Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: emadEu construia.essa casa por 155.315, 19€
    Hahahah! Gostei dos 19 cêntimos!

    Colocado por: AereoA zona será (até tenho medo de dizer) Cascais
    A minha empresa construiu 6 ou 7 moradias em Cascais (2 no Bairro do Rosário; 1 Quinta Patiño, 3 na Quinta da Marinha, etc.).

    A mais gira (1 das da Qta da Marinha) e a que tem a arquitectura mais arrojada, apesar de aparentar ser super-cara foi a mais barata por m2 (se excluirmos os arranjos exteriores). Talvez porque foi a obra mais bem planeada - com absolutamente tudo definido desde o início, sem alterações ao projecto, etc.

    Seguiu-se-lhe a da Quinta Patiño (senti-me como se estivesse a fazer uma casinha na Reboleira), porque o que a dona-de-obra pretendia era arrendar a casa.

    Colocado por: AereoAgora o preço da mão de obra e materiais é diferente por Regiões??
    Muitos dos materiais são mais baratos em Lisboa, mas a mão-de-obra é mais cara - sobretudo porque aqui pagam-se os impostos, descontos, seguros, segurança, formação profissional e tutti quanti, TODINHOS.

    Colocado por: AereoPelo que percebi, para ter um orçamento rigoroso, terei de ter já um projecto (o que faz sentido, não se orçamenta com base em nada), e ser aconselhado por um projectista (e pagar-lhe, naturalmente) acerca de todos os elementos relativos à construção, para a elaboração de um caderno de encargos muito detalhado, para posteriormente pedir orçamentos. Isto é correcto?
    Ou isso, ou procura lá no Concelho uma casa parecida com a que pretende construir, pergunta ao proprietário quanto lhe custaram as obras e quem foi o empreiteiro, e fica logo com uma ideia do que pode custar a sua.

    Por acaso, conheço muito bem uma mediadora imobiliária em Cascais que o poderá ajudar. Se quiser o contacto dela, envie-me uma mensagem em privado.

    Colocado por: Aereoserá por isso que se vêm tantos anúncios de terrenos com projectos aprovados?
    Ninguém no seu perfeito juízo vende um terreno para construção sem projecto aprovado. Porque um terreno para construção sem projecto aprovado vale muito pouco.
    (a chatice é que hoje em dia, depois do projecto ter sido aprovado, tem um prazo para iniciar as obras...)
  2.  # 22

    Também gostei dos 19 cêntimos! Haja rigor, ou casas decimais... :)

    Luís, pode indicar o preço por m2 das moradias que mencionou e o seu nível de acabamentos?

    O que é que, na sua experiência, pode fazer encarecer desnecessáriamente o preço por m2? (Erros/escolhas típicas que encarecem um orçamento).

    Quanto ao terreno com projecto aprovado, acho estranho uma pessoa disponibilizar-se a construir algo que não foi idealizado por sí, em conjunto com o arquitecto, mas se calhar não estou a ver bem a coisa.
    Concordam com este comentário: Extravagancia
  3.  # 23

    Colocado por: riscosnão vou colocar aqui o projeto por seria abuso da minha parte. mas o arquiteto e o projetista da estrutura foram uns tontos..a culpa é toda deles.


    Se me permite a questão, o DO em questão seria, ou iria ser seu cliente em que exactamente?
    • jafn
    • 18 janeiro 2017

     # 24

    Não existe preços reais, nem nunca existirá
    Porque cada caso, é um caso há parte de outro, depois da obra pronta e contas feitas, aí sim consegue achar um custo m2 daquilo que gastou nos m2 que construi-o.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  4.  # 25

    Colocado por: jafnPorque cada caso, é um caso há parte de outro, depois da obra pronta e contas feitas, aí sim consegue achar um custo m2 daquilo que gastou nos m2 que construi-o.

    E mesmo aí ainda vai ficar na dúvida, não sabe se mede a área das varandas, dos terraços, do arrumo lá ao fundo do quintal, não sabe se considera o custo dos arranjos exteriores, dos electrodomésticos, da cozinha, da mobília, .....etc.
    Concordam com este comentário: jafn, Luis K. W.
  5.  # 26

    Colocado por: Aereo

    Se me permite a questão, o DO em questão seria, ou iria ser seu cliente em que exactamente?


