Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: jorgealveslocalização? marca da bomba de calor e modelo? qual o sistema de prh?


    Distrito leiria. Piso rotex.bomba rotex hpsu compact .paineis rotex
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  2.  # 22

    Colocado por: rfsp23
    Sim é uma rotex hpsu compact , você ja tinha vistos os meus posts anteriores?
    eu sou bidente!!!!
      17.jpg
    • alc
    • 8 janeiro 2017

     # 23

    Colocado por: emad
    Se 200€ de electricidade e muito por mês para ter conforto, então tem de ir para lenha. Uma tonelada por mês custa metade.


    Uma tonelada de lenha por mês??????
  3.  # 24

    É sempre a meter cavacas :)
  4.  # 25

    Colocado por: jorgealvesvamos por partes: quem consome energia é o imóvel,

    se tiver bom isolamento térmico vai manter a energia, se tiver mau isolamento vai perder mais energia e como tal vai obrigar a fonte a produzir mais energia,

    obviamente que alem do isolamento térmico, a área útil do imóvel, a localização e o sistema utilizado são determinantes para o calculo dos consumos, tipicamente uma solução de piso radiante consome menos 30% a 80% de energia primaria em comparação com outros sistemas.
    Concordam com este comentário:YYY


    Esta é a frase do mês.

    Fico sempre arreliado quando vejo pessoas a comparar consumos sem fazer a mínima ideia de como se produzem consumos de X euros por mês, seja em gás, luz ou pellets. E depois procuram comparar equipamentos que só produzem a energia que os imóveis perdem, nem mais, nem menos.
  5.  # 26

    vou optar por este sistema...
    Anonimo18072022A Hidráulico, aquecimento e arrefecimento com bomba de calor, solar térmico para AQS e apoio no aquecimento ambiente, recuperador de calor a lenha com AQS integradas.
    alguém me consegue aconselhar nas marcas e em preços (nem que sejam indicativos)...assim quando for comprar já tenho uma base para negociar.
    também não era mau ter os custos de mão de obra.
    indiquem marcas e preços tipo lista, se nao fica muito complicado entender
    obrigado
  6.  # 27

    tem aqui uma proposta típica de um sistema desses para uma moradia com bom isolamento térmico no Norte interior do pais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mario lobo
  7.  # 28

    Caso haja uma falha de energia, e o recuperador hidraulico esteija com fogueira , existe algum perigo?
  8.  # 29

    Se instalados os elementos de segurança adequados nao tem qualquer problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rfsp23
    • rfsp23
    • 9 janeiro 2017 editado

     # 30

    Colocado por: GT_racingÉ sempre a meter cavacas :)


    Quando uso o recuperador.
    Das 9h as 23h , gasto 36 kg de cavacas,normalmente ao fds.
    Nos outros dias das 18 h às 23h gasto em media 15Kg de pinho. No mês 618 kg dá para ai uns 55€ .mas se usa-se todos os dias o dia todo ia para uma tonelada de cavacas.
    • emad
    • 9 janeiro 2017 editado

     # 31

    Vou dar a minha opinião.
    Eu se fosse hoje colocaria piso radiante eléctrico nos quartos. E colocava recuperador de calor no piso rc.
    Por aquilo que vejo na minha moradia, apenas vou ter necessidade de aquecimento e não de arrefecimento.
    Casa vez mais a qualidade do isolamento das casas permite diminuir os custos térmicos.
    E as casas na maior parte dos casos apenas tem necessidades de aquecimento. Estou a falar comparativamente a casos como o meu.
    Com o dinheiro que investi em pré instalação de AC de condutas, punha PRE e comprava um recuperador .
  9.  # 32

    Era interessante perceber essa sua solução sua. Pode desenvolver mais um pouco?
    • emad
    • 9 janeiro 2017 editado

