1.  # 43

    Sucintamente, tomadas: corrente máxima de 16A, iluminação: corrente maxima 10A e pelo menos 1 interruptor diferencial, se tiver banheira de hidro massagem tem que ser d alta sensibilidade.

    Isto é o mnimo regulamentar, as boas práticas da arte sao mais abrangentes mas nao sao obrigatórias, pode consultar algumas em certiel.pt

    A identificação dos circuitos de forma inequívoca é uma jao conformidade com o regulamento e portanto tem que ser corrigida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCC
  2.  # 44

    Eu conheço mal o novo regulamento (usava o regulamento de 1974 mas já há muito tempo que deixei a construção) mas essencialmente numa instalação doméstica é isso: iluminação protegida por disjuntor de 10A, fios de 1.5mm^2 de secção. Os aparelhos de comando ("interruptores") para 10A ou mais (na prática sempre 10A). Para tomadas, 16A e 2.5mm^2 de secção. Fio de terra em todos os pontos de utilização (dantes não era obrigatório embora já fosse prática comum nos últimos anos, hoje em dia julgo já ser obrigatório, felizmente). Pelo menos um interruptor diferencial que, como são caros, é vulgar ser só mesmo um e, portanto, desempenha as funções de "geral" (corta toda a instalação). Você na sua instalação tem mais do que um diferencial, como pode ver). Há algumas regras específicas para zonas temporariamente húmidas e húmidas (por exemplo, os interruptores do WC estão sempre no exterior). Depois há a questão das boas práticas: limitar o número de tomadas por disjuntor a um máximo de 8, ter disjuntores separados para grandes consumidores (um por máquinas de roupa ou de louça, p.ex). No exterior devem ser usados materiais e técnicas adequados para que a água não entre (IP55 pelo menos para interruptores, bucins, orifícios sempre pela parte de baixo, etc...). E de repente é isto.
    Concordam com este comentário: C. Lobo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCC
    • JCC
    • 20 dezembro 2016 editado

     # 45

    Tentando resumir:

    A instalação não está regulamentar na sua identificação dos circuitos.

    A instalação em si está regulamentar no caso dos disjuntores diferenciais: Só seria obrigatório 1 , mas até tenho 2 !!

    É irrelevante para regulamentação e certificação a adequação dos disjuntores diferenciais aos circuitos que controlam

    Disjuntor diferencial de 30m controla: Circuitos de tomadas interiores

    Disjuntor diferencial de 300mA (o menos sensível), controla circuitos exteriores, nomeadamente de tomadas exteriores colocadas no solo e iluminação com cablagem pelo terreno, e "por acaso" controla circuitos de Iluminação interior.

    A questão de existirem circuitos exteriores e interiores controlados pelo mesmo disjuntor "normal" é irrelevante para regulamentação e certificação.

    A instalação em si poderá eventualmente estar regulamentar quanto aos disjuntores "normais" e "quantidade" de circuitos que controlam (vou ter de pedir ajuda especializada para concluir o estado da arte ):

    sendo os aparentemente mais normais:
    - Iluminação quartos - são 2
    - Iluminação rua
    - Iluminação corredor ( apesar de no meu teste não estar a controlar iluminação de nenhum corredor, falta saber o que controla)
    - Tomadas CATI
    - Tomadas ATI
    - Tomadas sala
    - Tomadas WC
    - Tomadas corredor
    - Tomadas forno e micro ondas
    - Tomadas quarto - são 2
    - Tomadas corredor e WC
    - Tomadas cozinha
    - Tomada maq. lavar roupa
    - Tomadas cozinha

    sendo aparentemente mais específico\"especiais" os disjuntores:
    - Parcial Cave
    - Bomba quente e frio
    - Tomadas exteriores
    - Fogão

    Por último. A quem peço a "fiscalização"?

    Chamar um "jeitoso", não me parece que vá correr bem.

    Faz sentido "chamar" a CERTIEL para "Diagnóstico a instalação" no valor de € 127,59 ?

    Que organização ou empresa credivel/especializada, e que não deixe margens de subjetividade na avaliação do que está feito, correcções “obrigatórias” e recomendações adicionais, me poderei socorrer ?
  3.  # 46

    Não sei se já o referiu, mas pelo que você descreve parece que a construção é recente, não? Antes de se chatear mais, porque não pede a quem construiu que mande aí de novo o electricista pôr tudo na ordem? Esse erro na designação dos disjuntores parece uma daquelas faltas de atenção que só se notam mais tarde quando de facto se ligam a alimentação de electricidade e de aparelhos de consumo.
  4.  # 47

    Caro JCC, diga-me uma coisa, você quer é o problema do diferencial desarmar resolvido ou quer pedir responsabilidades a quem lhe executou a instalação por aquilo que está acontecer?

