Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Antes de mais quero agradecer a todos os contributos que me poderão prestar por forma a conseguir enriquecer o meu conhecimento e talvez realizar a minha vontade.

    Quero dizer também que pesquiso muito por este fórum e Internet mas sinto-me por vezes perdida e/ou insatisfeita com a informação que obtenho e como tal sinto a necessidade de falar/conversar com alguém sobre o meu caso em concreto. Dito isto, peço desculpa se me repetir e quero frisar que não tenho qualquer intuito em "bater na mesma tecla" apenas quero enriquecer o meu conhecimento e, mais uma vez, talvez realizar a minha vontade. Se a questão que lançar já existir digam-me o link que eu irei ler.

    Dito isto... Tenho então a possibilidade de passar umas férias /temporadas com a minha família numa casa de aldeia. Como a vida mo permite posso lá estar grandes temporadas mas para isso preciso de a colocar confortável (combater o frio é o mais importante para a criançada).

    É uma casa de pedra com paredes rebocadas. Tem janelas de alumínio fraco mas que cumpre a sua função básica. O res do chão tem vigas de madeira e uma de cimento ou betão. Sobre ele recaem tábuas de madeira e apenas a zona do wc é chão de cimento. A porta da sala está torta mas é de uma madeira que penso ser resistente e merecia ser restaurada . As tábuas do chão estão muito juntinhas umas às outras mas passa frio. O res do chão era o local de animais e só um dos lados foi acimentado. O outro ainda tem feno... O primeiro andar é frio, muito frio. As paredes são frias. A escadaria é aberta pelo que todo o frio que entra pelos portões sobe. Ir ao WC de noite é atravessar o Artico (dormi na sala).
    O objectivo é entender o que posso fazer com poucos recursos e mão de obra minha e do marido.
    Por exemplo, até colocava betume naquelas traves que fazem o chão da sala mas isso existe em quantidade grandes? E que betume?
    E as paredes (sem humidade mas geladas) pladur básico (sem aquelas armações ou "espumas") servirá ou será trabalho em vão? O teto que divide o telhado e cobre a sala pode levar alguma espuma especial por cima da instalação eléctrica?
    E as pedras de granito que estão à mostra... Existe algum revestimento tipo verniz que as possa tornar mais quentes?

    Como disse, procuro respostas por todos os recantos da Internet e não quero massar ninguém... Agradeço as ajudas... Tenho tantas questões...
  2.  # 2

    Olá Cbferreira.
    Onde se localiza a sua casa na aldeia ?
    Cumprimentos.
  3.  # 3

    Colocado por: CMartinOlá Cbferreira.
    Onde se localiza a sua casa na aldeia ?
    Cumprimentos.


    Para Viseu... Alguma sugestão CMartim?
    •  
      CMartin
    • 13 janeiro 2017 editado

     # 4

    CMartiN (com N) :o)
    Sim, a primeira : não envernize as pedras. Vai apenas torná-las feias, e o verniz não torna mais quentinho nada.
    Estou a imaginar que a casa se parece com uma de amigos, em Oliveira do Hospital, em que em baixo tinha a loja e animas e em cima a casa propriamente dita e também é em pedra enorme, maciça. São muito bonitas as casas.
    Consegue colocar fotos, assim espaço por espaço, apanhando essas zonas mais problemáticas do frio ?
    Também, sim, recupere as portas de madeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cbferreira
  4.  # 5

    CMartim obrigada pela dica do envernizamento, eu na verdade nem sabia se existia!
    A casa é assim mesmo como diz! Loja não sei o que era (loja mesmo loja penso que não) Animais sim e pedras enormes também.
    Fotos é difícil pois a casa não é minha e neste momento são muitos os km que nos separam. O objectivo é recolher informações ate o meu regresso... Antes do verão certamente!

    Todas as ajudas às minhas questões são bem vindas!
  5.  # 6

    Colocado por: CbferreiraCMartim obrigada pela dica do envernizamento, eu na verdade nem sabia se existia!
    A casa é assim mesmo como diz! Loja não sei o que era (loja mesmo loja penso que não) Animais sim e pedras enormes também.
    Fotos é difícil pois a casa não é minha e neste momento são muitos os km que nos separam. O objectivo é recolher informações ate o meu regresso... Antes do verão certamente!

    Todas as ajudas às minhas questões são bem vindas!


