Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: TobiasSim, sim. coloquem mais veneno nas terras e nos lençóis freáticos. Acabou de dar um conselho que vale milhões. Arregace é as mangas, pegue numa foice e puxe pelo canastro. O método dos nossos pais / avós continua a ser o "método".


    Numa foice? Não diga parvoices.....

    Como pode ter visto, eu disse que infelizmente era a unica soluçao. Ganhe mas é juizo porque se calhar nem sabe o que é uma silva.

    Quando alguém diz que tem o terreno cheio de silvas e mandam usar uma foice deve ser a gozar só pode. Quando diz foice deve querer dizer enxada porque a foice só se for para fazer cocegas aos troncos das silvas.

    Volto a repetir, para se livrar de vez das silvas SÓ com herbicida próprio para silvas, o resto e uma solução anual. Realmente é um bocado de herbicida no terreno uma unica vez que vai contaminar o solo e os lençóis agua, existe cada um....

    Se alguem abrir um topico a perguntar como se livrar de um canavial a solução dada por si aposto que vai ser esse famoso "método" , cortar pelo caule para passado 1 ano estar tudo igual. Mas não se esquece de referir esse pequeno pormenor, de que todos os anos vão ter que fazer o mesmo e cada ano será pior porque vão-se alastrando.
  2.  # 22

    Colocado por: CbferreiraAinda sobre cabras... Sério, elas comem aquelas silvas que eu acho que dão amoras e me pareceram cheias de espinhos?... Mas duas não devem comer aquilo nem em duas semanas...

    As cabras comem as pontas mais tenras das silvas e...só!
    Parece-me que o seu terreno está atacado por um enorme silveiral. Não espere conseguir cortá-las sem a ajuda de uma roçadora. Se quiser, pode perguntar nos bombeiros ou na junta se conhecem quem faça roças; às vezes gente ligada ou muito próxima dos bombeiros organizam-se, nas horas livres, em roçadores de mato e afins, pagos à hora. Num ápice limpam as silvas, fazem um aceiro como deve ser e queimam-nas com as devidas cautelas. Nesta altura, como não tem chovido é preciso mais cuidado com as queimadas (boiceiros na minha terra). Não se meta a queimá-las em bidons: isso tem a sua ciência, devem queimar-se de manhã cedo ou ao fim da tarde quando há mais humidade, mas sempre com o terreno limpo junto dos montículos de ervas, silvas e até terra para evitar a propagação de chamas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 23

    Colocado por: A. MadeiraEu tenho um pequeno terreno que todos os anos tento limpar. Com uma foice corto os fetos, com uma enxada corto as silvas e com uma pedoa limpo os pinheiritos pequenos. Junto tudo e, na época em que as queimadas são permitidas queimo, mas em pequenas quantidades. O seguro morreu de velho.
    Entretanto, já plantei algumas árvores, mas não acredito que alguma fruta possa vir a comer.

    A. Madeira acredite que tenho a certeza de que vai comer fruta das árvores que plantou. Não sei se vai comer primeiro citrinos ou azeitonas, mas pelo trato, se tiver continuação, está garantido porque o terreno parece-me de qualidade. Claro que, mantendo a roça à volta das árvores, estas agradecerão. E parabéns pela iniciativa!
    Concordam com este comentário: jorgand, CLOROFILUS, coisasdacasa
  4.  # 24

    Colocado por: coisasdacasaComo pode ter visto, eu disse que infelizmente era a unica soluçao. Ganhe mas é juizo porque se calhar nem sabe o que é uma silva.
    Você deve perceber tanto do mundo rural como eu de fusão nuclear. Sim as silvas cortam-se com uma foice, uma tesoura da poda e um foicinhão. Isso dos herbicidas é para os jardins das belas vivendas da cidade. Cá na aldeia usa-se a cabeça e depois os braços.
    Concordam com este comentário: Toino
    • Tobias
    • 14 janeiro 2017 editado

