Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: larkheIsso aqui chamam se Alqueires

    O alqueire é maior do que o selamim
  2.  # 42

    Colocado por: RCF

    Existem rasas e existem, também, alqueires. O alqueire é maior do que a rasa.
    Tal como existe quartilho e almude, para líquidos (azeite e vinho), sendo o almude maior.
    Ambas as medidas variam um pouco de zona para zona do país. o Alqueire pode ter entre 10 a 13 kg e a rasa 6 a 8 Kg, mas pode até ser diferente nalgumas zonas.
    O almude, eu conheço-o como sendo de 15 litros e o quartilho de 0,25 litros (um quarto de litro), mas poderá, também, ser diferente noutras zonas do país.



    Os Alqueires que tenho são por norma uns 5 e vão desde uma medida de 1/16, 1/8, 1/4, 1/2 e 1 alqueire
    •  
      larkhe
    • 20 dezembro 2016 editado

     # 43

    Colocado por: Picareta
    O alqueire é maior do que o selamin




    :) Nunca ouvi falar


    Pelos vistos è

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Selamim é o tal 1/16 de alqueire por la não me lembro desses nomes era a oitava de alqueira , a quarta etc etc
  3.  # 44

    Colocado por: larkhevão desde uma medida de 1/16

    1/16 acho que é o selamim
    Concordam com este comentário: larkhe
  4.  # 45

    Encontrei isto na Wikipedia

    Medidas de capacidade para secos de Lisboa
    Nome Subdivide-se em Valor em moios Equivalência métrica
    Moio 15 fangas 1 828 l
    Fanga 4 alqueires 1/15 55,2 l
    Alqueire 4 quartas 1/60 13,8 l
    Quarta 2 oitavas 1/240 3,45 l
    Oitava 2 maquias 1/480 1,725 l
    Maquia 2 selamins 1/960 0,8625 l
    Selamim 2 meios-selamins 1/1920 0,43125 l
    meio-selamim 2 quartos de selamim 1/3840 0,215625 l
    quarto de selamim 1/7680 0,1078125 l
  5.  # 46

  6.  # 47

  7.  # 48

    Este ano os preços aumentaram por aqui, Sopé da Serra da Estrela, pinho bravo e mimosa 35€ m3, eucalipto 40€ m3, oliveira e carvalho 45€ m3.

    Ao trabalho que a lenha dá face ao preço a que é vendida, é barata; mas ainda há quem ache caro, para quem achar caro experimente comprar as árvores em pé, deitar abaixo, traçar os rolos, carregar os rolos, limpar o terreno dos sobrantes do corte (rama), transportar para um local espaçoso a fim de rachar a lenha rolo a rolo, armazenar as cavacas em local abrigado da chuva para secar, e no fim de seca é carregar cavaca a cavaca para cima de uma carrinha e ir a casa de um cliente para a entregar.
    Agora a isto somem todos os custos inerenres a motoserras, carrinha ou trator e rachador, já para não falar em mão de obra.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  8.  # 49

    Zona: Azeitão
    Azinho - 0,15€/kg
    Sobro - 0,13€/kg
    Entregue em casa e arrumada no local indicado (penso que existe uma quantidade mínima para este serviço ser gratuito; costumo comprar 1 ton, mas já comprei 500 kgs e foi abrangido).
  9.  # 50

    Colocado por: tozepalma

    Azambuja... Ribatejo, sem Iva.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:coisasdacasa


    Boas.
    Já lhe tinha pedido o contacto algum tempo atrás, hoje ia fazer uma encomenda e nao encontro as mensagens privadas do forum, o que aconteceu?

    Podia enviar o contacto para [email protected]?
    Obrigado
  10.  # 51

    1 tonelada carvalho:100 euros....Pinheiro: 80 euros tonelada.Alijó.
  11.  # 52

    Boa tarde,

    Este ano, estou a pensar, junto com uns vizinhos encomendar uns atrelados de camião com lenha (toros).

    Segundo ouvi dizer, cada camião desses de 18T, fica a 30€ a tonelada de Eucalipto (pinho imagino que fique mais barato).

    Alguém me confirma se estes são os valores do mercado?
  12.  # 53

    Lenha de azinho a pouco mais de 100€ a tonelada é um achado. Ainda conseguem esses preços?
  13.  # 54

    Pegando neste tópico que preços arranjam para lenha?
    Tenho a 125€ a tonelada de carvalho... É salgueiro também.
    Tambem à pessoal a vender entre os 120€ e os 150€ carrinhas de 4m3...
  14.  # 55

    Alguém tem um contacto que recomende para a venda de lenha na zona de sintra? Procuro principalmente sobro ou azinho.

    Obrigado
  15.  # 56

    Conheço este.
    Lenhas Franco

    Zona de Mafra/Malveira, mas de certeza que fazem entregas na zona de Sintra.
    • hugz
    • 8 janeiro 2021

     # 57

    Bom dia.
    Este ano foi a seguinte mistura, comprada na zona de Braga:

    1 tonelada australiana: 96€
    1 tonelada sobro: 115€

    Nunca teve tanto frio em janeiro que tenha ideia. Protejam-se e protejam os seus!
  16.  # 58

    Colocado por: hugzBom dia.
    Este ano foi a seguinte mistura, comprada na zona de Braga:

    1 tonelada australiana: 96€
    1 tonelada sobro: 115€

    Nunca teve tanto frio em janeiro que tenha ideia. Protejam-se e protejam os seus!


    hugz também sou de Braga, pode-me dizer onde compra a lenha a esses preços? Inclui entrega?
    Obrigado.
    • hugz
    • 8 janeiro 2021

     # 59

    Colocado por: ruimiguelf

    hugz também sou de Braga, pode-me dizer onde compra a lenha a esses preços? Inclui entrega?
    Obrigado.
    Sim, tem entrega e vem em palete pronto a armazenar. Pode comprar ao m3 também.

    Isto não dá para mandar mensagens privadas? Não queria estar a fazer assim tanta publicidade hehe
  17.  # 60

    Colocado por: hugzSim, tem entrega e vem em palete pronto a armazenar. Pode comprar ao m3 também.

    Isto não dá para mandar mensagens privadas? Não queria estar a fazer assim tanta publicidade hehe

    Infelizmente aqui no FdC só poderá mandar mensagens privadas quando solicitado por email à administração e cumprindo critérios de antiguidade de registo (>6 meses), número de visitas (>500), número de comentários (>200), agradecimentos recebidos (>50), ausência de infracções prévias às regras, histórico boa convivência e participação.
    Estes critérios têm de ser cumulativos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hugz
 
0.0247 seg. NEW