Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Esta introdução quase poderia soar a uma apresentação dos alcoolicos anonimos, ou melhor dos empresarios anonimos, neste caso

    Chamo-me tal, tenho 38 anos, e deste os meus 20 anos até aos 28 trabalhei colectado enquanto trabalhador por conta prória

    O negócio estava a correr bem, haviam prespectivas de crescimento, e feito burro e embuido de um espirito empreendedor que se vivia na altura, fui-me meter a adquirir um espaço maior , a gastar uma pipa de massa nas obras desse espaço , e tive vários empregados.

    Passado pouco tempo, a crise bateu-me à porta , e dei por mim a fazer reduçoes onde podia.

    Os empregados foram-se, e actualmente trabalho sózinho para uma clientela restrita , numas instalações demasiado grandes , as quais ainda estou a pagar ao banco através de um Leasing que termina daqui a 5 anos.


    Estamos a chegar ao final de mais um ano, e finais de anos costumam ser propensos a tomadas de decisões

    O meu grande dilema, e para o qual peço a vossa opinião é: Manter-me como empresa , ou acabar com a empresa e passar a trabalhador por conta própria, sem contabilidade organizada.



    =========== Seguem mais alguns dados ===========

    »Tenho um LEasing , do qual faltam cerca de 5 anos (30.000 +/-)

    »Facturo cerca de 65.000 Anuais

    »Não tenho viatura afecta à empresa actualmente

    »Não tenho empregados, aliás eu sou o unico empregado da firma

    »Uma vez que muitos meses nem consigo tirar o meu salário, por isso estou a declarar um vencimento de 600€ , com os correspondentes descontos para a seg social

    »Á parte do leasing, tenho um nivel de endividamento relativamente baixo



    ==== A meu ver , os PROs de manter a empresa seriam ====

    -Não ter trabalho a mudar o que já está a decorrer

    -Pago menos IRC do que provavelmente pagarei de IRS

    -Pago menos Seg Social pois tenho controlo sobre o que quero descontar, enquanto trabalhador por conta propria, salvo erro terro que descontar sobre o volume de facturacao

    -Uma maior separação entre o que é empresa e o que é pessoal, se bem que uma vez que estou sozinho, pouca diferença faria

    -Penso que consigo deduzir mais iva das despesas enquanto empresa , e que tal nao sera possivel se estiver como trabalhador por conta propria SEM contabilidade organizada



    ==== A meu ver, os PROs de passar a trabalhador por conta propria ====

    -Poderia ter tudo junto , em uma unica conta, pois actualmente tenho 3 contas bancarias, uma pessoal e duas da empresa, com os respectivos custos manutencao

    -Poderia prescindir do contabilista

    -Para um volume de facturacao de 65.000 talvez nao se justifique estar como empresa

    -Menos encargos e obrigações / responsabilidades burocráticas





    Agradeço as vossas opiniões






  2.  # 2

    Para poder ajudar, convém saber que tipo de trabalho faz.....

    Factura 65000€.... deste valor quanto são os custos com o mesmo... ou seja qual é o lucro que tem nesse valor descontando todos os encargos????
  3.  # 3

    Mantenha a empresa, procure novos clientes e contrate um ajudante.
    Concordam com este comentário: two-rok
  4.  # 4

    Colocado por: costa3333Para poder ajudar, convém saber que tipo de trabalho faz.....

    Factura 65000€.... deste valor quanto são os custos com o mesmo... ou seja qual é o lucro que tem nesse valor descontando todos os encargos????


    Dos 65.000 cerca metade é material , e a outra metade serviços

    o lucro é pouco, pois o leasing e pequenas despesas levam-me quase tudo
  5.  # 5

    Colocado por: PicaretaMantenha a empresa, procure novos clientes e contrate um ajudante.


    Mas estou traumatizado, ja tive 4 colaboradores em tempos , e fiquei alergico a ter ajudantes, o meu talento natural nao é o de gerir pessoas :)
  6.  # 6

    Vou dar-lhe uma sugestão que por ser tão óbvia talvez não se ajuste ao seu caso: livrar-se do espaço demasiado grande (= leasing demasiado grande) e arranjar um mais pequeno e económico... ou arrenda-lo parcialmente para diminuir despesas.
  7.  # 7

    Colocado por: civismoDos 65.000 cerca metade é material , e a outra metade serviços


    Então está tudo dito... vai ter de ficar como está.... Pois caso não tenha contabilidade organizada, não vai poder descontar as despesas... ( materiais, etc etc).

    Ou seja dos 65000 o estado vai assumir que voçe tem 75% de lucro sobre o volume de facturação.... ou seja 48750 seria lucro e pagava IRS sobre esse valor....que seria muito...

    alem disso tem o leasing... pelo que ou vende o espaço ou passa para nome pessoal ( despesas associadas)... ou então tem de manter a empresa até ao final do leasing...
    Concordam com este comentário: two-rok
  8.  # 8

    Colocado por: rmarinhoVou dar-lhe uma sugestão que por ser tão óbvia talvez não se ajuste ao seu caso: livrar-se do espaço demasiado grande (= leasing demasiado grande) e arranjar um mais pequeno e económico... ou arrenda-lo parcialmente para diminuir despesas.