    O problema do diferencial desarmar pode ser simples de resolver mas dificil de o localizar, basta haver humidade num qualquer aparelho que esteja ligado nos circuitos das tomadas para este desarmar, mais de quantas vezes é que uma simples gota de água em contacto directo entre a carcaça e um condutor electrico em tensão para fazer disparar o diferencial, olhe um dos sintomas disso são as resistências das maquinas de lavar aparentemente estão boas e a aquecer, mas basta ligar esse maesma resistência ao fio de terra para de imediato disparar.

    Faça como já alguém lhe disse desligue tudo o que tem ligado às tomadas e depois vá ligando um a um e veja o que dispara.

    Se tem um diferencial só para tomadas pode dar-se por contente, normalmente só utilizam um para todos os circuitos.
    Concordam com este comentário: JCC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCC
    • eu
    • 20 dezembro 2016

     # 48

    Colocado por: ClioIIPelo menos um interruptor diferencial que, como são caros, é vulgar ser só mesmo um

    Agora são dois, um de alta sensibilidade dedicado aos WC.

    E agora, todas as partes metálicas do WC têm que ser ligadas a um circuito de proteção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCC
    • JCC
    • 20 dezembro 2016 editado

     # 49

    Colocado por: ClioIINão sei se já o referiu, mas pelo que você descreve parece que a construção é recente, não? Antes de se chatear mais, porque não pede a quem construiu que mande aí de novo o electricista pôr tudo na ordem? Esse erro na designação dos disjuntores parece uma daquelas faltas de atenção que só se notam mais tarde quando de facto se ligam a alimentação de electricidade e de aparelhos de consumo.


    De facto é uma casa nova. E naturalmente , e como escrevi no início, foi chamado o "construtor". A situação está reclamada. E estou aguardar a "resolução".

    Mas face ao estado da arte tenho vindo a tentar perceber, via a ajuda do "forum da casa", o que tenho em mãos.
    • JCC
    • 20 dezembro 2016

     # 50

    Colocado por: C. LoboCaro JCC, diga-me uma coisa, você quer é o problema do diferencial desarmar resolvido ou quer pedir responsabilidades a quem lhe executou a instalação por aquilo que está acontecer?


    Ambas as situações. Compreender o que se está a passar em termos de corte de energia, e se a instalação está razoavelmente bem feita. Naturalmente pedir responsabilidades caso necessário.

    O meu pedido de ajuda começou com os cortes de energia, e como o identificar. Entretanto recebi o diagnóstico : circuito de iluminação exterior no terreno.

    Acontece que por "coincidência" não é da empreitada do construtor, foi feito pela empresa de "jardinagem". No entanto o construtor na sua empreitada tem circuitos de tomadas exteriores e iluminação em patios.

    A questão dos disjuntores e respetiva lógica com circuitos, nasce do processo de tentar compreender o que se está a passar.
    • JCC
    • 6 janeiro 2017

     # 51

    Colocado por: ClioIINão sei se já o referiu, mas pelo que você descreve parece que a construção é recente, não? Antes de se chatear mais, porque não pede a quem construiu que mande aí de novo o electricista pôr tudo na ordem? Esse erro na designação dos disjuntores parece uma daquelas faltas de atenção que só se notam mais tarde quando de facto se ligam a alimentação de electricidade e de aparelhos de consumo.


    A casa \ obra está em "receção provisória". Esta situação dos cortes de eletricidade e constatar que apesar de a instalação ter sido certificada (como foi possivel ?) a lógica dos disjuntores e circuitos e ainda a sua identificação não só está completamente errada e nada tem haver com o real, não é racional.

    Não só já havia reclamado os cortes de energia, como enviei por email trapalhada da relação de circuitos e disjuntores, o facto de existirem circuitos externos a comprometer internos, etc. Resposta desta semana, repetindo a graça anterior : Causa dos cortes de energia é o circuito exterior de iluminação. Por coincidência instalado pelo sub empreiteiro dos espaços exteriores\jardim.

