Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: SlavikJá agora não quer wireless PK?


    Colocado por: callinasQueria com fios, pois ainda me mete confusão uma carrada de sinais wireless pela casa. Sendo habitação nova, não faz sentido ter coisas por rádio.
  2.  # 42

    O que me parece é que zwave não permite a reatribuição ou expansão de funções de um interruptor que, por exemplo, knx proporciona, certo? Isto para além de, honestamente a ideia de recorrer a sistemas sem fios não me parecer algo robusto o suficiente para garantir 100% de disponibilidade.

    Em todo o caso vou manter-me atento à discussão, que está a caminhar num sentido interessante.
  3.  # 43

    Pelo contrário, um interruptor, dependendo do que liga lá, pode ter diferentes funções. Pode ser um dimmer, uma luz normal ou um estore.

    Sistemas com fios é coisa do passado, se querem um sistema simples, barato e sem problemas é wireless.

    Quanto à opção de colocar domótica, acho que continuam com uma visão reduzida do que os sistemas de hoje em dia podem fazer. Ainda no outro dia vi que com um sensor de presença e uma coluna alguém impedia o cão de ir para o sofá com uma mensagem gravada pelo dono. Se olham para as coisas como acender ou apagar a luz não vale a pena gastarem o dinheiro.

    Na minha sala tenho controlo por voz (custou mais 50€) e crio cenários como dizer movie time e as luzes diminuem para 10%, a TV e o htpc ligam e inicia o Kodi. Se posso fazer sem domótica? Sim, levanto-me e faço mas como diz o anúncio não era a mesma coisa
  4.  # 44

    Mas neste caso um interruptor está sempre associado ao dispositivo que controla, certo? Não existe aquele conceito de gerador de eventos (botões e sensores) e controlo de dispositivos (actuadores) que o knx tem.
    •  
      skypt
    • 1 janeiro 2017 editado

     # 45

    Colocado por: PandR
    Quero tudo com fios. Nesse caso o que aconselha?


    openHAB, comunicação série (tudo via cabo), rPi

    Ideia Geral DYI :
    www.instructables.com/id/Uber-Home-Automation-w-Arduino-Pi/
    •  
      skypt
    • 1 janeiro 2017

     # 46

    Colocado por: SlavikTenho quase a certeza que o skypt vai dizer o mesmo, tanto quanto conheço o que ele colocou, a comunicação é wireless


    Nada disso...
    Tudo via cabo, em prol da segurança ;-)

    Andam por aí uns hackers...
    •  
      skypt
    • 1 janeiro 2017 editado

     # 47

    Colocado por: inquilinoptO que me parece é que zwave não permite a reatribuição ou expansão de funções de um interruptor que, por exemplo, knx proporciona, certo? Isto para além de, honestamente a ideia de recorrer a sistemas sem fios não me parecer algo robusto o suficiente para garantir 100% de disponibilidade.

    Em todo o caso vou manter-me atento à discussão, que está a caminhar num sentido interessante.


    Sistemas wireless = casas já construídas (é chato fazer buracos ;-) )

    Sistemas cabos = casas em/por construir
    Concordam com este comentário: scorpionlabel
  5.  # 48

    Colocado por: SlavikPelo contrário, um interruptor, dependendo do que liga lá, pode ter diferentes funções. Pode ser um dimmer, uma luz normal ou um estore.

    Sistemas com fios é coisa do passado, se querem um sistema simples, barato e sem problemas é wireless.

    Quanto à opção de colocar domótica, acho que continuam com uma visão reduzida do que os sistemas de hoje em dia podem fazer. Ainda no outro dia vi que com um sensor de presença e uma coluna alguém impedia o cão de ir para o sofá com uma mensagem gravada pelo dono. Se olham para as coisas como acender ou apagar a luz não vale a pena gastarem o dinheiro.

