Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sou dono de obra de uma moradia unifamiliar que estou a construir.
    O engenheiro projetista e coordenador de projetos propôs-me que o contratasse para Diretor Técnico de Obra por ser obrigatório para a comunicação prévia na CM, o que acabou por acontecer. Esta situação é legal?
    No decurso da obra, o empreiteiro, cometeu erros graves de construção com a anuência do DTO.

    O DTO, frequentemente, arranja “desculpas” para o incumprimento do empreiteiro, levando-me a por em causa o rigor e a isenção do DTO.
    Posso substituir o DTO? Quem assume as “borradas” que já estão feitas em obra? Caso possa substituir o DTO, que responsabilidades recaem sobre o novo DTO?
  2.  # 2

    Colocado por: Colher de TrolhaEsta situação é legal?

    Não. O director de obra tem que ser funcionário do empreiteiro.

    Colocado por: Colher de TrolhaQuem assume as “borradas” que já estão feitas em obra?

    O empreiteiro e o director de obra.

    Onde é que anda o director de fiscalização? e o coordenador de segurança?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Colher de Trolha
  3.  # 3

    Antes de mais, obrigado pela sua participação.

    O empreiteiro e o director de obra.

    Onde é que anda o director de fiscalização? e o coordenador de segurança?


    Por consulta ao Livro de Obra o Diretor de Fiscalização é o mesmo engenheiro.

    O Coordenador de Segurança penso que também é o mesmo individuo. Porém vou tentar obter essa informação na CM.
  4.  # 4

    Colocado por: Colher de TrolhaPor consulta ao Livro de Obra o Diretor de Fiscalização é o mesmo engenheiro.

    Não pode acumular.... e muito menos ser DTO e ser Coordenador de segurança.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Colher de Trolha
  5.  # 5

    Colocado por: Colher de TrolhaPor consulta ao Livro de Obra o Diretor de Fiscalização é o mesmo engenheiro.

    Não pode, a câmara nunca aceitaria.
    Tem que ser outro técnico

    Colocado por: Colher de TrolhaO Coordenador de Segurança penso que também é o mesmo individuo

    Provavelmente nem sequer existe ninguém nomeado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Colher de Trolha
  6.  # 6

    Colocado por: Colher de TrolhaPosso substituir o DTO?

    Não! Esse é um técnico da responsabilidade do empreiteiro, pode é participar deste técnico à câmara e à respetiva ordem

    Colocado por: Colher de Trolha Quem assume as “borradas” que já estão feitas em obra?

    O empreiteiro, Diretor técnico e o diretor de fiscalização.

    Colocado por: Colher de Trolha que responsabilidades recaem sobre o novo DTO?

    Não deve assumir a obra caso existam não conformidades graves.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Colher de Trolha
  7.  # 7

    Não pode, a câmara nunca aceitaria.
    Tem que ser outro técnico


    Como posso ter a certeza que a CM não aceitou se o Livro de Obra foi preenchido e carimbado, na minha presença, pela funcionária da CM? No Livro de Obra o mesmo indivíduo figura com projetista, coordenador de projeto, Diretor de Fiscalização e Diretor de Obra. Porém, vou verificar novamente o Livro de Obra.
  8.  # 8

    Provavelmente nem sequer existe ninguém nomeado


    É obrigatório, neste tipo de obra, estar registado o Coordenador de Segurança? Perdoem-me a ignorância.
  9.  # 9

    Não! Esse é um técnico da responsabilidade do empreiteiro, pode é participar deste técnico à câmara e à respetiva ordem


    No entanto foi celebrado um contrato entre Dono de Obra e este técnico, com o pagamento de um valor mensal, em que o técnico o outorgou na qualidade de Diretor Técnico de Obra. Numa das clausulas refere que o não pagamento tem como consequência a retirada da direção técnica da CM.
  10.  # 10

    Não deve assumir a obra caso existam não conformidades graves.


    Pode um novo técnico assumir só a responsabilidade pelos trabalhos executados após o seu registo na CM como DTO desta obra?
  11.  # 11

    Deixe estar tudo como está. Contrate um técnico para o ajudar a obrigar o empreiteiro a resolver os problemas existentes em obra, eventualmente a rescindir contrato com esse empreiteiro, e fiscalizar os restantes trabalhos.

    neste caso vai contratar um fiscal para fiscalizar o fiscal :-)) .... mas parece-me a melhor forma de resolver o imbróglio em que está metido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Colher de Trolha
  12.  # 12

    Colher de trolha
    Tem o livro de obra consigo?
    Se não tem, trate imediatamente de o pedir sem fazer grande alarido. Depois não o entregue a mais ninguém.
    Este documento, dependendo do que lá está registrado, pode ser a sua salvação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Colher de Trolha
  13.  # 13

    Tem o livro de obra consigo?



    Não tenho, mas vou já tratar de o obter. Posteriormente farei comentário sobre o que está escrito para ver se alguém me pode ajudar. Obrigado.
  14.  # 14

    Se me permite um conselho.
    Tratando-se de uma situação delicada, tente não expor publicamente todos os pormenores.
    Como se costuma dizer, o segredo é a alma do negócio, você não sabe se o empreiteiro ou o responsável pela obra estarão por aqui a tentar seguir-lhe os passos.
    Qualquer duvida mais concreta tente esclarecer por msg privada com os foristas que mais lhe parecerem habilitados.
    Certamente que há por cá uma boa mão cheia que o pode ajudar.
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro, JPN761
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Colher de Trolha
  15.  # 15

    que grande trapalhada que está para ai montada.
  16.  # 16

    de qualquer das formas tem a faca e o queijo nas mãos para tramar o dito engenheiro fiscal, diretor e afins...
  17.  # 17

    Colocado por: riscosde qualquer das formas tem a faca e o queijo nas mãos para tramar o dito engenheiro fiscal, diretor e afins...

    Ou não! :)))
    Não nos podemos esquecer que o dito engenheiro, provavelmente já tem muito ano de traquejo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Colher de Trolha
  18.  # 18

    Colocado por: zedasilvaNão nos podemos esquecer que o dito engenheiro, provavelmente já tem muito ano de traquejo.

    Pode ter os anos que tiver, se não existirem pagamentos adiantados, os problemas resolvem-se.
    Eu esquecia o engenheiro, o empreiteiro é que fez as asneiras, ele é que tem que as resolver.
    No livro de obra, não está nada escrito, eventualmente a data das principais betonagens, e umas breves descrições do ponto de situação dos trabalhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Colher de Trolha
  19.  # 19

    no seu lugar apos os conselhos ja dados daria um prazo ao Diretor ou fiscal numa pequena reuniao á frente do empreiteiro sob pena de no fim do prazo fazer queixa dos dois ou pelo menos do engenheiro á respetiva ordem e do construtor a quem passa os alvarás .

    na esperança das desculpas acabarem de vez e começar a ver resultados e no limite a partir dessa altura um novo fiscal de obra para os supervisionar será pagar duas vezes o mesmo trabalho mas no fim com um desfecho com menos erros
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Colher de Trolha
 
0.0198 seg. NEW