Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Tenho uma casa já com cerca de 10 anos, está com algumas rachadelas e a necessitar de pintura,pretendia torná-la mais eficiente em termos energéticos, princialmente no Inverno (temos invernos frios e húmidos) mas ao mesmo tempo queria que a casa respirasse, ou seja queria evitar ressoados/mofos/.... E aqui começa a dor de cabeça! Falaram-me no sistema capoto, que me pareceu bem, pedi alguns orçamentos para este sistema e estava resolvida a avançar, mas entretanto em conversa com o construtor que nos faz os serviços em casa (e que não trabalha com capoto) ele desaconselhou completamente este sistema, diz que tem tido muitos clientes a retirar o capoto, que só fica bem se for aplicado na construçao de raiz e aconselhou utilizar apenas o tal barramento, ou acabamento de capoto. A casa tem paredes duplas com caixa de ar, mas desconheço o isolamento interior.
    Se alguém me puder dar uma ajuda eu agradeço.
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

3.  # 2

Colocado por: NikkytaBoa noite,

Tenho uma casa já com cerca de 10 anos, está com algumas rachadelas e a necessitar de pintura,pretendia torná-la mais eficiente em termos energéticos, princialmente no Inverno (temos invernos frios e húmidos) mas ao mesmo tempo queria que a casa respirasse, ou seja queria evitar ressoados/mofos/.... E aqui começa a dor de cabeça! Falaram-me no sistema capoto, que me pareceu bem, pedi alguns orçamentos para este sistema e estava resolvida a avançar, mas entretanto em conversa com o construtor que nos faz os serviços em casa (e que não trabalha com capoto) ele desaconselhou completamente este sistema, diz que tem tido muitos clientes a retirar o capoto, que só fica bem se for aplicado na construçao de raiz e aconselhou utilizar apenas o tal barramento, ou acabamento de capoto. A casa tem paredes duplas com caixa de ar, mas desconheço o isolamento interior.
    Se alguém me puder dar uma ajuda eu agradeço.

"Muitos clientes a retirar o capoto" diz o construtor? Não consigo perceber a veracidade desta tal frase dita pelo construtor.

O grande problema do "capoto" ou dos Sistemas de Isolamento de Térmico pelo Exterior são as misturas de materiais de diferentes marcas e outros materiais não adequados para esse fim e o não cumprimento com o manual de aplicação.

Um Sistema certificado, com todos os produtos referidos pela marca, e com a aplicação de acordo com o manual, é tudo aquilo que precisa, nada mais.
    Tanto é que grande parte de renovações de casas antigas tem optado pelo Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior.

Uma Solução desse genero não lhe traria problemas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nikkyta
  4.  # 3

Colocado por: Nikkytaem conversa com o construtor que nos faz os serviços em casa (e que não trabalha com capoto) ele desaconselhou completamente este sistema, diz que tem tido muitos clientes a retirar o capoto, que só fica bem se for aplicado na construçao de raiz

Esse seu construtor na vez de vinho que beba mais água assim evita de dizer asneiras..
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  5.  # 4

O construtor diz que o problema é que a parede não respira, pelo que potencia o aparecimento de humidades/ressoamento, visto que o material do capoto é estanque, ao contrario do barramento.
  6.  # 5

Colocado por: NikkytaO construtor diz que o problema é que a parede não respira,

Então e se for numa obra nova já não há problema? Já respira?
  7.  # 6

O que o construtor diz, é o capoto de raiz é mais eficiente, pois uma casa já com 10 anos tem humidade dentro das paredes, e que depois de colocado o capoto a humidade aloja-se entre a parede e o capoto e só pode sair para o interior da casa, criando bolores e ressoado....sei lá...estou tão confusa....por outro lado o construtor (que trabalha com o capoto) que nos deu o orçamento para o capoto diz que é precisamente por isso que recomenda a colocação no Verão, quando as paredes estão secas, já agora este capoto seria de 4cm.
  8.  # 7

Colocado por: NikkytaO que o construtor diz, é o capoto de raiz é mais eficiente, pois uma casa já com 10 anos tem humidade dentro das paredes, e que depois de colocado o capoto a humidade aloja-se entre a parede e o capoto e só pode sair para o interior da casa, criando bolores e ressoado....sei lá...estou tão confusa....por outro lado o construtor (que trabalha com o capoto) que nos deu o orçamento para o capoto diz que é precisamente por isso que recomenda a colocação no Verão, quando as paredes estão secas, já agora este capoto seria de 4cm.

