Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!

    Tenho neste momento projeto de arquitetura fechado e caderno de encargos, estando apto para fazer a entrega do projeto na câmara.
    Os projetos de especialidades já se encontram também em execução.
    Estou a recolher orçamentos e, como tal, gostaria de pedir a vossa ajuda para me indicarem bons construtores, que possam executar a obra em Gaia.
    Sabendo de antemão que esta escolha é fundamental, se puderem partilhar a vossa experiência, ainda melhor.

    Obrigado!
  2.  # 2

    Colocado por: StepAheadTenho neste momento projeto de arquitetura fechado e caderno de encargos

    Se me permite, uma observação.
    O caderno de encargos até pode estar alinhavado, contudo nesta fase nunca pode estar concluído. O caderno de encargos tem obrigatoriamente que refletir grande parte das soluções/técnicas construtivas que irão agora em fase de especialidades ser definidas.
    Concordam com este comentário: StepAhead
    Estas pessoas agradeceram este comentário: StepAhead
  3.  # 3

    Com certeza zedasilva! É fundamental e pode alterar completamente o custo de uma obra.
    Neste momento estou a fazer o levantamento de construtores, aferir a qualidade das suas obras e tentar obter o máximo de informação possível sobre eles.
    Já pedi orçamentos (2), mas com a consciências de que não são definitivos e que só quando tiver os projetos de especialidades concluídos é que terei a exata noção de quanto vou gastar.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  4.  # 4

    Esta é tb a altura em que deve contratar os serviços de fiscalização e coordenação de segurança.
    Imagino que esteja consciente da mais valia que é ter alguém a assessora-lo nas questões de compatibilização dos projetos, revisão do CE, analise de orçamento e capacidade técnica dos empreiteiros, elaboração de contratos de empreitada, etc.
    Concordam com este comentário: StepAhead
  5.  # 5

    zedasilva

    isso é que é uma excelente prestação de serviços :))
    se conseguir então juntar a isso uma "verdadeira" medição de projeto, seria um "pacote" com muitas pernas para andar.
    pense nisso.
  6.  # 6

    Colocado por: marco1se conseguir então juntar a isso uma "verdadeira" medição de projeto, seria um "pacote" com muitas pernas para andar.

    A medição do projeto implica que o fiscal tenha acesso ao projeto em formato editável. Nem sempre os autores dos projetos estão disponíveis para isso, coisa que até compreendo.
    Por outro lado é muito mais fácil (e barato) aos autores dos projetos fazerem esse serviço uma vez que os próprio programas com que trabalham já lhes dá quase direto uma série de variáveis.
  7.  # 7

    ora se eu tenho de fornecer em editável ás várias especialidades, porque não a essa "especialidade".
    não sei não zé,
    uma boa medição implica muito de várias coisas que por aqui tem salientado, medições chapa 5 vê-se por ai aos pontapés.
    tirando certas estruturas já com um certo porte e com equipas integradas, o que se vê por ai ainda é muito copy paste e cozinhado.
    outra coisa também é que se pensa que os programas BIM fazem trinta por uma linha, mas isso não é assim tão linear e se não for bem configurado e com a tal integração multidisciplinar, é apenas uma pequena ajuda.
  8.  # 8

    Colocado por: marco1ora se eu tenho de fornecer em editável ás várias especialidades, porque não a essa "especialidade".

    Porque em principio, os autores das outras especialidades são seus colaboradores, o fiscal não. Quem lhe garante que o gajo não vai usar o projeto para o vender amanhã por 3 reis de mel quando?

    Colocado por: marco1uma boa medição implica muito de várias coisas que por aqui tem salientado, medições chapa 5 vê-se por ai aos pontapés

    Ora nem mais, é por isso que eu não faço medições de projetos. Defendo que cada um deve oferecer aos seus clientes, o melhor serviço que sabe e consegue. Sei que para fazer medições em condições não teria preços concorrenciais, logo, acho que cada macaco no seu galho.
  9.  # 9

    sim eu percebo,

    mas mantenho que numa ótica de inovação e evolução, algo poderia ser feito mais, e no seu caso teria que obviamente ter junto a si mais um quadro especializado nesse sentido.

    por isso não sei zé até que ponto as coisas não tem de evoluir para outros segmentos, dava mais valor a isso que a certas empresas de intermediaríssimo que mais não fazem do que escolher/propor orçamentos.

    em todo o caso podia dividir a sua atuação em duas coisas distintas por exemplo, uma seria fiscalização pura e simplesmente, outra seria de elaboração de caderno de encargos e medição.

    digo isto porque penso que hoje em dia está a ser exigido á parte conceptual da arquitetura, um pacote de soluções e parte técnica que por um lado não é bem paga e por outro retira tempo precisamente ao trabalho dessa parte mais conceptual.
  10.  # 10

    Colocado por: marco1hoje em dia está a ser exigido á parte conceptual da arquitetura, um pacote de soluções e parte técnica que por um lado não é bem paga e por outro retira tempo precisamente ao trabalho dessa parte mais conceptual.

    Não podia estar mais de acordo, mas deve concordar que esse pacote de soluções, quer seja fornecido pelo técnico da arquitetura, quer seja fornecido por outro técnico qualquer é de extrema importância.

    Colocado por: marco1no seu caso teria que obviamente ter junto a si mais um quadro especializado nesse sentido.

    Esse é apenas um dos problemas, se hoje queremos ser concorrenciais temos que ter uma politica de contenção de custos muito assertiva. Um bom técnico especializado em medições, não é coisa barata. Pessoalmente admiro e respeito quem se dedica a esta área. Já por lá passei 1 ano, ainda no tempo em que os projetos eram todos medidos á mão. Sei o que me custou e o neurónios que queimei. É coisa que não queria repetir nem com todos este novos "acessórios" que facilitam a tarefa.
  11.  # 11

    Este tem boas práticas

    Avelino Fernandes & Irmão Lda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: StepAhead
  12.  # 12

    Este também

    SCAB - Sociedade de Construções Acácio Baptista, Lda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: StepAhead
  13.  # 13

    Colocado por: MrcsMglhsEste também

    SCAB - Sociedade de Construções Acácio Baptista, Lda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:StepAhead


    O Acácio Batista tem a reputação de ser um ótimo construtor.
  14.  # 14

    Colocado por: zedasilva
    A medição do projeto implica que o fiscal tenha acesso ao projeto em formato editável. Nem sempre os autores dos projetos estão disponíveis para isso, coisa que até compreendo.
    Por outro lado é muito mais fácil (e barato) aos autores dos projetos fazerem esse serviço uma vez que os próprio programas com que trabalham já lhes dá quase direto uma série de variáveis.


    E se o arquitecto fornecer o projecto em DWF? Não é editável e dá para fazer as medições (não sei se é fácil converter para DWG de novo). Eu já recebi vários projectos assim para orçamento.

    Até nos PDFs dá para fazer medições, embora bem mais limitado.
 
0.0168 seg. NEW