     # 25

    Colocado por: coisasdacasacortar pelo caule para passado 1 ano estar tudo igual.
    A solução é empestar a terra com químicos. Meu caro quem não pertence ao meio não se deve cá meter. Deixe-se estar no gabinete e deixe a terra para quem percebe dela. Não dê conselhos sobre um assunto ode que nada percebe, senão daqui a pouco está a beber água com sabor a mer... digo químicos. A terra dá trabalho, sempre deu, e não se vai a gora estragar porque não se quer ter trabalho.
    Concordam com este comentário: Toino
  5.  # 26

    Colocado por: TobiasVocê deve perceber tanto do mundo rural como eu de fusão nuclear. Sim as silvas cortam-se com uma foice, uma tesoura da poda e um foicinhão. Isso dos herbicidas é para os jardins das belas vivendas da cidade. Cá na aldeia usa-se a cabeça e depois os braços.


    Tenho um terreno com 10.000m2 com centenas de arvores....

    Ainda tem que me explicar como corta os troncos das silvas velhas com uma foice, isso é que eu gostava de saber lol.
  6.  # 27

    Colocado por: TobiasA solução é empestar a terra com químicos. Meu caro quem não pertence ao meio não se deve cá meter. Deixe-se estar no gabinete e deixe a terra para quem percebe dela. Não dê conselhos sobre um assunto ode que nada percebe, senão daqui a pouco está a beber água com sabor amer...digo químicos. A terra dá trabalho, sempre deu, e não se vai a gora estragar porque não se quer ter trabalho.


    Imagino as manifestações que o amigo deve fazer todas as semanas as portas das camaras municipais por usarem herbicidas, das próprias fabricas que fabricam estes químicos e sei la que mais tal e a sua indignação pro alguem usar uma unica vez um bocado de herbicida para matar as silvas....

    Amigo, cresça mas é, um bocado de herbicida 1 única vez não vai prejudicar rigorosamente nada. Não existe paciência para estes extremismos. Agora por usar uma única vez herbicida o mundo vai acabar.lol

    Mas atenção, embora não vá na onda desses extremismos aplaudo a sua atitude de não usar químicos, eu mesmo sou defensor de produtos biologicos porque de quimicos já esta o Mundo cheio. Dai ter dito que infelizmente para eliminar de vez as silvas so com uso herbicida.
  7.  # 28

    Colocado por: maria rodrigues
    A. Madeira acredite que tenho a certeza de que vai comer fruta das árvores que plantou. Não sei se vai comer primeiro citrinos ou azeitonas, mas pelo trato, se tiver continuação, está garantido porque o terreno parece-me de qualidade. Claro que, mantendo a roça à volta das árvores, estas agradecerão. E parabéns pela iniciativa!
    Concordam com este comentário:jorgand,CLOROFILUS,coisasdacasa


    A terra parece ser bastante boa, se fosse arenosa isso é que era um problema. Aliás, so o facto de dizer que tem fectos nesse terreno em abundancia é um excelente sinal, quer dizer que existe muita humidade e que o terreno tem bastantes nutrientes.

    Não se contenha, continue a plantar mais árvores. Acrescento estas menos comuns que pode plantar, nogueira macadamia, abacateiro, pitangueira, anoneira.

    Aconselho é a não plantar pessegueiros, é das árvores de fruto que mais doenças apanha.

    De certeza que vai comer muito antes os citrinos do que as azeitonas ;)
    Concordam com este comentário: A. Madeira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A. Madeira
  8.  # 29

    Colocado por: coisasdacasaTenho um terreno com 10.000m2 com centenas de arvores....
    A sério ? E as árvores são pinheiros, carvalhos ou eucaliptos ? Nós temos uma área de 7 hectares só dessas árvores, hã, depois temos 5 hectares de vinha, e dois de estufas. Claro que os terrenos onde estão as estufas estão impestados de herbicidas mas era o que os consultores aconselhavam para não termos muito trabalho, portanto não venha ensinar a missa ao vigário.
  9.  # 30

    Colocado por: coisasdacasaA terra parece ser bastante boa, se fosse arenosa isso é que era um problema. Aliás, so o facto de dizer que tem fectos nesse terreno em abundancia é um excelente sinal, quer dizer que existe muita humidade e que o terreno tem bastantes nutrientes.

