Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia e bom ano a todos os membros do Fórum da Casa

    Vivo numa moradia que inicialmente foi construída com o intuíto de ser simplesmente um anexo, o que me dá a entender ser um local de suposta arrumação para o antigo dono logo não se preocupou com isolamentos na construção da dita. Para além de estar em cima de um lençol de água.
    As paredes têm infiltrações (manchas de humidade e algumas zonas onde passo a mão fica a escorrer água) e o chão é de tijoleira em todas as divisões. No inverno parece que vivo na rússia e no verão é uma estufa. A roupa ganha bolor nos armários (tive que tirar as portas) e nas gavetas.

    Quais as opções mais eficazes e económicas para isolar térmicamente a minha casa e livrar-me destas humidades/bolores? (mandar a baixo e construir de raiz não conta :) )
  2.  # 2

    As soluções deverão ser dadas consoante o diagnóstico correcto.
    Por exemplo, a água que vê a escorrer nas paredes, pode não ser devido a qualquer infiltração, mas à condensação.

    De qualquer maneira, tem uma panóplia de soluções que poderão resolver - ou minimizar - os problemas.
    Há vários tópicos neste Forum a falar no assunto:

    Em resumo:

    Para as humidades ascendentes:
    - se a casa for isolada, fazer um dreno em volta da casa e impermeabilizar as paredes enterradas;

    Para o isolamento térmico (para diminuir condensações e bolor):
    - etics no exterior, ou pladur com isolamento térmico no interior;
    - janelas com vidro apropriado;
    - isolar cobertura (telhado ou laje do sotão, consoante o caso).
    - tapetes grossos ou vinílico com cortiça no chão.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaSaturnino
  3.  # 3

    Mas a casa é tua ao menos?
  4.  # 4

    As soluções deverão ser dadas consoante o diagnóstico correcto.
    Por exemplo, a água que vê a escorrer nas paredes, pode não ser devido a qualquer infiltração, mas à condensação.

    De qualquer maneira, tem uma panóplia de soluções que poderão resolver - ou minimizar - os problemas.
    Há vários tópicos neste Forum a falar no assunto:

    Em resumo:

    Para as humidades ascendentes:
    - se a casa for isolada, fazer um dreno em volta da casa e impermeabilizar as paredes enterradas;

    Para o isolamento térmico (para diminuir condensações e bolor):
    - etics no exterior, ou pladur com isolamento térmico no interior;
    - janelas com vidro apropriado;
    - isolar cobertura (telhado ou laje do sotão, consoante o caso).
    - tapetes grossos ou vinílico com cortiça no chão.


    As manchas nas paredes aparecem em zonas isoladas, não é a parede inteira que tá molhada. A casa não tem qualquer tipo de isolamento, as janelas são de vidro duplo e de correr mas tem uma abertura entre elas que deixa passar o ar e bicharada.
    O tecto é de pladur e pelo que pude ver, acima do pladur é só barrotes de madeira e telhas, ou seja, não tenho isolamento superior.
    Toda a parede de trás, dá para um descampado (terreno com dono), está ao relento.

    Mas a casa é tua ao menos?

    Sim, a casa é minha, comprado a dono prévio.
    • eu
    • 1 janeiro 2017

     # 5

    Nessa caso, tem o cenário ideal para aplicar isolamento pelo exterior, ETICS.

    Tem também que isolar o telhado e mudar as janelas, para janelas de batente com vidro duplo.
  5.  # 6

    Nessa caso, tem o cenário ideal para aplicar isolamento pelo exterior, ETICS.

    Tem também que isolar o telhado e mudar as janelas, para janelas de batente com vidro duplo.

    Sim, mas o orçamento de ETICS é de deixar os olhos em bico, apesar de ser a solução económica a longo prazo.. infelizmente as finanças de momento não permitem tal obra
  6.  # 7

    Quantos litros estás a tirar por dia de agua?
    • eu
    • 1 janeiro 2017

     # 8

    Colocado por: AnaSaturninoSim, mas o orçamento de ETICS é de deixar os olhos em bico, apesar de ser a solução económica a longo prazo.. infelizmente as finanças de momento não permitem tal obra

    Não há nenhuma solução milagrosa que resolva o problema sem gastar dinheiro.

    O mais barato que estou a ver, é aplicar isolamento pelo interior, criando paredes de pladur à frente das paredes existentes. Mas mesmo essa solução implica gastos.
  7.  # 9

    Pela descrição da AnaSaturnino, é mais prioritário isolar a COBERTURA e melhorar as janelas, do que tratar das paredes.

    A cobertura é por onde sai e entra a maior parte do calor da sua casa (é a maior superfície, e é a mais mal isolada!).
    Para melhorar o isolamento térmico da cobertura há várias soluções possíveis: levantar as telhas e fazer um telhado mais condizente com o séc. XXI (subtelha, isolamento térmico, etc.) ou, simplesmente, colocar isolamento térmico - p.ex.: duas camadas cruzadas de roofmate de 4cm - por cima do pladur.

    Quanto às janelas, pode começar por colocar fitas de pelúcia nas zonas em que passa o ar (não veda completamente, mas diminui a quantidade de ar que passa). Mas se quer mesmo um bom isolamento, substitua-as por janelas de batente.
 
0.0133 seg. NEW