Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      larkhe
    • 6 janeiro 2017 editado

     # 81

    Colocado por: omega

    exemplo:
    tenho um limitador de potencia da edp, para 15 A e a seguir a esse, tenho um interruptor diferencial de 14A 30mA, a instalação está protegida ou não?

    exemplo grosseiro, nem sei se existem essas potencias


    Esta protegida por sobrecorrente/curtocircuit/excesso de carga pelo da edp somente

    Esta protegida por descargas de contacto directo indirecto de 30ma pelo interruptor diferencial
    •  
      larkhe
    • 6 janeiro 2017 editado

     # 82

    Colocado por: omega

    exemplo:
    tenho um limitador de potencia da edp, para 15 A e a seguir a esse, tenho um interruptor diferencial de 14A 30mA, a instalação está protegida ou não?

    exemplo grosseiro, nem sei se existem essas potencias


    Esta protegida por sobrecorrente/curtocircuit/excesso de carga pelo da edp somente

    Esta protegida por descargas de contacto directo indirecto de 30ma pelo interruptor diferencial


    Colocado por: omegabem, já não estou a perceber nada, mas se o interruptor não desarma, até pode derreter, como diz acima, ele vai estar sempre a permitir passagem de corrente.
    só se tiver antes um limitador de potencia instalado pela edp, por exemplo.
    esse que eu coloquei, por exemplo é de 63A, mas se antes desse estiver o limitador d potencia da edp, imaginemos a 62, ele nunca vai desarmar, dispara primeiro o da edp


    Sim se não houver limitador de potencia vulgo Disjuntor pode derreter, normalmente associado a um interruptor diferencial existe sempre um ou mais disjuntores.

    O limitador de potencia fornecido pela Edp normalmente é disjuntor diferencial mas com pouca protecção diferencial o que tenho em casa é de 500ma, é por isso que se instalam os interruptores diferenciais para haver um maior grau de protecção das pessoas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: omega
    •  
      omega
    • 6 janeiro 2017

     # 83

    sendo assim, não é necessário colocar o disjuntor diferencial, o da EDP, já tem esse papel.
    basta colocar os interruptores diferenciais, certo? sejam eles de 30mA ou 300mA conforme a necessidade
  1.  # 84

    Colocado por: omegasendo assim, não é necessário colocar o disjuntor diferencial, o da EDP, já tem esse papel.
    basta colocar os interruptores diferenciais, certo? sejam eles de 30mA ou 300mA conforme a necessidade


    Que papel?
  2.  # 85

    e para hidromassagens devem utilizar o 10mA - para zonas húmidas o de 30mA - para o geral 300mA

    mas lembrem-se que um diferencial nunca substitui um disjuntor nem o contrário, tem de existirem os dois. e um interruptor no quadro geral para um quadro parcial deve desligar o neutro.

    o normal e no mínimo devia ser três diferenciais por quadro - um para a iluminação e outro para o resto ambos de 300mA e um de 30mA para as casas de banho
  3.  # 86

    Colocado por: bettencourt
    mas lembrem-se que um diferencial nunca substitui um disjuntor nem o contrário, tem de existirem os dois. e um interruptor no quadro geral para um quadro parcial deve desligar o neutro.


    Pode substituir se utilizar disjuntores Diferenciais que tema função disjuntor e diferencial, normalmente não usam porque um disjuntor diferencial custa 170 euros e um interruptor diferencial mais um disjuntor custam 85 ( ou menos)
  4.  # 87

    Para mim as boas práticas diriam que um diferencial para iluminação e outro(s) para tomadas. Pelo motivo que se disparar o circuito de tomadas não fica às escuras...