    É obvia e seria um sonho conseguir vender o tal espaço, mas esta a venda ha 2 anos sem sucesso, por isso tenho mantido o leasing, pois pelo que me falta pagar (30K) é melhor termina-lo do que entregar ao banco

    Arrendar parcialmente tambem é uma boa opção de facto, e estou inclinado a transformar a antiga frente de loja em salas para alugar
  9.  # 9

    Resolvendo a questão do leasing, pode ficar com ENI com contabilidade organizada... mas as despesas em comparação com empresa vão ser semelhantes....
  10.  # 10

    o facto de ter contabilidade organizada implica sempre a existencia de um contabilista ?
  11.  # 11

    Colocado por: civismo

    É obvia e seria um sonho conseguir vender o tal espaço, mas esta a venda ha 2 anos sem sucesso, por isso tenho mantido o leasing, pois pelo que me falta pagar (30K) é melhor termina-lo do que entregar ao banco

    Arrendar parcialmente tambem é uma boa opção de facto, e estou inclinado a transformar a antiga frente de loja em salas para alugar



    O que anda muito na "berra" são os co-working...portanto (mais uma vez não sei se poderá fazer sentido neste caso especifico) em vez de ficar à espera que alguém apareça para lhe arrendar os espaços disponíveis uma alternativa é procurar empresas complementares à sua, relativamente às quais haja vantagens mutuas na instalação próxima..
  12.  # 12

    Colocado por: civismoo facto de ter contabilidade organizada implica sempre a existencia de um contabilista ?


    sempre.... Ser ENI com contabilidade organizada ou empresa, em termos contabilísticos é quase igual... só difere nos fechos de contas... por isso é que o preço das avenças é parecido....

    Depois tem os prós e os contras.... Tirar dinheiro quando quer da empresa é o mais forte... os piores é a responsabilidade pessoal e as taxas de IRS que normalmente são mais altas que a IRC.... é uma questão de fazer contas....

    Todos os negócios que envolvam gasto e aplicação de materiais ( construção civil etc) nunca vai compensar estar sem contabilidade organizada ou empresa, porque as despesas são sempre muitas..... só compensa para quem trabalha só em serviços.... ( profissional liberais , etc) ou então à comissão como as mercearias e stand automóveis e outros do género... .
  13.  # 13

    Não conhecendo a área de negócio e o espaço de que fala, concordo com o arrendamento ou seja, o Share do seu espaço para pequenas empresas (escritórios, salas de reunião, etc...) poderá ajudá-lo a pagar a despesa do leasing e manter o espaço. Nesses locais com Sharing do local, poderá ainda, dependendo do negócio que tem, fazer parcerias estratégicas interessantes para dinamizar o seu negócio e o dos outros.

    Se a sua única questão é a de mudar para empresário em nome individual ou manter a empresa, a questão deverá ser respondida pelas despesas e características inerentes a esses dois modelos, mas pelo que percebi, o seu problema acaba por ser os seus custos.
  14.  # 14

    Se quiser acabar com a empresa, tem que comprar a loja à empresa, e isso tem custos com a alteração do leasing para seu nome, e uns custos brutais com IMT e IS !!
    Concordam com este comentário: Hugo S., costa3333, two-rok
    • tnjp
    • 19 dezembro 2016

     # 15

    Todos os negócios que envolvam gasto e aplicação de materiais ( construção civil etc) nunca vai compensar estar sem contabilidade organizada ou empresa, porque as despesas são sempre muitas..... só compensa para quem trabalha só em serviços.... ( profissional liberais , etc) ou então à comissão como as mercearias e stand automóveis e outros do género... .


    Diria que para venda de mercadorias é ainda mais vantajoso, apenas 15% das vendas é considerado lucro.
  15.  # 16

    no meu caso o ramo é informatica, e dos +/- 65K de facturacao anual, cerca de metade é material, e a outra metade sao serviços

    enquanto trabalhador por conta propria SEm contabilidade organizada, o IVA das compras seria considerado para o bolo do iva a pagar ao estado ?
  16.  # 17

    Colocado por: civismoenquanto trabalhador por conta propria SEm contabilidade organizada, o IVA das compras seria considerado para o bolo do iva a pagar ao estado ?


    Em regime simplificado ( + 10000€) o IVA das compras abate ao bolo a pagar ao estado.... por outro lado... sempre que facturar para empresas ou equiparados tem de fazer retenção na fonte de 25%.... no entanto se 50% é material... este regime não lhe vai compensar.....
  17.  # 18

    e os descontos para a seg social,pode-se escolher qual o valor a descontar, ou é calculado automaticamente ?
  18.  # 19

    Colocado por: costa3333por outro lado... sempre que facturar para empresas ou equiparados tem de fazer retenção na fonte de 25%.... no entanto se 50% é material... este regime não lhe vai compensar.....


    confesso que nao percebi
  19.  # 20

    Colocado por: civismoe os descontos para a seg social,pode-se escolher qual o valor a descontar, ou é calculado automaticamente ?


    Ate agora podia escolher o escalão.... 2 para cima ou dois para baixo do escalão atribuído..... para o ano não sei... por causa das alterações dos recibos verdes.....
 
0.0228 seg. NEW