    Na minha sala tenho controlo por voz (custou mais 50€) e crio cenários como dizer movie time e as luzes diminuem para 10%, a TV e o htpc ligam e inicia o Kodi. Se posso fazer sem domótica? Sim, levanto-me e faço mas como diz o anúncio não era a mesma coisa

    Sistemas com fios não é do passado mas sim do presente e futuro. Sistemas rádio estão dependentes da distância e barreiras entre elementos bem como interferências , já sistemas com fios, não. Caso não saiba, esses sistemas com fios comunicam por um cabo bus, cabo esse que passa por todos os equipamentos, sinceramente penso ser o caminho certo.
  6.  # 49

    Não fazia ideia que era possível! Sendo assim é óptimo para quem aindaVai construir
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro2010
    •  
      skypt
    • 1 janeiro 2017

     # 50

    Colocado por: callinasDepôs de ter tudo orientado, para sistema domoticaa com fios, desisti.
    Queria com fios, pois ainda me mete confusão uma carrada de sinais wireless pela casa. Sendo habitação nova, não faz sentido ter coisas por rádio.
    Não faço questão de ter sistemas inteligentes. Nada é mais inteligente que eu, não estou para ter um sistema que se ligue pois acha que como estes dias cheguei cedo a casa amanhã também vou chegar, quando na realidade não chego.
    Em relação ao estores, estes vão subir, descer, tem um sensor de luz temperatura e programação por agenda. Serão controlados por tlm também.
    A climatização sendo PRH não faz sentido ter programação inteligente. Terá termostatos em todos os compartimentos e cada um programa à sua maneira. Sendo hidráulico e de resposta lenta, não faz sentido ter um sistema de domotica que torne tudo mais dinâmico.
    Em relação à iluminação, pois, cada um que acende e apaque as luzes. Haverá um conjunto de iluminação Led de presença em pontos fulcrais da casa controlados por sensor crepuscular e horário.
    A nível de iluminação tudo simples excepto na sala, onde penso colocar algo relacionado com domotica, no entanto tenho dificuldade em definir cenários, dada a utilização subjectiva da mesma. O único que pretendia era que a luz perimetral da divisao se apagasse ou diminuir de intensidade quando se sai da mesma, mas estar a enveredar por sistema de domotica só para isso, não me parece.
    Dito estou, farto de ver vídeos e publicidades de sistemas de domotica, é difícil definir vivências e ambientes para ajustar sistema de domotica.
    Que me fale de optimização de tarefas tipo ;
    Entrar em casa com o carro e lugar as luzes da rampa de acesso
    Entrar em casa e abrir todos os estores, ou sair e fechar tudo
    Os estores subirem quando há pouco sol e baixarem quando há muito sol
    A rega não regar quando chove
    Etc
    Não é preciso ter domotica em casa


    Tudo o que indica é possível ser efectuado por domótica inteligente,
    O termo é "cenas" ; sem perder o controle manual que já estamos habituados ;-) .

    A Domótica permite poupar /recuperar €€€ ;-)
    ...ainda mais a longo prazo.

    Permite p.e. não ter de "comprar/instalar" um sistema de alarme ; gerir a casa a distância ; simular presença, etc ...
    Concordam com este comentário: JotaP
  7.  # 51

    Colocado por: SlavikPelo contrário, um interruptor, dependendo do que liga lá, pode ter diferentes funções. Pode ser um dimmer, uma luz normal ou um estore.

    Sistemas com fios é coisa do passado, se querem um sistema simples, barato e sem problemas é wireless.

    Quanto à opção de colocar domótica, acho que continuam com uma visão reduzida do que os sistemas de hoje em dia podem fazer. Ainda no outro dia vi que com um sensor de presença e uma coluna alguém impedia o cão de ir para o sofá com uma mensagem gravada pelo dono. Se olham para as coisas como acender ou apagar a luz não vale a pena gastarem o dinheiro.

    Na minha sala tenho controlo por voz (custou mais 50€) e crio cenários como dizer movie time e as luzes diminuem para 10%, a TV e o htpc ligam e inicia o Kodi. Se posso fazer sem domótica? Sim, levanto-me e faço mas como diz o anúncio não era a mesma coisa


    Tendo um comando tipo o Harmony da logitech, faz isso, carrega numa tecla, por exemplo, ver TV Cabo , ele desliga os equipamentos todos, liga a TV e box TV Cabo e até liga o AC se for preciso. Portanto, não reconhece voz, mas faz um conjunto de rotinas associado a um comando. Acredito que até já haja algum que tenha reconhecimento voz, por isso não precisa domotica.

