Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    So aceito auticonstrucao em anexos, quanto ao resto acho muito bem que haja um empreiteiro.
  2.  # 42

    Colocado por: PicaretaOK, vamos supor que a autocontruçao era legalizada, então eu faço as seguintes perguntas:
    Se for necessário fazer um talude com 6m de altura, como é que o dono de obra pode saber com que inclinação poderá fazer a escavação?
    E se alguém morrer soterrado?
    Para betonar uma laje como é que o dono de obra sabe se o escoramento é suficiente?
    Como é que o dono de obra sabe se está na altura de retirar a cofragem de uma laje?
    O que é que acontece se alguém morrer num acidente de trabalho?
    ...

    "legalizada", implica leis, regras de segurança, pelo menos para a segurança de outros.
    E se morrer alguém a mudar a lâmpada fundida do automóvel? Temos de proibir auto-"reparações" nos automóveis?
  3.  # 43

    Em Portugal podemos ir à bomba de gasolina mais próxima comprar medicamentos, tomá-los e/ou dá-los a tomar a crianças ou a quem quisermos (p.ex.), mas construir "uma casota", nem pensar.
    Continuo a achar que o sector da construção é "mama" para muita gente (muito para além dos empreiteiros), por isso tanta burocracia, tanta protecção, tanto dinheiro para fazer seja o que for.
    Concordam com este comentário: treker666
  4.  # 44

    Colocado por: lprologE se morrer alguém a mudar a lâmpada fundida do automóvel? Temos de proibir auto-"reparações" nos automóveis?

    Consulte as estatísticas e veja quantos morrem por ano a mudar lâmpadas de automóveis, ou mesmo a fazer reparações em automóveis e quantos morrem na construção.

    Quanto ao excesso de burocracia estamos de acordo, e quanto à autoconstrução também estou de acordo mas apenas relativamente a alguns trabalhos, há trabalhos que pela sua natureza implicam grandes riscos de acidentes, tipo escavações, fundações, estruturas, coberturas,...., que não podem ser feitos por um dono de obra sem qualquer habilitação com ajuda familiar. Por exemplo pinturas, aplicar flutuante, etc, qualquer um pode fazer, e não me parece que seja proibido, o que é proibido é alguém executar esses trabalhos de forma profissional sem ter toda a documentação necessária para exercer essa actividade.
    Concordam com este comentário: marco1, CMartin, lprolog, Vítor Magalhães
  5.  # 45

    Colocado por: Picaretao que é proibido é alguém executar esses trabalhos de forma profissional( COMERCIAL) sem ter toda a documentação necessária para exercer essa actividade


    concordo com o Picareta
    isto é um dos pontos que eu enfatizei, apenas acrescento a palavra comercial para ir mais á questão.
    e toda a gente sabe, ou devia saber que hoje em dia qualquer um pode fazer obras no âmbito de obras de escassa relevância urbanística, ( interiores etc) sem ser preciso a dita mama e burocracia
    e também que intervir na paisagem edificada é diferente, muitos não percebem que isso não é um bem próprio por si só.
    Concordam com este comentário: CMartin, lprolog
  6.  # 46

    Eu acho que a autoconstrução não se deve levar muito À letra, muito menos com este exemplo.

    Não concordo que tenha que haver um unico empreiteiro com alvará, pois a partida estamos a pagar uma estrutura e o lucro do mesmo.
    ISso também limita a escolha de materiais e de profissionais que vão intervir durante a obra.

    Acho que o DO deveria poder escolher os profissionais e adjudicar individualmente as especialidades. Admito que em algumas situações fosse exigido alvará ou outro requisito técnico qualquer, como escavações, fundações e telhados. Pelos riscos acrescidos que representam.

    Não percebo porque isto não é alterado, se há lobbies da construção civil não é a este nível. As teixeiras duartes e afins não querem saber da pequena construção. Será a Ordem dos Engenheiros a assegurar os Engenheiros Civis?
  7.  # 47

    Colocado por: tozepalmaAcho que o DO deveria poder escolher os profissionais e adjudicar individualmente as especialidades.


