Iniciar sessão ou registar-se
    • VCAC
    • 20 janeiro 2017

     # 61

    Por acaso o meu vai estar, mas creio que não é obrigatório.
  1.  # 62

    é obrigatório, pode é tirá-lo apos a licença de utilização, pois segundo o decreto 163 das acessibilidades, o bidé na eventualidade de adaptar a wc para uma rela necessidade de mobilidade condicionada, é uma peça sanitária que não está prevista ser acessível.
    é confuso e contraditório mas é assim que lá está "escrito".
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 63

    Quer pelo RGEU, quer pelo decreto das "acessibilidades", temo de ter uma instalação sanitária com banheira, bidé, lavatório e sanita. Caso o projeto se enquadre no RERU, então sim temos outras facilidades.
    Mas porquê tanto stress com o bidé? A malta faz uma moradia de 250m2 e depois implica que apareça um bidé lá pelo meio? Não entendo
    Concordam com este comentário: CMartin
  3.  # 64

    Você não deixa de ter alguma razão. A questão é que muita gente (eu e toda a minha família incluídos por exemplo) usa o bidé diariamente.
  4.  # 65

    Qualquer dia ainda vai aparecer aqui um tópico: "Cozinha com ou sem lava-loiça?"
  5.  # 66

    Colocado por: BelhinhoQualquer dia ainda vai aparecer aqui um tópico: "Cozinha com ou sem lava-loiça?"

    É o mesmo que dizer" cUzinho com ou sem bidé. "
    Piada seca à parte, não deixa de ser verdade que alguns WC sem bidé ficariam sem dúvida mais espaçosos a quem não usa, é verdade que não faz lá falta.
    Já imaginaram que mudam os hábitos, querem vender a casa, e é preciso um bidé e não há nenhum?
  6.  # 67

    eu só nao coloquei bide e base na de serviço no r/c por falta de espaço, e falta de € para ter espaço
  7.  # 68

    Banheira e acessibilidade são, por si só, coisas contraditórias :)
    Concordam com este comentário: Obras em casa, PedroBorga, Anonimo06082021
    •  
      marco1
    • 1 fevereiro 2017 editado

     # 69

    depende

    por isso mesmo o decreto distingue a condicionalidade da deficiência ao permitir banheira ou base de duche. há deficiências em que o banho necessita de banheira e tem lá nas normas como aplicar barras de apoio tanto no caso de banheira como base de duche.

    fala-se muito mas o que é certo é que tem mesmo de haver maior consciência em termos de acessibilidades.
    um familiar meu partiu a perna com gravidade e no seu apartamento ficou impossibilitado de sair pelos meios próprios da sala, ou seja sem ajuda ( colo) não podia ir de cadeira de rodas para nenhuma divisão da casa.
  8.  # 70

    Colocado por: isabelinha64Banheira e acessibilidade são, por si só, coisas contraditórias :)
    Concordam com este comentário:PedroBorga,Anonimo06082021


    olhe que não...olhe que não...
    O regulamento foi feito por gente que conhece bem as variações de necessidades em função das limitações de mobilidade. Haverá boas razões...espero.
  9.  # 71

    Uma banheira num doente dependente nas AVD's é só para complicar.
    Se tiver uma base de chuveiro ao nível do solo , pode-se colocar a pessoa numa cadeira higiénica e dar uma chuveirada na boa por um só prestador de cuidados . Se tiver uma banheira já é uma complicação. Posso dizer que é quase impossível.
  10.  # 72

    enf

    como enfermeiro deve bem saber a necessidade de certos casos de banho de imersão, dai o decreto prever também que possa haver banheira acessível.
    portanto como já referi as normas tanto permitem banheira como base de duche, fica ao critério das pessoas.
    se bem que não esquecer que mesmo que não seja na wc acessível, por força do RGEU uma casa tem que ter uma banheira numa outra wc por exemplo.
  11.  # 73

    Num doente totalmente dependente é impossível banhos numa banheira .
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, callinas
  12.  # 74

    Depende do nível de deficiência o de condicionamento de mobilidade.
    Em geral um duche ao nível do piso do WC é o ideal. Acredito que haja situações em que seja necessário um banho de banheira não me ocorre nenhuma, no entanto não sei...
    Como pessoa transitoriamente condicionada, encontrei numa banheira um valente transtorno, uma base de duche acima do pavimento também. não é melhor.
  13.  # 75

    Colocado por: marco1enf

    como enfermeiro deve bem saber a necessidade de certos casos de banho de imersão, dai o decreto prever também que possa haver banheira acessível.
    portanto como já referi as normas tanto permitem banheira como base de duche, fica ao critério das pessoas.
    se bem que não esquecer que mesmo que não seja na wc acessível, por força do RGEU uma casa tem que ter uma banheira numa outra wc por exemplo.


    Por isso a maior parte dos comentários sobre uma planta de arquitectura é: NÃO CUMPRE AS ACESSIBILIDADES. ( Ponto )
    E qnt ao bidé ? Quem dera a mts, ter bidé, ..No mínimo tinham espaço.
    Cmps!
  14.  # 76

    Colocado por: enf.magalhaesNum doente totalmente dependente é impossível banhos numa banheira .
    Concordam com este comentário:callinas


    como é que é?? quer ver por exemplo o meu filhote quando era pequenito pegava nele ao colo e metia-o na banheira, posso fazer o mesmo com um doente que necessite de banho de imersão.
  15.  # 77

    Marco 1 lhe garanto que na velhice um chuveiro ao nível do solo é o melhor ... mais de uma década de experiência.
    Com dificuldades de locomoção uma banheira aumenta o risco de queda . Num doente com hemiplegia experimente pegar ao colo para por numa banheira . Pegar numa pessoa de 80 kg com défices é complicado quanto mais pegar ao colo . Segundo para o prestador de cuidados com uma banheira fazer mecânica corporal correcta e muito mais difícil. Experimente dar banho assim durante muito tempo e a probabilidade de ter uma patologia da coluna lombar aumenta imenso .
    So concordo numa coisa . Uma banheira da jeito para os miúdos... para o resto esqueça.... mas quem sou eu ...
    Concordam com este comentário: Verita
  16.  # 78

    Banho de imersão.... deixe cá ver ... so me lembro dos grandes queimados na unidades de queimados ... para os restantes : uma banheira e um estorvo . Por isso nos hospitais não me lembro de ver banheiras excepto na pediatria .
    Ja viu uma pessoa de idade de bengala a entrar numa banheira ? Já viu um acamado de 80 a 100kg a colocar numa banheira a peso? Caiam todos .
    E uma pessoa de 30 anos com tala gessada numa perna ? Da mais jeito o chuveiro
  17.  # 79

    Ok, mas há aqueles idosos com alguma dificuldades, que já se podem considerar pessoas de mobilidade condicionada, que ainda têm alguma facilidade de entrar e sair da banheira. Não deixa de ser uma possibilidade um banho de imersão em detrimento de um chuveiro. Mas cada caso é um caso.
    Daí se falar de pelo menos uma bandeira, sendo entendimento de algumas câmaras, que um dos WC deverá ter banheira ou tendo no local um chuveiro tenha dimensões para ser substituído por uma banheira.
  18.  # 80

    enf.

    não percebo onde quer chegar, o decreto é explicito, pode meter base de duche ou banheira, é á vontade da pessoa.
 
0.0275 seg. NEW