    Não se contenha, continue a plantar mais árvores. Acrescento estas menos comuns que pode plantar, nogueira macadamia, abacateiro, pitangueira, anoneira.

    Aconselho é a não plantar pessegueiros, é das árvores de fruto que mais doenças apanha.

    De certeza que vai comer muito antes os citrinos do que as azeitonas ;)
    Obrigado pelos seus conselhos. Sim, o terreno tem muita humidade sempre ouvi dizer que onde há fetos e era há água. Pena eu não viver na aldeia, teria o terreno num mimo, mas mesmo assim vou mantendo - o limpo e, acredite, são as melhores férias para mim quando, ando lá de enxada e foice na mão e planto mais uma árvore. Como diz o poeta, "Só se lembra dos caminhos velhos quem tem saudades da terra ...
    Já agora, que outras árvores recomenda e que não necessitem de grande atenção? Já tenho uma ameixoeira, uma clementineira, um limoeiro, uma cerejeira, um diospireiro e um medronheiro. Este, já está a dar medronho.
  10.  # 31

    Colocado por: TobiasA sério ? E as árvores são pinheiros, carvalhos ou eucaliptos ? Nós temos uma área de 7 hectares só dessas árvores, hã, depois temos 5 hectares de vinha, e dois de estufas. Claro que os terrenos onde estão as estufas estão impestados de herbicidas mas era o que os consultores aconselhavam para não termos muito trabalho, portanto não venha ensinar a missa ao vigário.


    Eu não estou aqui a medir pilinhas, o amigo é que afirmou que eu não eprcebia nada de arvores ou de terrenos, eu simplesmente disse que tinha um terreno com algum tamanho e com centenas de arvores. Tenho pomar e mata e alem disto tenho ainda arvores de jardim, ou seja, variedade que é o que se quer.
    Tenho carvalhos se bem que não se dao aqui muito bem, e tenho pinheiros inclusive pinheiros do alepo...

    Para quem critica tanto alguem por usar um bocado de herbicida UMA UNICA vez, ter 2 hectares estufas carregadas de herbicidas e hectares com eucaliptos ( que é a pior porcaria que entrou no nosso pais) é obra. O amigo devia era de ganhar o premio de hipocrisia ;)

    E na vinha nao usa quimicos nenhum? Como e que trata as carragadas de doenças que as vinhas apanham?
  11.  # 32

    Colocado por: A. MadeiraObrigado pelos seus conselhos. Sim, o terreno tem muita humidade sempre ouvi dizer que onde há fetos e era há água. Pena eu não viver na aldeia, teria o terreno num mimo, mas mesmo assim vou mantendo - o limpo e, acredite, são as melhores férias para mim quando, ando lá de enxada e foice na mão e planto mais uma árvore. Como diz o poeta, "Só se lembra dos caminhos velhos quem tem saudades da terra ...
    Já agora, que outras árvores recomenda e que não necessitem de grande atenção? Já tenho uma ameixoeira, uma clementineira, um limoeiro, uma cerejeira, um diospireiro e um medronheiro. Este, já está a dar medronho.


    Abacateiro e anoneira nao apanham doenças e nem sequer a mosca da fruta pica. As goiabeiras tambem nao apanham doenças mas sao afectadas imenso pela mosca da fruta, mas existe um produto biologico simples que e muito eficaz, é uma cera com um cheiro que e colocada numa garrafa e que atrai as mocas da fruta e acabam por afogar no liquido.

    Medronheiro tenho varios mas sao recentes e ainda nem sequer deram flor.