Isso é um erro.

O sistema de isolamento térmico é respirável, existem uns Sistemas mais respiráveis que outros, mas todos eles tem que obedecer a um "mínimo" exigido nos próprios testes para a certificação.

Agora o uso de produtos que não são adequados, podem de facto originar esse tipo de patologias.
    •  
      Etics
    •   agradecimentos
    • 4 Janeiro 2017

# 8

Colocado por: NikkytaTenho uma casa já com cerca de 10 anos, está com algumas rachadelas e a necessitar de pintura,pretendia torná-la mais eficiente em termos energéticos, princialmente no Inverno (temos invernos frios e húmidos) mas ao mesmo tempo queria que a casa respirasse, ou seja queria evitar ressoados/mofos/

Colocado por: NikkytaA casa tem paredes duplas com caixa de ar, mas desconheço o isolamento interior.

Neste momento a sua casa tem o ponto de condensação na caixa de ar ou seja, na face exterior do pano interior de alvenaria. Qualquer condensação que possa ocorrer nesta zona escorrerá pela superfície exterior do pano exterior de alvenaria e ou será drenada (se tiver calha para recolher os condensados e posterior drenagem), ficará depositada nesse local e será absorvida pelos materiais secando com maior/menor rapidez dependendo das condições climatéricas. Se esses condensados forem absorvidos para o interior inevitavelmente vão surgir no interior (ex: junto aos rodapés).
    Colocando isolamento térmico pelo exterior o ponto de condensação irá "deslocar-se" para junto do isolamento exterior logo, desde que os materiais assegurem uma boa permeabilidade ao vapor de água elimina a probabilidade de ter problemas relacionados com as condensações no interior das paredes.

Neste momento a sua casa terá uma determinada temperatura nas superfícies interiores. Essa temperatura será consequência da temperatura exterior, do conjunto da parede exterior (se tem isolamento, qual a espessura, se não tem isolamento, etc.) e da temperatura interior. Se a temperatura das superfícies interiores for menor do chamado ponto de orvalho vão ocorrer condensações nessas superfícies. Em algumas situações ventilar resolve mas para quem tem aquecimento pode não fazer muito sentido estar a aquecer e posteriormente ventilar - em algumas regiões de Portugal com temperaturas bem baixas.
    Colocando isolamento térmico pelo exterior vai aumentar a temperatura das superfícies interiores logo diminuir a probabilidade de ocorrem condensações e assim evitar que surjam mogos, fungos, etc.

Colocado por: NikkytaO construtor diz que o problema é que a parede não respira, pelo que potencia o aparecimento de humidades/ressoamento, visto que o material do capoto é estanque, ao contrario do barramento.

Colocado por: Nikkytae que depois de colocado o capoto a humidade aloja-se entre a parede e o capoto e só pode sair para o interior da casa, criando bolores e ressoado

Percebe agora os disparates que diz o seu "construtor"?

Obviamente que é importante que os materiais possuam uma adequada permeabilidade ao vapor de água (i.e. respirar) de forma que o vapor de água flua do interior para o exterior (no inverno) sem "obstáculos".

Colocado por: NikkytaTenho uma casa já com cerca de 10 anos, está com algumas rachadelas e a necessitar de pintura

Com o barramento armado vai efectivamente corrigir estes problemas mas não vai:
    Colocado por: Nikkytapretendia torná-la mais eficiente em termos energéticos,

Colocado por: Nikkytajá agora este capoto seria de 4cm.

Se puder coloque um pouco mais, por exemplo 6cm, isto se a espessura não colocar demasiados constrangimentos nos restantes elementos da moradia (soleiras, peitoris, etc.)
    Concordam com este comentário: Belhinho
  9.  # 9

Colocado por: Nikkytaem conversa com o construtor que nos faz os serviços em casa (e que não trabalha com capoto)

Já está tudo explicado neste excerto, não é preciso dizer mais nada.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Belhinho
  10.  # 10

Obrigada pelos vossos comentários, já dá para começar a perceber alguma coisa.
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">