     # 33

    Callinas então é assim.
    O PRE e facilmente controlável e relativamente rapido a aquecer divisões de 13 m2 a 16 m2 (médias áreas quartos ).PRE pelo que já vimos vir aqui tem um.custo de instalação baixo. E os consumos não devem fugir muito de uma máquina AC. E uma casa bem isolada nem precisa de ter o PRE ligado toda a noite. Liga no inicio da noite e desliga lá para a 1h da manhã.
    Depois no meu caso tenho no rc a sala e a cozinha e as escadas com um pé direito de 5 metros. Mas o.meu arquitecto fechou todas as áreas individualmente para não haver perdas térmicas para as escadas. Assim se colocasse um recuperador a queimar quando chegasse a casa e a queimar lenha até à meia noite, tinha o rc quentinho e com a casa de certeza no dia seguinte com uma temperatura interessante.
    Nós saímos de casa as 8h e chegamos a casa às 19h. Não precisamos de soluções de 24 horas.
    A casa bem isolada não precisaria de soluções muito onerosas. Apenas tinha o inconveniente de ter de armazenar lenha. Mas bastava uma tonelada de lenha por inverno para as minhas necessidades. Isso poderia custar 100€ ano. Agora vamos dividir 100€/4 meses que são 25€. Agora vamos apontar uns 100€ por mês de electricidade para o PRE apenas. Fora os consumos do resto das necessidades eléctricas.
    Apontava para uma necessidade de 125€/ por mês para aquecimento. Precisava de 500€ para passar os nossos invernos. E com um.investimento de no máximo de 3000€.
    Será absurdo?
    • ik
    • 9 janeiro 2017

     # 34

    Colocado por: emadCallinas então é assim.
    O PRE e facilmente controlável e relativamente rapido a aquecer divisões de 13 m2 a 16 m2 (médias aras quartos ).PRE pelo que já vimos vir aqui tem um.custo de instalação baixo. E os consumos não devem fugir muito de uma máquina AC. E uma casa bem isolada nem precisa e ter o PRE ligado toda a noite. Liga no inicio da noite e desliga lá para a 1h da manhã.
    Depois no meu caso tenho no rc a sala e a cozinha e as escadas com um pé direito de 5 metros. Mas o.meu arquitecto fechou todas as áreas individualmente para não haver perdas térmicas para as escadas. Assim se colocasse um recuperador a queimar quando chegasse a casa e a queimar lenha até as meias noite, tinha o rc quentinho e com a casa de certeza no dia seguinte com uma temperatura interessante.
    Nos saímos e casa as 8h e chegamos a casa às 19h. Não precisamos de soluções de 24 horas.
    A casa bem isolada não precisaria de soluções muito onerosas. Apenas tinha o inconveniente de ter de armazenar lenha. Mas bastava uma tonelada de lenha por inverno para as minhas necessidades. Isso poderia custar 100€ ano. Agora vamos dividir 100€/4 meses que são 25€. Agora vamos apontar uns 100€ por mês de electricidade para o PRE apenas. Fora os consumos do resto das necessidades eléctricas.
    Apontava para uma necessidade de 125€/ por mês para aquecimento. Precisava de 500€ para passar os nossos invernos. E com um.investimento de no máximo de 3000€.
    Será absurdo?


    Os consumos são bem diferentes do AC(4x menos gasto em electricidade) além do tempo de resposta
    • emad
    • 9 janeiro 2017

     # 35

    So falta saber quanto consome o PRE nestas areas e horas ligado.
    • NBA
    • 9 janeiro 2017

     # 36

    Colocado por: emadCallinas então é assim.
    O PRE e facilmente controlável e relativamente rapido a aquecer divisões de 13 m2 a 16 m2 (médias áreas quartos ).PRE pelo que já vimos vir aqui tem um.custo de instalação baixo. E os consumos não devem fugir muito de uma máquina AC. E uma casa bem isolada nem precisa de ter o PRE ligado toda a noite. Liga no inicio da noite e desliga lá para a 1h da manhã.
    Depois no meu caso tenho no rc a sala e a cozinha e as escadas com um pé direito de 5 metros. Mas o.meu arquitecto fechou todas as áreas individualmente para não haver perdas térmicas para as escadas. Assim se colocasse um recuperador a queimar quando chegasse a casa e a queimar lenha até à meia noite, tinha o rc quentinho e com a casa de certeza no dia seguinte com uma temperatura interessante.
    Nós saímos de casa as 8h e chegamos a casa às 19h. Não precisamos de soluções de 24 horas.
    A casa bem isolada não precisaria de soluções muito onerosas. Apenas tinha o inconveniente de ter de armazenar lenha. Mas bastava uma tonelada de lenha por inverno para as minhas necessidades. Isso poderia custar 100€ ano. Agora vamos dividir 100€/4 meses que são 25€. Agora vamos apontar uns 100€ por mês de electricidade para o PRE apenas. Fora os consumos do resto das necessidades eléctricas.
    Apontava para uma necessidade de 125€/ por mês para aquecimento. Precisava de 500€ para passar os nossos invernos. E com um.investimento de no máximo de 3000€.
    Será absurdo?