    Em relação ao argumento, há hoje o interruptor liga a luz amanhã abre um estor. Pois acredito, mas pensem lá bem. Um interruptor se luz tem uma posição lógica no espaço se uma casa bem como o de estor. Amanhã, provavelmente não será lógico ligar a luz onde se sobe o estor e vice versa. Depois podem trabalhar com actuadores no quadro, então cada interruptor desempenha a função no quadro. Função essa que pode ser alterada no quadro um dia mais tarde.
    Frontal e directo, não vejo uma casa controlada 100% por domotica ir de encontro à rotinas e hábitos de uma família, com filhos, Avos. São muitas variáveis e gostos a ter que definir, ou seja muitos cenários que não serão fáceis de. Conjugar
    Concordam com este comentário: helderdls
  8.  # 52

    Colocado por: SlavikPelo contrário, um interruptor, dependendo do que liga lá, pode ter diferentes funções. Pode ser um dimmer, uma luz normal ou um estore.

    Sistemas com fios é coisa do passado, se querem um sistema simples, barato e sem problemas é wireless.

    Quanto à opção de colocar domótica, acho que continuam com uma visão reduzida do que os sistemas de hoje em dia podem fazer. Ainda no outro dia vi que com um sensor de presença e uma coluna alguém impedia o cão de ir para o sofá com uma mensagem gravada pelo dono. Se olham para as coisas como acender ou apagar a luz não vale a pena gastarem o dinheiro.

    Na minha sala tenho controlo por voz (custou mais 50€) e crio cenários como dizer movie time e as luzes diminuem para 10%, a TV e o htpc ligam e inicia o Kodi. Se posso fazer sem domótica? Sim, levanto-me e faço mas como diz o anúncio não era a mesma coisa


    Tendo um comando tipo o Harmony da logitech, faz isso, carrega numa tecla, por exemplo, ver TV Cabo , ele desliga os equipamentos todos, liga a TV e box TV Cabo e até liga o AC se for preciso. Portanto, não reconhece voz, mas faz um conjunto de rotinas associado a um comando. Acredito que até já haja algum que tenha reconhecimento voz, por isso não precisa domotica.

    Em relação ao argumento, há hoje o interruptor liga a luz amanhã abre um estor. Pois acredito, mas pensem lá bem. Um interruptor se luz tem uma posição lógica no espaço se uma casa bem como o de estor. Amanhã, provavelmente não será lógico ligar a luz onde se sobe o estor e vice versa. Depois podem trabalhar com actuadores no quadro, então cada interruptor desempenha a função no quadro. Função essa que pode ser alterada no quadro um dia mais tarde.
    Frontal e directo, não vejo uma casa controlada 100% por domotica ir de encontro à rotinas e hábitos de uma família, com filhos, Avos. São muitas variáveis e gostos a ter que definir, ou seja muitos cenários que não serão fáceis de. Conjugar

    Colocado por: skypt

    Tudo o que indica é possível ser efectuado por domótica inteligente,
    O termo é "cenas" ; sem perder o controle manual que já estamos habituados ;-) .

    A Domótica permite poupar /recuperar €€€ ;-)
    ...ainda mais a longo prazo.

    Permite p.e. não ter de "comprar/instalar" um sistema de alarme ; gerir a casa a distância ; simular presença, etc ...

    Gastar dinheiro para poupar é um conceito difícil de estranhar.
    Sim tudo que falei posso fazer com domotica mas não preciso.
    Depois refere conceitos que não são novos para mim, já os ouvi tantas vezes.
    Simular presença, mas para que? Acha que se lhe quiserem assaltar a casa não lhe estudam os hábitos, e não sabem se há alguém em casa?!
    Intrusão, com domotica tem isso, mas basicamente poupa na central, pois tudo o resto tem de colocar com domotica ou sem domotica, sensores de entrada, câmaras, etc.
    Por exemplo, que quer gerir em casa à distância?
    •  
      skypt
    • 1 janeiro 2017

     # 53

    Mais tarde dou promenores, difíceis de descrever via TLM,
    mas garanto-lhe que actualmente muito mais é possível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C.CASTRO
  9.  # 54

    Já agora no meio de tanta domotica, que acontece se mandarem descer um estor, por desleixo ficou uma esfregona caída , atravessada, o estore chega a meio e empanca e torce-se todo?!
    É que no meio de tanta automação não vejo a colocarem estores com motores que reajam a obstáculos.
  10.  # 55

    Colocado por: skyptMais tarde dou promenores, difíceis de descrever via TLM,
    mas garanto-lhe que actualmente muito mais é possível.