    Arvores de fruto que conheço que nao apanham qualquer doença ou bicho só a anoneira e o abacateiro, estas duas sao super resistentes e um só abacateiro ao fim de uns 8-10 anos ja vai dar centenas de abacates. O ano passado dei mais de 250 abacates . A nogueira macadamia ainda nao posso dizer nada porque so comprei uma o ano passado.

    Mas sem ser videiras e pessegueiros eu arriscava a meter de tudo, existem doenças que podem existir aqui mas na sua zona nao ser tanto afectada. Não tenha receios, as plantas tambem nao sao caras, coloque e muita variedade.

    Ah, e nao pode colocar so uma cerejeira, tem que ser varias, quem lhe vendeu a cerejeira devia-lhe ter dito isso ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A. Madeira
    •  
      aacc
    • 14 janeiro 2017

     # 33

    Colocado por: A. MadeiraEu tenho um pequeno terreno que todos os anos tento limpar. Com uma foice corto os fetos, com uma enxada corto as silvas e com uma pedoa limpo os pinheiritos pequenos. Junto tudo e, na época em que as queimadas são permitidas queimo, mas em pequenas quantidades. O seguro morreu de velho.
    Entretanto, já plantei algumas árvores, mas não acredito que alguma fruta possa vir a comer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:coisasdacasa,Cbferreira


    e qual é a época em que as queimadas são permitidas?
  12.  # 34

    Colocado por: aacce qual é a época em que as queimadas são permitidas?
    http://www.multas.pt/queimadas-queima-de-sobrantes-e-realizacao-de-fogueiras
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cbferreira
  13.  # 35

    Colocado por: coisasdacasaAh, e nao pode colocar so uma cerejeira, tem que ser varias, quem lhe vendeu a cerejeira devia-lhe ter dito isso
    Não sabia! Reconheço que não percebo - quase - nada de árvores de fruto, mas nunca é tarde para aprender.

    Entretanto pesquisei agora na net e, fiquei a saber ,o porquê de não dar frutos.


    Compatibilidade não universal
    Na maior parte das plantas, o pólen oriundo de uma outra flor da mesma planta é suficiente para assegurar a presença de frutos. Diz-se então que a planta é autofértil. Às vezes, é o pólen da flor própria que fecunda a parte fêmea da planta. Neste caso, não é preciso de polinizadores, como em alguns tomates e trata-se então de autopolinização.



    Mas em muitas outras plantas, em especial as árvores frutíferas (macieiras, ameixeiras, cerejeiras sobretudo), o pólen produzido por uma árvore não pode fecundar suas flores fêmeas. Há uma auto incompatibilidade e a árvore é dita auto-estéril. Deve então fazer a fecundação cruzada para dar frutos, ou seja beneficiar do pólen oriundo de um outro sujeito, ou até de uma outra variedade. Neste caso, a presença dos que saqueiam é absolutamente indispensável para veicular o pólen de uma árvore a outra!

    Uma cerejeira isolada, em especial ginja, quase não vai dar fruto se não beneficiar duma variedade polinizadora nos arredores.
    http://www.coisasdaterra.com/conselhos-de-jardinagem/arvores-e-arbustos/a-floracao-e-os-frutos/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cbferreira
    • Tobias
    • 14 janeiro 2017 editado

     # 36

    Colocado por: coisasdacasater 2 hectares estufas carregadas de herbicidas e hectares com eucaliptos
    Por isso é que desaconselho o uso de herbicidas e pesticidas. Se tenho os terrenos das estufas impregnados de químicos isso devo-o aos técnicos da cooperativa. Na altura pouco percebia do assunto e o conselho que nos davam era que utilizasse este herbicida / pesticida para esta cultura, aquele para aquela e por adiante. Os **** percebiam tanto do assunto como eu de geologia. Deviam estar a ser patrocinados pela Monsanto e à custa disso fiquei com os terrenos envenenados.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  14.  # 37

    Colocado por: coisasdacasa (...) Para quem critica tanto alguem por usar um bocado de herbicida UMA UNICA vez, (...)