    De resto não vejo problemas em ter tudo com 30mA. Se tem equipamentos "muito esquisitos" (bombas de calor, acs, aquecimentos, máquinas, etc) aumenta o número de circuitos e de diferenciais.
    Só colocaria 300mA em circuitos que alimentem directamente um equipamento. E mesmo assim seria necessário que não estivesse muito à mão de semear...
    Concordam com este comentário: larkhe
    •  
      omega
    • 6 janeiro 2017 editado

     # 88

    Colocado por: larkhe

    Que papel?

    papel=função

    só encontrei disjuntores diferenciais até 16A, pelo menos no catalogo da hager.

    a questão é a seguinte, imaginem que temos um interruptor diferencial de 40A, se passarem lá 41A, ele não salta, como você disse acima (até pode derreter), mas se tivermos um limitador de potencia da edp, dos mesmos 40A, nunca vamos ter 41 amperes a passar pelo interruptor de 40, pois o da edp está limitado aos 40 e ja tinha saltado.
    se esse mesmo interruptor tiver um diferencial de 30mA, este ja protege para fugas desse valor, estou certo?
    ou o que escrevi está confuso?
  5.  # 89

    Colocado por: omegaa questão é a seguinte, imaginem que temos um interruptor diferencial de 40A, se passarem lá 41A, ele não salta, como você disse acima (até pode derreter), mas se tivermos um limitador de potencia da edp, dos mesmos 40A, nunca vamos ter 41 amperes a passar pelo interruptor de 40, pois o da edp está limitado aos 40 e ja tinha saltado.


    Parece-me bem o que escreveu.

    40A dá uma potência de 9,2kW. Já não é qualquer equipamento.

    De resto esse circuito deverá ter um disjuntor a protege-lo que irá actuar na sua corrente de funcionamento.
    Se diz que o da EDP está limitado aos 40 então tem aí o seu limite.
    Nesse caso, com o diferencial de 30mA, está protegido contra correntes de fuga de 30mA.
    •  
      larkhe
    • 6 janeiro 2017 editado

     # 90

    Colocado por: omegapapel=função

    só encontrei disjuntores diferenciais até 16A, pelo menos no catalogo da hager.

    a questão é a seguinte, imaginem que temos um interruptor diferencial de 40A, se passarem lá 41A, ele não salta, como disse acima, mas se tivermos um limitador de potencia da edp, dos mesmos 40A, nunca vamos ter 41 amperes a passar pelo interruptor de 40, pois o da edp está limitado aos 40 e ja tinha saltado.
    se esse mesmo interruptor tiver um diferencial de 30mA, este ja protege para fugas desse valor, estou certo?
    ou o que escrevi está confuso?


    É isso, contudo na minha visão e da entrada para a carga a disposiçao dos equipamentos deve ser Int diferencial disjuntor carga, pois se houver uma sobrecarga do tipo que mencionou esta é logo cortada sem passar pelo interruptor sendo que o disjuntor deve ser de um valor abaixo do interruptor .


    Posso dar lhe um exemplo em minha casa o limitador da EDP é 15 A, ele só dispara aos 19, se eu tivesse um interruptor diferencial de 15 A a frente sem qualquer protecção ja poderia estar em perigo de derreter.

    Alem de que os disjuntores tem curvas de disparo ou seja um disjuntor de 16 A se for curva C pode estar 1 minuto a 17 Amperes se for curva D pode estar 2 minutos a 17 Amperes sem disparar ( Valores exemplo não fui estudar as curvas de disparo) é por isso importante que os interruptores diferenciais sejam sempre um calibre acima,

    Os disjuntores não podem ser calibre acima pois protegem os cabos da instalaçao
  6.  # 91

    O interruptor não faz o papel de proteção só serve para abrir e fechar como se fosse uma torneira.... caso a amperagem for superior esse interruptor ao abrir ou a fechar vai se destruir em pouco tempo. O ideal é ser o dobro do valor da proteção que esta antes disj.10A int. de 20A (25A) e nunca superior podes ter um disjuntor 20A ou 40A com bloco diferencial adicional se não em erro até 100A .