    Sim tantos, por exemplo toca o despertador, liga a luz sobe os estores, liga TV no canal de notícias, e a máquina de café faz café.
    Sai de casa, desliga todas as luzes, baixa estores, abre portão da rua *põe o carro a trabalhar e activa o alarme?
  11.  # 56

    Colocado por: skypt
    Permite p.e. não ter de "comprar/instalar" um sistema de alarme ;

    Como faz a substituição do alarme?
  12.  # 57

    Esta muito interessante este tópico.
    Estando a construir e não tendo a domótica nos planos porque acreditava ser deveras cara e o orçamento curto, estas soluções apresentadas são muito interessantes.
    A discussão esta a ir por um caminho que a meu ver não se justifica.
    O que o callinas diz é verdade, muitos equipamentos já permitem as suas próprias configurações, mas que são geridas individualmente e em sintonia com outras.
    Esses mesmos equipamentos também são mais caros por isso mesmo.
    Agora com as soluções apresentadas pelos users slavik e skypt, podemos ter também um pouco ou muito de domótica, com equipamentos mais antigos ou sem as novas tecnologias e criar um novo conforto para os utilizadores que não o tinham por diversos motivos.
    Se com menos de 1000€ consigo fazer uma boa festa a nível de domótica em casa é algo que me interessa.
    Vou continuar a seguir a ver se aprendo mais coisas.
    Obrigada pelas partilhas.
    Concordam com este comentário: scorpionlabel, Belhinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C.CASTRO
    •  
      skypt
    • 1 janeiro 2017

     # 58

    Ola e Bom ano a todos,

    "Imaginemos" :
    Caixa de dijuncao (tamanho A5) que esta em cada divisao ou "local estrategico" e colocamos ai :
    Sensor de : movimento , luminosidade, temperatura, humidade, fumo, gas, intrusao (janelas & portas)
    + "micro pc" de controlo + gestao de luzes , edp/tomadas, estores.
    [Tudo isto por apenas 40€ cada modulo completo.]
    Pode tb ser colocado na rua se necessario (portao garagem/rua, luzes esteriores, recolha info meteorologica,video porteiro)

    Cado modulo destes ligado (via cabo) a um ponto central de gestao centralizada [PC 250€], acessivel num qq navegaor internet.

    Temos assim forma de gerir todo o ambiente e criar "cenas" p.e. :
    #1
    LOCAL : escadas , luzes exteriores
    SE : luminosidade inferior x
    ENTAO: acender luz y por 10s

    #2
    LOCAL : Casa (geral)
    SE : cena ALARME activada
    & algum sensor movimento ou contactor for activado
    ENTAO : disparate alarme ( liga sirenes, inicia gravacao video, envia SMSs, envia emails para destinatarios)

    #3
    LOCAL : Rua
    SE : Portal rua activado
    & luminosidade inferior a x
    ENTAO : abre portal , acende luzes exteriors, regista movimento, envia informacao (SMS/mail)

    Usem a imaginacao... ate è possivel controlar o vosso aspirador, TV... e um TESLA Car !

    E pronto....
    Parem de imaginar :-)

    Isto e muito mais é possivel por baixos custos e fiabilidade de componentes que permitem uma rapida adaptacao a cada caso.

    Perceberam a ideia geral ?
    Concordam com este comentário: C.CASTRO
  13.  # 59

    Mas isso é com projecto, instalação, configuração e manutenção pelo próprio, comercialmente os valores disparam pois ainda tem que adicionar custos de garantia dos produtos, no meu ponto de vista pode ser uma solução mas somente para quem tenha os conhecimentos e os meios.
    •  
      skypt
    • 1 janeiro 2017

     # 60

    Nao digo que nao,
    mas a info esta ai e ao alcance de todos e nao é complicado ;-)


    Sera que descobri um nova Oportunidade de negocio ;-) ?!

    Mas entre gastar 10 000€ estando limitado a actual oferta e
    fazer a isto por MUITO MENOS...

    A decisao é de cada um... mas é possivel.
 
0.0297 seg. NEW