    Concorri, à obra dando preço para a mesma com um empreiteiro com quem trabalho. Eu neste caso seria o diretor de obra por parte do empreiteiro.
  6.  # 27

    Colocado por: AereoLuís, pode indicar o preço por m2 das moradias que mencionou e o seu nível de acabamentos?
    Não tenho os números exactos, mas sei que umas custaram um pouco abaixo dos 1.000 euros/m2 e outras custaram cerca de 1.250 euros/m2.
    O nível de acabamentos eu diria que andaram entre o "médio" e o "médio-alto".
    No caso da "mais barata", em parte deve-se a ser tudo muito grande - uns 400m2. Os custos de certos equipamentos ficaram diluídos na área maior que o habitual - e, por isso, apesar de alguns materiais (os azulejos na bancada da cozinha, e da pequenina casa de banho social) (*) terem um preço unitário muito elevado (tipo: 100 euros/m2...), não se notou no preço médio final.

    Em contrapartida, em 2009 a minha empresa "reconstruiu" (TUDO, incluindo as fundações - só ficaram de pé as fachadas) uma moradiazinha em Alcântara (possivelmente do séc. XVIII), com cerca de 125m2 (2 pisos + sotão habitável) por 105 mil euros (com IVA, incluindo uma boa parte à taxa de (na altura) 5% por ser uma "remodelação").
    O que deu 840 euros/m2 (há quase 8 anos, antes da crise).
    Se tivesse sido tudo facturado com taxa de 23%, teria custado uns 900 euros/m2.
    Apesar de ser uma casa pequena, este baixo valor/m2 deveu-se à simplicidade da arquitectura (um rectângulo)...


    (*) e os enormes caixilhos (!), com fachada-cortina em dois pisos ao longo de mais de 20m de comprimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trabalharmuitobem, Aereo
  7.  # 28

    Colocado por: callinas
    Contrata quem saiba. Quando lhe doi nas abdominais, ou vai ou médico (quem sabe), ou toma um benuron e fica à espera do resultado. O resultado pode ser muito mau, mau, bom ou acertado.


    Mas há médicos e médicos. O problema é como saber se são bons :)
  8.  # 29

    Colocado por: AereoCaros foristas,

    Depois de muita leitura aqui pelo fórum resolvi abrir esta questão. (Bem sei que já existem outros tópicos com a mesma intenção).
    Pretendo com isto não só obter informações e conselhos, mas também abrir uma discução sobre o real custo médio por m2 (com IVA) de construção de moradia, pronta a habitar, o mais parametrizado possível.

    Pretendo construir uma moradia (seguem detalhes) mas, ao contactar algumas empresas de construção, estes dão-me valores muito díspares, ex. desde 700€ até 1400€ sem IVA!!! Mesmo eu detalhando o mais possível.

    A moradia, de construção tradicional, teria as seguintes características:

    Implantada num terreno plano de 400m2.

    Área implantação: 110m2

    Área bruta privativa: 170m2

    Configuração: 2 pisos + cave enterrada de 80m2 para arrumos e garagem.

    4 Quartos
    3 I.S.
    1 Sala
    1 Cozinha
    2 Escadas

    Pressupostos colocados por mim:
    Preço do soalho (comprado por mim) até 30€ m2
    Pavimentos cerâmicos (comprado por mim) até 25€ m2
    Azulejos cozinha e I.S (comprado por mim) até 25€ m2
    Preço de cada I.S. (Banheira/poliban, sanita, lavatório e bidé): (comprado por mim): 1500€

    Janelas e porta de jardim Kommerling ou Veka de batente e de gama média.
    Paredes exteriores duplas com isolamento térmico.
    Telhado com isolamento térmico.
    Portas e roupeiros em carvalho com ferragens e manípulos
    Portão exterior com motor eléctrico
    Portão peões
    Pinturas
    Muro exterior de 80m x 1,9m
    Instalação de sanitários e banhos.
    Execução projecto de esgotos e toda a canalização
    Execução projecto de electricidade
    Execução de projecto de gás.

