Iniciar sessão ou registar-se
    • espt
    • 11 janeiro 2017

     # 21

    Colocado por: Picareta
    Este é o típico orçamento em que o empreiteiro é que escolhe os materiais e as técnicas de execução. O dono de obra limita-se a ver o homem trabalhar....e a pagar a conta no final (ou no início!!)
    A meio da obra, o DO ainda pergunta: ó Sr X, isso não é fraquito? ao que ele responde: é o que está no orçamento, podemos meter uma coisa melhor, mas custa mais uns €€€!!


    No meu caso não aconteceria isso já que, como disse, são 10m2 para guardar ferramentas (que não se constipam se dormirem com 0ºC ou passerem por 40ºC no verão)

    Para mim, se vier a fazer e ficar "direito", pintado, sem meter água na cobertura, estará perfeito. Não entendo/percebo/acredito é que algum DO exija ou pense em tipos de ferro, alvenarias, etc etc...
  1.  # 22

    Colocado por: espt- Com uma tijoleira "qualquer"

    com 20€ o m2 não esteja à espera de nenhuma tijoleira. Fica em cimento :-))
    Concordam com este comentário: espt
    • espt
    • 11 janeiro 2017

     # 23

    Provavelmente sim, não digo o contrário... :)
  2.  # 24

    Colocado por: esptPara mim, se vier a fazer e ficar "direito", pintado, sem meter água na cobertura, estará perfeito.

    Presumo que se amanhã as paredes estiverem cheias de humidades ascendentes tb não há qualquer tipo de problema?
    • espt
    • 11 janeiro 2017

     # 25

    Colocado por: Picareta
    Ok. quer o mais barato desde que não chova lá dentro....assim já fica mais fácil pedir orçamentos. Eu por mim não preciso de saber mais nada, apenas teria que visitar o local para saber como é que é o terreno, e os acessos ao local.


    Nivelado, em terra, a 50m da EN
  3.  # 26

    é o tipico.....durante os pedidos de orçamento --> "eu quero uma coisa simples 4 paredes, 1 tecto, 1 janela, e 1 porta......."

    durante a obra ---> "Esta porta é muito fraquita e feia, nesta parede se calhar vai-me fazer falta uma torneira, epah pos-me janela de aluminio? eu preferia umas em pvc á cor cinza para ficar enquadrado com as da casa, ceramica a 5eur/m2? os que encontro sao feios, mesmo para arrumos....e por aí adiante....."


    Por mais simples que seja a intervenção, ou o cliente sabe realmente o que quer e como quer, ou vai receber orçamentos muito dispares......experimente pedir um orçamento a empresas de catering e diga apenas, quero um almoço para 50 pessoas......e depois veja os orçamentos que recebe!
    Concordam com este comentário: nunogouveia, Picareta, Tyrande
    Estas pessoas agradeceram este comentário: espt
  4.  # 27

    600 eur x 10 mt2 = 6000 eur
    • espt
    • 11 janeiro 2017

     # 28

    Não é uma casa para duendes, é para ferramenta...

    Digamos que não temos pernas para andar nesta ideia que talvez não tenha sido tão boa como pensei...
  5.  # 29

    Colocado por: marco1
    consegue saber em quanto lhe fica fazer uma simples sopa?? se consegue então veja como o fez.
    não se esqueça de referenciar em pormenor todos os ingredientes, tempos, etc, enfim toda a logista que utilizou em rigor.


    Quando vai a um restaurante e pede um caldo verde, espera até lhe perguntem de que tipo quer a couve, se quer com água da torneira ou engarrafada, com azeite de Vila flor ou do Alentejo, couve cortada em 2 ou 3mm?
    Sabe bem que pode pagar 10x mais por uma sopa num restaurante sem que isso signifique que a sopa tenha melhor qualidade.
    Quantos empreiteiros não servem água ao preço da sopa? Convém por isso que o cliente saiba o que é água, o que é sopa e uma ideia dos preços de cada um e parece-me que um fórum será o sitio certo para isso, sem complicações.
    Concordam com este comentário: espt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: espt
  6.  # 30

    Caramba. Antes de fazer a minha casa acho que vou tirar um licenciatura em engenharia civil, outra em arquitetura, um doutoramento na arte de bem fazer curva em canos e outro na arte de bem entubar fios de cobre. Depois já me sentirei minimamente habilitado para acompanhar a obra.
  7.  # 31

    Colocado por: TobiasDepois já me sentirei minimamente habilitado para acompanhar a obra.

    Faça o que está previsto na lei ..... contrate um fiscal!!
    • Tobias
    • 11 janeiro 2017 editado

     # 32

    Colocado por: Picaretacontrate um fiscal!!
    Parece-me que não será suficiente. Teria que contratar um bom fiscal, e para isso então necessito de um doutoramento na arte da adivinhação.
  8.  # 33

    Colocado por: PicaretaFaça o que está previsto na lei ..... contrate um fiscal!!

    Se na primeira vistoria ele lhe disser que está tudo bem, corra com ele e contrate outro,
  9.  # 34

    Colocado por: Tobiaspara isso então necessito num doutoramento na arte da adivinhação.

    Não será necessário tanto, um bom fiscal é aquele que antes da obra ter começado, já lhe chagou a paciência 53 vezes.
    Já lhe mandou msg e mail a avisar que deve fazer isto e aquilo.
    É aquele que quando você vê o numero já começa a praguejar dizendo:
    Que raio de desgraça é que este gajo vai inventar agora.
    • espt
    • 11 janeiro 2017

     # 35

    Já estamos a falar de fiscais para fazer uma "barraquita" para guardar tralha... Começo a acreditar nos 10x600€ :)
  10.  # 36

    Eu acho que é tudo um pouco relativo. Se não queremos ser aldrabados teremos sempre que perceber um pouco das coisas, podemos dar com um fiscal, que, bem pode ser fiscal só de nome e aí ficamos pior do que se fossemos nós próprios a lidar com o empreiteiro.
  11.  # 37

    Colocado por: Tobiasodemos dar com um fiscal, que, bem pode ser fiscal só de nome

    Acredite numa coisa, só vai para fiscal quem não sabe fazer mais nadinha ...
  12.  # 38

    Colocado por: zedasilvaAcredite numa coisa, só vai para fiscal quem não sabe fazer mais nadinha ...
    Não percebo muito do assunto, o que tenho visto é algumas obras publicas, que foram acompanhadas por fiscais a tempo inteiro e passados meia dúzia de anos estão uma lástima.
    Concordam com este comentário: damned
  13.  # 39

    Obras públicas é um campeonato completamente à parte :)))
    •  
      damned
    • 11 janeiro 2017 editado

     # 40

    Na minha opinião é mais do mesmo, é tudo o mesmo campeonato, as exigências são as mesmas, as responsabilidades também e ninguém me convence que numa pequena obra os ditos fiscais vão ter mais ou menos brio profissional (já nem vou chamar outra coisa) que teriam numa obra publica de grande envergadura... Na verdade as responsabilidades até podem ser bem acrescidas em obras publicas, isto é, o dano causado caso dê para o torto.
    Concordam com este comentário: espt
 
0.0246 seg. NEW