Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite malta,

    Chamo me Tiago e sou de Porto de Mós, distrito de Leiria. Comecei este ano na recuperação de uma casa centenária, em que os últimos habitantes da mesma foram os meus Bisavós.

    A casa tem uma área de 79 metros quadrados, e está num canto de um terreno baldio que tem ruínas de outras casas que já nem existem.

    Infelizmente, a Dona do terreno, filha única e sem filhos, é daquelas mentalidades difíceis. Nem vendem, nem deixam fazer nada. As obras de demolição das paredes já se iniciaram, e a senhora tem andado possessa. Tem andado constantemente em cima dos pedreiros, a fazer-lhes a vida negra por causa de umas paredes que não querem que vão abaixo. A dúvida, prende-se, em saber se são meeiras ou não.

    Quem me poderá ajudar? Um advogado justificar-se-á? Se for pela justiça, nunca mais a obra avança, correcto? Nas finanças não é explícito, tendo em conta que a casa tem mais de 100 anos. A informação lá é muito limitada. Vou tentar colocar algumas fotos para vos mostrar, e ouvir algumas opiniões.

    Fico a aguardar.

    Obrigado.

    Cumprimentos,
    Tiago Cerejo
  2.  # 2

    Esta parede, que delimita o quintal dos meus BisAvós do terreno baldio, a senhora do terreno baldio diz que lhe pertence. A meu ver isto não faz sentido, pois quando construiram o muro, obviamente que o muro cresceu em terreno meu. Ou fariam o muro no terreno do vizinho?
      IMG_6106.JPG
  3.  # 3

    Este é o outro canto do quintal. A vizinha do terreno baldio fez uma garagem muito depois, que é os tijolos que estão por trás do meu muro. No entanto, tal como o outro, continua a dizer que o muro lhe pertence. Enfim...
      IMG_6105.JPG
  4.  # 4

    Foto do quintal.
      2013-03-02-253.jpg
  5.  # 5

    Topografo?...

    Nesses muros que foram aumentados... o tijolo está só sobre metade do muro ou existe muro duplo (parede do seu lado e outra do lado vizinho). É o que me parece ver nas fotos e que dá a ideia que é meeiro... e se for nao pode demolir sem autorização da vizinha.

    Falando com pessoas mais velhas que possam ter acompanhado essas construções não encontra resposta às suas dúvidas? Os seus pais, tios...
  6.  # 6

    penso que há um artigo na lei ( penso que até o próprio RGEU) que penaliza fortemente o proprietário de construções que apresentem esse estado de degradação e conservação e insegurança

    quem sabe se não podem esses seus vizinhos que se dizem donos desses muros, serem obrigados á sua reparação.

    se calhar se começarem a ver que a coisa lhes pode custar €€, até podem ser mais razoáveis.

    informe-se disso.
  7.  # 7

    Bom dia.

    Desde já, muito obrigado pelos comentários.

    Raquel, relativamente às pessoas é muito complicado, pois estamos a falar de uma casa com mais de 100 anos, já não há grandes testemunhas. O tijolo já foi colocado posteriormente, e creio que pelo vizinho do lado. O muro em pedra (o que está por baixo do tijolo) terá sido construído na mesma altura que a casa, para delimitar o quintal. Ora, o mura certamente cresceu em terreno que pertencia à casa, e não ao vizinho como alega.

    Caro Marco, muito obrigado. Vou pesquisar e verificar o RGEU.

    Cumprimentos
 
0.0117 seg. NEW