Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sempre pensamos em reconstruir, aproveitando o existente onde moramos... Andamos às voltas com este processo há mais de um ano. Queremos poupar em contrutores arquitectos etc... E acabamos por não decidir.
    Agora uma duvida surgiu e construir de novo? Pois a reconstrução parece que ninguem nos consegue ajudar verdadeiramente.
    A casa onde moramos corresponde a 30% de um predio onde os outros 70% estão em ruinas de pedra. Situa-se numa freguesia de Braga. Sempre esteve na nossa ideia aproveitar o existente sendo que vamos desfazer imensa coisa, e restaurar o resto como um todo.
    Agora falaram me que construir o preço seria na ordem dos 650€/m2, é verdade?? Pensei que era mais. Pois or orçamentos de reconstrução vão dar ao mesmo valor.
    Em que se poupa na reconstrução?
  2.  # 2

    Catarina,

    Talvez poupar no Arquitecto não seja a melhor solução, aliás provavelmente não andaria todo este tempo sem respostas.

    A base de uma boa reconstrução ou uma boa construção, é um bom projecto, obviamente sou juiz em causa própria, mas procure aqui no forum inúmeros testemunhos na primeira pessoa disso mesmo.

    dito isto.

    Para analisar a sua reconstrução deverá levar um técnico ao local para avaliar as patologias e necessidades do existente. O valor depende também até onde quer reconstruir, pode dar uma pintura ou fazer intervenção a fundo.

    E reconstruir pode sair mais caro do que fazer de raiz, ou mais barato, mais uma vez depende do que quer fazer.

    Construir de raiz pode andar nesses valores sim, facilmente o preço sobe, depende vários fatores.

    Está na hora de contratar um técnico ou daqui a um ano ainda andará com as suas dúvidas.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: SG_arquitecto, Anonimo09092021
  3.  # 3

    Tem uma ajuda, se for so lavar a cara a esses 30% podem-lhe baixar o preço por m2. Agora dos restantes conte com os 650€... Pelo menos. Que areas estamos a falar? Wcs e cozinhas ficava com o existente e renovava? Quer por fotos do exterior? Esses enquadramentos com pedra podem ficar bem giros...
  4.  # 4

    Como gosto de ver pedra nas casas, se pudesse e fosse viável, com certeza ia tentar aproveitar o que tem.
    Siga o conselho do doisarquitectos, um técnico pode lhe sugerir coisas bastante interessantes, que provavelmente nunca lhe passariam pela cabeça, nem sabe que podia fazer dessa forma.
  5.  # 5

    Boas,

    Estou precisamente na mesma situação, vou adiando, adiando e nada se decide. Alguém sabe onde posso encontrar esses técnicos?
  6.  # 6

    Boa noite,

    Caso ajude, posso deixar o meu simples testemunho...

    Em março do ano passado, adquiri uma moradia antiga, toda em granito. No mesmo dia em que fiz a escritura, desloquei-me à casa com um Arquiteto, onde lhe expliquei, em traços gerais, o que gostaria de fazer com a mesma...

    Seguiu-se a apresentação, por parte do Arquiteto, do valor que a empresa cobraria para fazer o projeto. Aceitei. Seguiram-se 3 meses onde andámos "à volta" do projeto e mais 2 "à volta" do orçamento que a empresa para a qual o Arquiteto trabalha apresentou. Claro que, no entretanto, solicitei mais 3 orçamentos a outras empresas com base no caderno de encargos elaborado pelo Arquiteto...

    O orçamento foi adjudicado em finais de agosto. A obra arrancou em outubro...

    Nunca tive grandes dúvidas que estes seriam os passos necessários para fazer algo com "cabeça, tronco e membros", poupando uns bons milhares de euros... Neste momento, tenho a certeza absoluta que mesmo para um projeto de reabilitação, faz muita falta um arquiteto que acompanhe a obra a "par e passo"...
    Concordam com este comentário: doisarquitectos
  7.  # 7

    Ricardo,

    Uma pesquisa rápida na internet e encontra centenas de técnicos, aqui no forum existem bastantes, existe até um tópico com contatos. Nós aqui no atelier somos alguns desses técnicos, diga-me mesmo por email: info@doisarquitectos o que pretende e necessita e fica pelo menos já com uma proposta.

    Melo, agradeço o seu comentário uma vez que muitas pessoas ainda veem o arquitectos com um mal necessário e não conseguem ver as vantagens de ter um bom técnico ao seu lado.

    Boa sorte para o desenrolar do seu processo.

    Nuno Costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: Melo1981
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Melo1981
 
0.0084 seg. NEW