    Mas isso não é possível por uma questão prática ou não é permitido por legislação?
    É que já vi por aqui pessoas que me parecem muito competentes nas áreas em que trabalham e que numa eventual obra de construção de moradia gostaria de as ter por lá, ao invés de ser o empreiteiro a escolher os profissionais que mais lhe interessam, muita svezes sabe-se lá baseado em que critérios.
  8.  # 48

    Concordo que para trabalhos que impliquem riscos presentes e futuros (fundações, estruturas, etc) sejam obrigatoriamente feitas por profissionais. E, para o que implica riscos, seja obrigatoriamente necessário projecto e licenciamento, bem como para a harmoniosa integração do edificado no ambiente. De resto, não vejo grande drama, e a verdade é que há muitos casos assim: contrata-se empreiteiro para fazer fundações e estruturas, e depois o resto da casa vais sendo feita pelos próprios com ajuda daqui e dali. Certificações como electricidade e gás para mim são incontornáveis.
    Concordam com este comentário: lprolog, Vítor Magalhães
  9.  # 49

    Colocado por: tozepalmaAcho que o DO deveria poder escolher os profissionais e adjudicar individualmente as especialidades.

    Mas nada impede que o faça e legalmente.
    Isso não é autoconstrução, é gestão de obra com mais que uma empreitada.
  10.  # 50

    Colocado por: zedasilvaIsso não é autoconstrução, é gestão de obra com mais que uma empreitada.

    Com vários casos aqui documentados.
    Eu fui um dos que fez dessa forma.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmcxl
  11.  # 51

    Colocado por: ClioIIDe resto, não vejo grande drama, e a verdade é que há muitos casos assim: contrata-se empreiteiro para fazer fundações e estruturas, e depois o resto da casa vais sendo feita pelos próprios com ajuda daqui e dali. Certificações como electricidade e gás para mim são incontornáveis.

    Concordo e a legislação deveria ser alterada para que isso fosse feito de forma legal.
    Da forma como está feita a lei, o empreiteiro e o director de obra, que tem que ser funcionário do empreiteiro, poderão ter grandes problemas se acontecer um acidente grave com um funcionário de um subempreiteiro que tenha sido contratado directamente pelo dono de obra, o director de obra é responsável por todos os trabalhos, mesmo nunca estando na obra, e caso o dono de obra venda a casa depois de terminada (conheço alguns casos), depois o empreiteiro tem que dar garantia de toda a obra, mesmo dos trabalhos que não executou.
  12.  # 52

    Colocado por: Picaretadepois o empreiteiro tem que dar garantia de toda a obra, mesmo dos trabalhos que não executou.

    Se isso tiver sido acautelado na fase de contratos creio que não.
  13.  # 53

    Não creio que a situação seja assim tão simples.
    Ou então todos os profissionais na obra tem que ter alvará! O carpiteiro alguma vez tem alvará? O picheleiro/ canalizador tem alvará?
    Assim sendo não poderiam estar em obra... pelas leis actuais.

    Colocado por: zedasilvaMas nada impede que o faça e legalmente.

    Não concorda? Só se andar a pular de alvará em alvará, quando nem todos os bons profissionais tem alvará!
  14.  # 54

    Colocado por: tozepalmaOu então todos os profissionais na obra tem que ter alvará!

    Não necessariamente, agora todos os intervenientes em obra tem que possuir no minino Certificado de empreiteiro de obras particulares.
    Picheleiro, carpinteiro, o gajo dos pladures e até o morcão dos estores.
  15.  # 55

    Hoje ter um alvará ou certificado é coisa que se tira numa hora e custa menos que um almoço.
    Só não têm os chicos espertos que continuam a dar mau nome ao setor.
  16.  # 56

    Colocado por: zedasilvaHoje ter um alvará ou certificado é coisa que se tira numa hora e custa menos que um almoço.
    Só não têm os chicos espertos que continuam a dar mau nome ao setor.


    E ter alvará garante alguma coisa? Qualidade? Ou apenas garante que não se apanha multas?
  17.  # 57

    Colocado por: LuisPereiraE ter alvará garante alguma coisa?

    Garante que o DO possa contratar algumas especialidades de forma legal.
  18.  # 58

    Hoje não ter alvará ou titulo, é um puro ato de chico espertismo.
  19.  # 59

    Colocado por: zedasilva
    Garante que o DO possa contratar algumas especialidades de forma legal.


    eu sei, foi o que disse, apenas evita multas! Não garante coisa nenhuma, ou seja, não garante qualidade e bom serviço.
    Se um alvará é apenas um papel...

    Faz-me lembrar os tão desejados Certificados de qualidade.
    Uma empresa que tem certificado de qualidade não garante qualidade nos seus produtos.
    Uma empresa que tem um certificado de qualidade apenas garante "consistência" no seu produto, ou seja, se faz um mau produto garante que o produto vai ser sempre mau, ou seja tem sempre a mesma qualidade, boa ou má.
  20.  # 60

    Os certificados de qualidade é um mundo à parte :) nesse aspeto concordo consigo.
    Já os alvarás têm outra utilidade, e a questão do DO não ficar preso a uma só empresa é uma delas
 
0.0285 seg. NEW