    Não querendo contrariar a sua opinião afianço-lhe que esses herbicidas não eliminam definitivamente as silvas. Enfraquecem-nas, mas elas, mais timidamente no primeiro ano, a partir do segundo renovam e renovam. Se não houver aplicação periódica do herbicida, elas brotam mais fortes do que antes. E agora é preciso ter «formação»(?) antes de estar autorizado a usar esse herbicida (roundup). Repito: não são recomendáveis porque são altamente prejudiciais às plantas e ao ambiente.

    Agora uma nota de rodapé: antes de aparecerem as roçadoiras, são máquinas para gente mais nova e robusta, a solução para cortar as silvas era, de facto, o foição, o foicinho (foice, para alguns), a tesoura de podar e a enxada, quando isso era permitido. Com a mecanização o amanho das terras também evoluiu, mas não se pense que não tem os seus inconvenientes, quer pela inalação dos gases - há alturas em que o vento se encarrega de os empurrar para o nosso nariz -, quer pela destruição de alguma flora autóctone, porque vai tudo à frente. Por experiência, éramos sempre duas pessoas, para que uma tombasse o matagal, com a ajuda de um ancinho, a fim de proteger as plantas pequenas ( pinheirinhos e carvalhos ) de um corte certo. Então para os pinheiros é fatal: já não renovam!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cbferreira
    • Dj_C
    • 14 janeiro 2017

     # 38

    Boa tarde,
    Esqueça o Roundup, para silvas o único viável é o Garlom, aplica uma vez e elas secam completamente. Atenção que este mata todas as outras espécies à volta. Não aplique perto de videiras e arvores de fruto.
    Cumprimentos,
    Dj_C
    Concordam com este comentário: coisasdacasa
  15.  # 39

    Colocado por: TobiasPor isso é que desaconselho o uso de herbicidas e pesticidas. Se tenho os terrenos das estufas impregnados de químicos isso devo-o aos técnicos da cooperativa. Na altura pouco percebia do assunto e o conselho que nos davam era que utilizasse este herbicida / pesticida para esta cultura, aquele para aquela e por adiante. Os **** percebiam tanto do assunto como eu de geologia. Deviam estar a ser patrocinados pela Monsanto e à custa disso fiquei com os terrenos envenenados.
    Concordam com este comentário:maria rodrigues


    E está a comparar o uso intensivo de herbicidas de uma estufa com a aplicação unica de um bocado de herbicida para matar umas silvas?
  16.  # 40

    Colocado por: maria rodrigues
    Não querendo contrariar a sua opinião afianço-lhe que esses herbicidas não eliminam definitivamente as silvas. Enfraquecem-nas, mas elas, mais timidamente no primeiro ano, a partir do segundo renovam e renovam. Se não houver aplicação periódica do herbicida, elas brotam mais fortes do que antes. E agora é preciso ter «formação»(?) antes de estar autorizado a usar esse herbicida (roundup). Repito: não são recomendáveis porque são altamente prejudiciais às plantas e ao ambiente.

    Agora uma nota de rodapé: antes de aparecerem as roçadoiras, são máquinas para gente mais nova e robusta, a solução para cortar as silvas era, de facto, o foição, o foicinho (foice, para alguns), a tesoura de podar e a enxada, quando isso era permitido. Com a mecanização o amanho das terras também evoluiu, mas não se pense que não tem os seus inconvenientes, quer pela inalação dos gases - há alturas em que o vento se encarrega de os empurrar para o nosso nariz -, quer pela destruição de alguma flora autóctone, porque vai tudo à frente. Por experiência, éramos sempre duas pessoas, para que uma tombasse o matagal, com a ajuda de um ancinho, a fim de proteger as plantas pequenas ( pinheirinhos e carvalhos ) de um corte certo. Então para os pinheiros é fatal: já não renovam!


    Herbicida proprio para silva garanto-lhe que matam de vez as silvas proque foi assim que consegui livrar-me delas definitivamente. Antes tinha que usar o famoso "metodo" de andar a corta-las todos os anos
 
0.0298 seg. NEW