    Uma tonelada de lenha parece muito, mas empilhada corresponde a 2 m3 de lenha. É muito pouco para um recuperador a trabalhar numa moradia.
    • emad
    • 9 janeiro 2017

     # 37

    NBA nao sei. É ver exemplos de quem utiliza recuperador neste número de horas durante 4 meses.
    • ik
    • 9 janeiro 2017

     # 38

    Colocado por: emadSo falta saber quanto consome o PRE nestas areas e horas ligado.


    O meu AC consome menos 4x que qualquer radiante eléctrico e apesar de fazer muito pouco barulho e movimentação de ar não se compara a um sistema que não faz barulho nem corrente de ar
  10.  # 39

    O PRE tem essa vantagem, uma resposta rápida, para aquecimento. Tendo-se uma casa onde se para pouco tempo, uma gestão cuidada, permite conforto por valores baixos.
    No entanto, podendo gastar dinheiro num PRH, será algo mais sensato.
    Alguém avança com a explicar de PR desconfortáveis, pés quentes quando se anda calçado por casa? E outros nem por isso
  11.  # 40

    Colocado por: emadCallinas então é assim.
    O PRE e facilmente controlável e relativamente rapido a aquecer divisões de 13 m2 a 16 m2 (médias áreas quartos ).PRE pelo que já vimos vir aqui tem um.custo de instalação baixo. E os consumos não devem fugir muito de uma máquina AC. E uma casa bem isolada nem precisa de ter o PRE ligado toda a noite. Liga no inicio da noite e desliga lá para a 1h da manhã.
    Depois no meu caso tenho no rc a sala e a cozinha e as escadas com um pé direito de 5 metros. Mas o.meu arquitecto fechou todas as áreas individualmente para não haver perdas térmicas para as escadas. Assim se colocasse um recuperador a queimar quando chegasse a casa e a queimar lenha até à meia noite, tinha o rc quentinho e com a casa de certeza no dia seguinte com uma temperatura interessante.
    Nós saímos de casa as 8h e chegamos a casa às 19h. Não precisamos de soluções de 24 horas.
    A casa bem isolada não precisaria de soluções muito onerosas. Apenas tinha o inconveniente de ter de armazenar lenha. Mas bastava uma tonelada de lenha por inverno para as minhas necessidades. Isso poderia custar 100€ ano. Agora vamos dividir 100€/4 meses que são 25€. Agora vamos apontar uns 100€ por mês de electricidade para o PRE apenas. Fora os consumos do resto das necessidades eléctricas.
    Apontava para uma necessidade de 125€/ por mês para aquecimento. Precisava de 500€ para passar os nossos invernos. E com um.investimento de no máximo de 3000€.
    Será absurdo?


    Para isso montava um recuperador de calor com permutador hidráulico, ligava-o a um depósito de inércia e instalava um PRH. Fica mais caro, mas a diferença de preço para a lenha recuperava-se nuns anos.

    Imagine que necessitava de 40 kWh/m2.ano para aquecer, para uma casa de 200 m2. 40x200=8000 kWh/ano. 8000x0.20 €/kWh=1600 €/ano

    Se arranjasse lenha de borla, o custo de investimento é mais caro, mas sem despesa anual. Mesmo que tivesse que comprar lenha, teria 40x200/0.80=10000 kWh/ano (eficiência de 0.80 no recuperador). A um custo de 0.05 €/kWh, seriam cerca de 500 €/ano. Melhor ainda, 10000 (kWh/ano) / 4.0 (kWh/kg) = 2500 kg lenha/ano

    E se não quisesse andar a matar-se a carregar lenha, podia ainda montar um sistema com apoio por bomba de calor monobloco, para casas de baixas necessidades há equipamentos quase ao preço de caldeiras de condensação.

    E tem sempre a vantagem de não ter que contratar uma potência disponível absurda junto da EDP, só à conta do PRE.
 
0.0238 seg. NEW