    Esse res de chão chama se pelos habitantes dessas zonas por Loja ( não era necessario vender nada apenas tem esse nome)
    Concordam com este comentário: CMartin, Joao Dias, Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cbferreira
  6.  # 7

    O fato do piso deixar passar o frio/calor da zona do alojamento dos animais para a habitação tinha a sua logica.
    Naqueles tempos não havia aquecimento, assim o calor produzidos pelos animais era encaminhado para aquecer a zona de habitação.
    Por outro lado, naqueles tempos, o roubo de animais era prática comum, assim quanto mais perto dos donos estivessem mais fácil seria detetar uma possível tentativa de roubo.
    Concordam com este comentário: CMartin, Joao Dias, larkhe, Vítor Magalhães, Cbferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, Cbferreira
  7.  # 8

    Colocado por: zedasilvaO fato do piso deixar passar o frio/calor da zona do alojamento dos animais para a habitação tinha a sua logica.
    Naqueles tempos não havia aquecimento, assim o calor produzidos pelos animais era encaminhado para aquecer a zona de habitação.
    Por outro lado, naqueles tempos, o roubo de animais era prática comum, assim quanto mais perto dos donos estivessem mais fácil seria detetar uma possível tentativa de roubo.
    Concordam com este comentário:CMartin,Cbferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Cbferreira


    Sim, eu sei disso mas agora vou remediar isso? Já não há lá animais... Quanto muito arranjo um coelhinho aos filhos que depois vai viver para a vizinha...
  8.  # 9

    Colocado por: Cbferreira

    Sim, eu sei disso mas agora vou remediar isso? Já não há lá animais... Quanto muito arranjo um coelhinho aos filhos que depois vai viver para a vizinha...


    Para a vizinha? Essa é a versão que vai contar aos seus filhos... 😊 Por acaso passou-me outra coisa pela cabeça...
  9.  # 10

    Por exemplo, até colocava betume naquelas traves que fazem o chão da sala mas isso existe em quantidade grandes?


    Não vai resolver a questão.
    Eu não sou grande espingarda nisto das construções, gosto mais é dos "acabamentos" :o), e há aqui de longe gente especializada coisa que não sou, mas vamos andando que a coisa vai-se desenrolando para o melhor..a pergunta que lhe faço é em que assenta o chão do piso superior ? E o cimento da casa de banho?
    A questão é que não pode sobrecarregá-lo (por causa do peso) assim de qualquer maneira, eu acho que vai ter que se forrar a partir da parte de baixo.

    Técnicos, o que dizem ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cbferreira
    •  
      CMartin
    • 13 janeiro 2017 editado

     # 11

    Cbferreira,
    A minha é uma casa de arquitectura popular. E uma das partes da casa é uma casa torreada, ou seja, assim como a sua na aldeia, dois pisos e com os animais em baixo.
    Isto tudo para lhe dizer que o que se fez para isolar o primeiro andar, foi forrar a pladur o tecto do res do chão, da loja, a pladur.
    Aqui tem uma imagem do quarto neste link, olhe para tecto.
    Como não tenho uma imagem do quarto em específico aqui comigo, mostro-lhe o tecto do nosso quarto, cujo efeito é igual, aquele ripado em madeira pintado de branco..pode fazê-lo em pladur.
    Percebe ?

    https://forumdacasa.com/discussion/20198/21/quem-disse-que-tinhas-bom-gosto/#Comment_970170
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cbferreira
  10.  # 12

    CMartin obrigada pelas citações!

    Sobre o betume tinha receio que me dissessem isso. Penso que ele servirá melhor para questões de embelezamento.

    Quanto ao "onde assenta o chão do 1°andar"... Em grandes vigas de madeira (que adorava embelezar). Do lado da sala o chão" treme" com o nosso andar. A casa de banho foi feita por cima da (penso que) única viga de cimento (duvido ser betão)...

    Isolar por baixo - esferovite faz o mesmo? (não sendo casa nossa se falo em despesas de maior o marido diz "nao") pensei na esferovite para o tecto da garagem e por baixo das telhas....

    Chão que separa os pisos - têm de levar obrigatoriamente placa de betão?

    CMartin obrigada pelo link das fotografias da sua casa! Aquelas" molduras" de pedra à volta das portas é semelhante ao que se usa nesta casa de que falo, muda serem várias, em granito e serem assim "alinhadas, desalinhadas"... Se me faço entender!?
  11.  # 13

    Colocado por: Anonimo09092021Cbferreira: Parece-me, muito sinceramente, que está em vias de gastar algum dinheiro sem resultados práticos...

    A investir, invista em soluções bem preconizadas e este fórum tem muito escrito sobre isolamento de moradias antigas.