    O cabo de 4mm se a distancia não for direi superior a 40m não deves ter problemas....
    •  
      omega
    • 6 janeiro 2017

     # 92

    isto agora já é meramente académico, é porque gosto de saber um pouco de electrecidade.
    neste momento ja coloquei o disjuntor de 32A e liguei do quadro geral ao secundário com fio de 6mm.
    nesse quadro secundário é que vou substituir o interruptor bipola que lá está por um interruptor diferencial de 40A, ainda não decidi se de 30mA ou 300mA, mas provavelmente de 30mA, pois é onde está o termoacumulador e a MLR.
    a linha entre os dois quadros já está protegida pelo disjuntor de 32A, nunca vai haver corrente superior a essa no quadro secundário, está limitada logo à saida.

    Quero colocar assim:
    Concordam com este comentário: C. Lobo
  7.  # 93

    Interruptor de corte geral 40A(por exemplo) corta fase(s) e neutro e tem apenas a função de ligar e desligar o circuito por acção dos utilizadores, intensidade admissível a passar pelo interruptor 40A no máximo, admissível porque os contactos internos só estão preparados para aguentar até 40A se passar intensidade a mais corre o risco de os contactos aquecerem e derreterem podendo ocorrer danos, este equipamento não desarma por sobrecarga de intensidade(se passarem 41A ou mais por ele não desarma) de igual modo por curto circuito que também não dispara.

    Para tensão monofasica o iterruptor de corte pode ser unipolar que corta apenas a fase; e pode ser bipolar corta fase e neutro.
  8.  # 94

    Colocado por: omega isto agora já é meramente académico, é porque gosto de saber um pouco de electrecidade.
    neste momento ja coloquei o disjuntor de 32A e liguei do quadro geral ao secundário com fio de 6mm.
    nesse quadro secundário é que vou substituir o interruptor bipola que lá está por um interruptor diferencial de 40A, ainda não decidi se de 30mA ou 300mA, mas provavelmente de 30mA, pois é onde está o termoacumulador e a MLR.
    a linha entre os dois quadros já está protegida pelo disjuntor de 32A, nunca vai haver corrente superior a essa no quadro secundário, está limitada logo à saida.

    Quero colocar assim:
    //=d.offsetWidth&&0>=d.offsetHeight)a=!1;else{c=d.getBoundingClientRect();var f=document.body;a=c.top+("pageYOffset"in window?window.pageYOffset:(document.documentElement||f.parentNode||f).scrollTop);c=c.left+("pageXOffset"in window?window.pageXOffset:(document.documentElement||f.parentNode||f).scrollLeft);f=a.toString()+","+c;b.b.hasOwnProperty(f)?a=!1:(b.b[f]=!0,a=a<=b.g.height&&c<=b.g.width)}a&&(b.a.push(e),b.c[e]=!0)}p.prototype.checkImageForCriticality=function(b){b.getBoundingClientRect&&q(this,b)};h("pagespeed.CriticalImages.checkImageForCriticality",function(b){n.checkImageForCriticality(b)});h("pagespeed.CriticalImages.checkCriticalImages",function(){r(n)});function r(b){b.b={};for(var d=["IMG","INPUT"],a=[],c=0;c=a.length+e.length&&(a+=e)}b.i&&(e="&rd="+encodeURIComponent(JSON.stringify(t())),131072>=a.length+e.length&&(a+=e),d=!0);u=a;if(d){c=b.h;b=b.j;var f;if(window.XMLHttpRequest)f=new XMLHttpRequest;else if(window.ActiveXObject)try{f=new ActiveXObject("Msxml2.XMLHTTP")}catch(k){try{f=new ActiveXObject("Microsoft.XMLHTTP")}catch(v){}}f&&(f.open("POST",c+(-1==c.indexOf("?")?"?":"&")+"url="+encodeURIComponent(b)),f.setRequestHeader("Content-Type","application/x-www-form-urlencoded"),f.send(a))}}}function t(){var b={},d=document.getElementsByTagName("IMG");if(0==d.length)return{};var a=d[0];if(!("naturalWidth"in a&&"naturalHeight"in a))return{};for(var c=0;a=d[c];++c){var e=a.getAttribute("data-pagespeed-url-hash");e&&(!(e in b)&&0=b[e].o&&a.height>=b[e].m)&&(b[e]={rw:a.width,rh:a.height,ow:a.naturalWidth,oh:a.naturalHeight})}return b}var u="";h("pagespeed.CriticalImages.getBeaconData",function(){return u});h("pagespeed.CriticalImages.Run",function(b,d,a,c,e,f){var k=new p(b,d,a,e,f);n=k;c&&m(function(){window.setTimeout(function(){r(k)},0)})});})();pagespeed.CriticalImages.Run('/mod_pagespeed_beacon','https://forumdacasa.com/discussion/47073/5/seccao-de-cabos-electricos-amperagem-suportada-chamado-electricista-a-recepcao/','eMkCkvev5V',true,false,'VhxwPxB1BOo'); //]]>
    Concordam com este comentário:C. Lobo