    Não se incluem na estimativa de preço por m2:
    Preço terreno
    Projectos e licenciamentos

    Basicamente, uma casa confortável, com acabamentos de alguma qualidade e sem excentricidades.

    Obrigado desde já!



    Boa tarde a todos,
    Tenho a dizer que compreendo completamente a dúvida deste nosso colega, pois eu passei pelo mesmo. Tenho um terreno e tenho um orçamento máximo para gastar na construção, mas para saber ao certo o quanto vou gastar na casa que pretendo só fazendo planta e engenharias.
    Ou seja, tivemos que gastar uns milhares com arquitetura e engenharias para saber ao certo o valor de construção. A única certeza se quisermos saber valor de construção ao certo é optar por casas modulares, mas o valor medio de construção é significativamente superior ao valor de construção em alvenaria, sendo a vantagem a rapidez de execução. O meu processo está na câmara desde Março e ainda não tenho o ok em papel, apenas de boca que o processo irá ser aprovado.
    Quem pode é sempre preferível construir, mas preparem se para as demoras na câmara, é a pior parte (para já). Depois serão outras,como acompanhar a obra e etc
  9.  # 30

    Ola a todos.
    Sou nova aqui no fórum. Tenho um terreno Na abóboda (Cascais) para construção de moradia t4+1 sem cave.
    O projecto de arquitectura foi aprovado faltam apenas as especialidades que serão submetidas em breve.

    Procuro um empreiteiro de confiança. O que tinha declarou insolvência e estou muito reticente em voltar a confiar.

    Alguém me pode recomendar, algum nesta zona? De preferência alguém que já tenha construído com esse empreiteiro.

    Obrigada pela preciosa ajuda.
  10.  # 31

    Colocado por: ginasimoesOla a todos.
    Sou nova aqui no fórum. Tenho um terreno Na abóboda (Cascais) para construção de moradia t4+1 sem cave.
    O projecto de arquitectura foi aprovado faltam apenas as especialidades que serão submetidas em breve.

    Procuro um empreiteiro de confiança. O que tinha declarou insolvência e estou muito reticente em voltar a confiar.

    Alguém me pode recomendar, algum nesta zona? De preferência alguém que já tenha construído com esse empreiteiro.

    Obrigada pela preciosa ajuda.
    Se calhar abria um tópico seu
    Concordam com este comentário: skypt
  11.  # 32

    Colocado por: Luis K. W.Muitos dos materiais são mais baratos em Lisboa, mas a mão-de-obra é mais cara - sobretudo porque aqui pagam-se os impostos, descontos, seguros, segurança, formação profissional e tutti quanti, TODINHOS.


    Esta não posso deixar passar, ele há cada um! Sem mais comentários...
  12.  # 33

    Tenho a mesma dúvida do colega que criou o tópico. Estou neste momento em fase de projecto/licenciamento e estou a constatar que o arquitecto não consegue chegar a uma estimativa real do custo da construção que me está a propor.. apesar de ter referências de obras anteriores parece-me, na realidade, ser praticamente impossível acertar numa previsão de custos sem projectos de execuçao e mapas de quantidade bem detalhados. O problema é que apenas se avança para esta fase depois do projecto aprovado na Câmara. E depois as alterações pagam-se..e já só falo dos projectos de especialidade e licença... isto tudo apenas ainda no papel... não entendo como é possível avançar com um projecto sem ter mais rigor no orçamento.. por isso se vê tanta casa à venda por este país fora...
  13.  # 34

    Colocado por: pcorreia236não entendo como é possível avançar com um projecto sem ter mais rigor no orçamento..

    Não é possível fazer um orçamento sem projecto feito, nesta fase apenas há estimativas, se não quer ter problemas conte com 1000€/m2, o arqº não lhe disse isto porque ia perder um cliente.
    Concordam com este comentário: GANDAREZ
  14.  # 35

    Eu entendo que não é possível orçamentar sem projecto feito... parece-me que deveria haver mais coordenação entre arquitectos e especialidades para se ir fazendo alterações e discutir as várias opções até se chegar a uma estimativa mais real.. eventualmente terem parcerias com empreiteiros para providenciar orçamentos e estes poderem envolver-se apresentando soluções para chegar a um compromisso com o que o cliente quer e o budget que tem para gastar... e só depois avançar para licenciamentos.. assim as surpresas seriam menores para todos..
  15.  # 36