    A mim, parece-me pouco provável que as pedras sejam um problema maior que a caixilharia simples, por exemplo... E ainda não consegui perceber onde está a fonte de calor nem se o quer manter no piso de baixo ou de cima. Isto porque, mesmo não sendo técnico, já deu para perceber que, isolando por baixo das telhas com o tal esferovite (xps/eps), vai trazer melhorias térmicas mas apenas às divisões imediatamente por baixo desse telhado (a não ser que a casa estivesse toda muito bem isolada - que não está).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Cbferreira


    Obrigada Anonimo09092021, eu bem que leio mas as soluções que encontrei por aqui foram melhores e mais dispendiosas... Eu não tenho problemas com as pedras, aliás gosto delas. Tenho problemas com o frio e com o facto da casa não ser minha... Todos perderam o interesse nela e está em vias de se tornar mais uma ruína perdida no meio de burocracias e no tempo... Mas eu acho a um diamante em bruto! Pedras lindas, Varanda maravilhosa, vista explendida!!! E queria lhe dar um pequeno toque para verem que é possível! Que vale a pena quase 4 horas de caminho até ela...

    Queria me focar na sala. Ela tem um tecto de madeira (não se vêem as vigas). Chão de tábuas. Uma lareira que mais parece um fumeiro e um género de cozinha (lava loiças). Nós dormimos lá e eu tenho mais frio nessas noites do que nas tendas da decathlon no meio de um pinhal! Se conseguisse mostrar que se pode elevaram bocadinho a temperatura eu sei que animaria quem é de direito!

    Um dia talvez eu compre lá uma casita e faça tudo como mandam as regras, arquitecto, empreiteiro e até decorador!! Mas até lá tenho que mostrar ser possível melhorar, ser possível os miúdos lá viverem e ser agradável lá ir...

    Eu sei, sou meio louca mas se eu não lutar eu sei que aquilo se vai perder...
  12.  # 14

    Como solução provisória e de recurso poderia pensar de forma medieval e isolar com têxteis: colocar tapetes no chão, (que é como quem diz uma carpete sobre o soalho), nas janelas cortinas pesadas, e a principal barreira contra o frio da altura, uma cama de dossel com tecidos grossos (uma improvisação do conceito). Os eslavos colocam os nossos tapetes do chão por toda a casa, incluindo nas paredes, por isso, algum resultado devem ter.
    Não sendo a casa sua não sugeria muitos investimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cbferreira
  13.  # 15

    Colocado por: zedasilvaO fato do piso deixar passar o frio/calor da zona do alojamento dos animais para a habitação tinha a sua logica.
    Naqueles tempos não havia aquecimento, assim o calor produzidos pelos animais era encaminhado para aquecer a zona de habitação.
    Concordam com este comentário:CMartin,Cbferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin,Cbferreira

    Era o piso radiante da época....:-)
    O problema era que nessas terras também havia verão....
  14.  # 16

    Colocado por: Anonimo09092021Atenção que eu não defendo que tenha de investir muito para tornar a casa mais acolhedora. O que queria dizer era que, mudando a caixilharia apenas da sala e isolando esse teto, talvez o resultado fosse logo satisfatório. Que janelas existem nessa divisão? O teto falso, em gesso cartonado, anda a 15-18€ m2 aqui na minha zona, acrescenta-se mais 2 para a LM. Qual a área dessa sala?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin,Cbferreira


    Gesso Cartonado é pladur?! não é... eu ja vi pladur a preços inferiores mas esses não terão qualidade será?
  15.  # 17

    Colocado por: DEEPblueComo solução provisória e de recurso poderia pensar de forma medieval e isolar com têxteis: colocar tapetes no chão, (que é como quem diz uma carpete sobre o soalho), nas janelas cortinas pesadas, e a principal barreira contra o frio da altura, uma cama de dossel com tecidos grossos (uma improvisação do conceito). Os eslavos colocam os nossos tapetes do chão por toda a casa, incluindo nas paredes, por isso, algum resultado devem ter.
    Não sendo a casa sua não sugeria muitos investimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Cbferreira


    Sim já tinhas ideias disso! Tenho cortinados antigos e tentarei por esses sites de vendas em segunda mão encontrar mais elementos para compor a casa!
  16.  # 18

    Uma outra pergunta...
    As vigas de madeira da casa estão porreiras, sem humidade ou bicho mas estão feias!... Posso tratá-las como se de um móvel se tratasse! Lixa-las inclusive?

    Grata!
  17.  # 19

    Colocado por: Cbferreira

    Gesso Cartonado é pladur?! não é... eu ja vi pladur a preços inferiores mas esses não terão qualidade será?


    Pladur é uma das muitas marcas no mercado de gesso cartonado. Há placas com vários tipos de espessura, vários tipos de gesso, etc. Tudo isso influência o preço final.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cbferreira
  18.  # 20

    Cb,
    Pode também considerar calafetar as portas e janelas.
    Veja como aqui
    https://www.google.pt/amp/pt.m.wikihow.com/Calafetar-Janelas%3Famp%3D1?client=ms-android-samsung

    Se não estiver para isso, hà uma fita para as calafetar por dentro, no interior. É uma espécie de fita cola, só que em esponja, ou pelúcia, com cola. Super fàcil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cbferreira
 
0.0283 seg. NEW