    Também está bem dessa forma e a instalação está devidamente protegida, apenas não irá usufruir dos 45A, somente 40A.
    Para alguém que não é da área até se safa muito bem...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: omega
    •  
      omega
    • 6 janeiro 2017

     # 95

    obrigado c.lobo, faço por aprender :) e gosto do tema :)
    já tinha dado como adquirido que há 5 amperes de que não usufruo, mas prefiro isso a não ter a instalação devidamente protegida.
  9.  # 96

    Colocado por: omegaisto agora já é meramente académico, é porque gosto de saber um pouco de electrecidade.
    neste momento ja coloquei o disjuntor de 32A e liguei do quadro geral ao secundário com fio de 6mm.
    nesse quadro secundário é que vou substituir o interruptor bipola que lá está por um interruptor diferencial de 40A, ainda não decidi se de 30mA ou 300mA, mas provavelmente de 30mA, pois é onde está o termoacumulador e a MLR.
    a linha entre os dois quadros já está protegida pelo disjuntor de 32A, nunca vai haver corrente superior a essa no quadro secundário, está limitada logo à saida.

    Quero colocar assim:
    Concordam com este comentário:C. Lobo


    Da minha parte está bom o disjuntor esta a proteger o cabo e o quadro eo diferencial eventuais descargas

    No primeiro quadro tem mais disjuntores? ou é só aquilo?
    •  
      omega
    • 6 janeiro 2017

     # 97

    tem mais disjuntores, mas de valores mais baixos, aquele que está la indicado é que foi alterado de 25 para 32, depois tem outros de 25, 16 e 10, conforme aquilo que tem ligado
  10.  # 98

    Se precisar mais tarde pode por outro circuito no quadro geral e aproveitar a capacidade que tem disponível.
    Novo circuito para mim com nova protecção diferencial+disjuntor... etc
  11.  # 99

    Colocado por: omegatem mais disjuntores, mas de valores mais baixos, aquele que está la indicado é que foi alterado de 25 para 32, depois tem outros de 25, 16 e 10, conforme aquilo que tem ligado


    Ok e que se fosse só aquilo podia colocar o interruptor diferencial logo no primeiro quadro assim é melhor não.

    Cumprimentos e espero que tenha ficado esclarecido alguma duvida disponha:)
    •  
      omega
    • 6 janeiro 2017

     # 100

    Colocado por: tozepalmaSe precisar mais tarde pode por outro circuito no quadro geral e aproveitar a capacidade que tem disponível.
    Novo circuito para mim com nova protecção diferencial+disjuntor... etc

    tenho uma saida para o jardim que ainda não tem cablagem, quando ligar a electricidade para o jardim, posso fazer isso
 
0.0301 seg. NEW