    Colocado por: pcorreia236Eu entendo que não é possível orçamentar sem projecto feito... parece-me que deveria haver mais coordenação entre arquitectos e especialidades para se ir fazendo alterações e discutir as várias opções até se chegar a uma estimativa mais real.. eventualmente terem parcerias com empreiteiros para providenciar orçamentos e estes poderem envolver-se apresentando soluções para chegar a um compromisso com o que o cliente quer e o budget que tem para gastar... e só depois avançar para licenciamentos.. assim as surpresas seriam menores para todos..

    É uma boa ideia, não sei é se está disposto a pagar isso....os empreiteiros, os engenheiros e os arquitectos não trabalham de borla
  16.  # 37

    a velha regra de calculo do custo da casa é :

    "[ Metros totais/brutos de área construída" X 750€ (normalmente varia de 500 ~ ...) + "área de arranjos exteriores (jardim, garagem)" X 200€ ] + 10% = Valor final de custo

    Exemplo :
    Área total : 130 mts2
    Área de implantação (chão ocupado): 75 mts2
    Pisos: 2 (rés de chão + 1o andar)
    Área bruta construção: 150 mts2

    ou seja:
    [ 150 mts2 x 750 € (Valor médio de referência) + ( 55 mts2 x 200€) ] + 10% = 135 850 €

    Com esta fórmula, pode assim fazer um cálculo aproximado da sua casa (vivenda) do valor final,
    não contabilizando o valor despendido na aquisição do terreno, projectos de licenciamento, custos com gabinete de arquitectura ou outros,
    apenas para a construção.

    Por regra, caso queira fazer cave (subterrânea) acresce ao custo total da casa em cerca 25%.


    in https://pbcs15.blogspot.pt/2017/10/fases-de-um-projeto-parte-2.html
    Concordam com este comentário: Helder Silva 89
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLS
    • RCF
    • 27 abril 2018

     # 38

    Colocado por: pcorreia236Eu entendo que não é possível orçamentar sem projecto feito... parece-me que deveria haver mais coordenação entre arquitectos e especialidades para se ir fazendo alterações e discutir as várias opções até se chegar a uma estimativa mais real.. eventualmente terem parcerias com empreiteiros para providenciar orçamentos e estes poderem envolver-se apresentando soluções para chegar a um compromisso com o que o cliente quer e o budget que tem para gastar... e só depois avançar para licenciamentos.. assim as surpresas seriam menores para todos..

    Não creio que haja necessidade dessas parcerias entre arquitetos e outros profissionais da área da construção, para que se façam estimativas.
    O arquiteto, sendo um profissional da área, deve ser capaz de fazer uma estimativa (não um orçamento). Afinal, até eu, que não sou da área, só de andar por este fórum, sinto-me capaz de fazer uma estimativa. Portanto, basta ao arquiteto ser (ou querer ser) honesto.
    No entanto, é necessário ter em conta que a arquitetura, em princípio, está desprovida de outras variáveis, que podem influenciar muito o custo total de uma construção. No projeto de arquitetura, não fica previsto se as louças de WC serão de um nível baixo, médio ou caro, isto é, se custarão € 1.000, € 5.000 ou € 10.000, ou se o pavimento será de €10/m2 ou €80/m2. Mas, como disse, sendo sério, o arquiteto também o saberá esclarecer disto... Mas, uma estimativa, não é dizer que a construção custará € 157.245, mas apenas que custará, por exemplo, entre €150.000 a €170.000, se os acabamentos forem de nível médio.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 39

    Colocado por: skypt[ 150 mts2 x 750 € (Valor médio de referência) + ( 55 mts2 x 200€) ] + 10% = 135 850 €

    É melhor meter aí mais 23% senão pode ficar curto, e caso não queiram surpresas desagradáveis no final da obra.
    Concordam com este comentário: skypt, Pedro Barradas
  18.  # 40

    Colocado por: Picareta
    É uma boa ideia, não sei é se está disposto a pagar isso....os empreiteiros, os engenheiros e os arquitectos não trabalham de borla
 
0.0293 seg. NEW