    Ver minha resposta abaixo.
    • JCC
    • 6 janeiro 2017 editado

     # 52

    O empreiteiro respondeu esta semana, repetindo a graça anterior : Causa dos cortes de energia é o circuito exterior de iluminação. Por coincidência instalado pelo sub empreiteiro dos espaços exteriores\jardim.

    Resumidamente (tanto quanto possível), a minha resposta ao empreiteiro:

    Cortes de corrente de circuitos interiores

    Resulta do facto de existirem disjuntores com circuitos elétricos exteriores associados a circuitos elétrico interiores.

    Imagino que os disjuntores têm função de proteger os circuitos elétricos, e estarão a cumprir a sua função. No entanto a recorrente falta de corrente nos circuitos internos de eletricidade nomeadamente de circuitos críticos como do alarme, e frigorífico resulta de uma deficiente instalação de todo o quadro elétrico e de falta de lógica básica dos respetivos disjuntores. Problemas nos circuitos exteriores deitam abaixo circuitos internos críticos como o alarme. Responsabilidade do construtor.

    Dei-me ao trabalho de tentar perceber os circuitos. Dei-me ao trabalho de vos transmitir a situação. Não havendo qualquer referência \ resposta vossa sobre este ponto só posso concluir que para a XXXXXX esta situação não só é correta como é normal.


    Causa dos cortes de corrente dos circuitos exteriores

    Não é certa a origem ou a causa raiz do problema. Origina-se quando há chuva, parece. Poderá surgir em qualquer circuito elétrico exterior, incluindo os instalados por vós, e repetindo: não nos comunicaram qual o disjuntor que dispara, já tendo sido questionado no início de dezembro via email.

    Não me parece que seja possível identificar o circuito em causa sem se saber que circuitos existem, e sem que os circuitos estejam segregados em conjuntos lógicos em disjuntores autónomos. Repetindo: resulta de uma deficiente instalação de todo o quadro elétrico e de falta de lógica básica dos respetivos disjuntores. Responsabilidade vossa.

    Como já tive oportunidade de informar, e repito novamente sendo muito estrando que o desconheça, “existem diversas instalações exteriores de responsabilidade da XXXXX . Tomadas no exterior das casas. Pontos luz e tomadas nos pátios interiores das casas.”

    Como refere e bem, também poderá ser entrada de água, da chuva aparentemente , para a própria tubagem mas via qualquer secção de tubo desprotegida ou qualquer derivação\junção de circuitos. Quer nos pátios (onde inclusivamente há circuitos enterrados no terreno) quer no terreno como as tomadas instaladas por vós, ou qualquer derivação de circuitos exteriores, apenas por exemplo, as centenas de metros de tubagens de cabos elétricas que vêm desde a ponta do terreno para a casa, ou passagens de cabos entre a casa e infraestruturas como a ligação à bomba de quente e frio no exterior, ou a ligações ao motor do portão, ou à testa elétrica, etc.


    Responsabilidades

    Concordo que não se misturem responsabilidades.

    Basta a XXXXX instalar adequadamente os circuitos elétricos da sua empreitada e respetivos disjuntores, e os segregar dos circuitos da XXXX dos jardins.

    Assegurando naturalmente as corretas identificações e correspondências, e não misturar os seus próprios circuitos exteriores com os seus circuitos interiores. Não misturar circuitos de iluminação com circuitos de tomadas. Não misturar circuitos críticos com os circuitos não críticos. E outras eventuais situações que venham vocês também ainda a identificar quando vocês fizerem a vosso próprio controlo de qualidade do trabalho do vosso sub empreiteiro. Bem como garantir as medidas e práticas aceitáveis de uma instalação elétrica.

    Esquema da instalação elétrica

    Após a correção dos defeitos, e após entrega do documento\lista esquema elétrico irei então pedir serviços especializados para aferir o que estiver a ser entregue. Nessa altura agendarei atempadamente também convosco, a “vistoria”.
    •  
      omega
    • 6 janeiro 2017

     # 53

    Colocado por: larkhe

    Tenho visto usarem Interruptores diferenciais( o que não é o caso este é mesmo disjuntor diferencial) e esses não disparam por corrente de curto circuito excesso de corrente


    este não é um disjuntor diferencial, é um interruptor diferencial tetrapoplar Hager CDC440P
    •  
      aacc
    • 7 janeiro 2017 editado

     # 54

    Parece-me que este é um caso em que os circuitos fossem protegidos com disjuntores, que cortassem a fase e neutro, seria mais fácil identificar a anomalia!?
    Penso eu de que...
 
0.0244 seg. NEW