Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: Anonimo06082021

    depende do fabricante e da marca do piso que usar...eu pessoalmente prefiro o Pex-a.


    Mas a nível de dissipação de calor, resistência mecânica e rendimento, existe muita diferença?
    Ambos têm 5 camadas.

    Obrigado.
  2.  # 62

    Como assim??
  3.  # 63

    PE-RT tipo II Tubo em polietileno , com barreira anti-oxigénio intermédia
    PEX-b/AL/PEX-b polietileno reticulado flexível com barreira anti-oxigénio intermédia

    É isto??
  4.  # 64

    Colocado por: Anonimo06082021



    falou em 5 camadas,e eu perguntei que tubo é que está a usar com referência? (marca)


    UPONOR, ROTEX, POLYTHERM, GIACOMINI
  5.  # 65

    Colocado por: Anonimo06082021aqui tem alguns de muitos,alguns são de 5 camadas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Reconstrução17



    Qual a grande diferença entre o PE X e o PE RT??
    Ambas funcionam bem em PRH?

    Obrigado
  6.  # 66

    ... e em relação ás placas, vale a pena investir na mais cara?
  7.  # 67

    +
  8.  # 68

    Colocado por: Anonimo06082021
    depende,existem placas que não valem o que custam....o isolamento efectivo é muito fraco.

    existe muita coisa.
    existem outras placas que fazem parte de sistemas com maipres prestações que outros como por exemplo o Schluter Bekotec Therm que é imbatível na performance contribuindo para consumos mais baixos de energia primaria e potenciando o uso de energias alternativas como por exemplo solar térmico.
  9.  # 69

    Colocado por: Reconstrução17A dissipação de calor não tem qual relação com as placas, certo?
    nos sistemas convencionais quanto mais espessa a placa melhor, noutros sistemas ja nao é bem assim.
  10.  # 70

    Colocado por: Anonimo06082021
    depende,existem placas que não valem o que custam....o isolamento efectivo é muito fraco.

    existe muita coisa.
    Concordam com este comentário:Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário:trabalharmuitobem


    Eu lembro-me de ter ido a uma formação num fabricante/revendedor de placas para piso radiante e eles tinham lá diversas placas para várias espessuras e o preço daquilo disparava.

    A justificação era que a espessura maior permitia maiores índices de isolamento, mas a placa de piso radiante não tem que fazer nada disso, tem é que permitir ficar os tubos e dar apenas algum grau de isolamento mínimo, porque o resto do isolamento que é necessário deve ser dado por placas de isolamento adequado.

    Resumindo e concluindo, disse ao engenheiro que estava a dar a formação que pelo preço da placa mais cara que ele lá tinha conseguia meter isolamento com o dobro da espessura e ainda conseguia meter a placa pitonada mais fina que eles tinham para o sistema deles. E com isso tinha um produto final que para o instalador é a mesma coisa em termos de simplicidade de instalação (placa com pitons, não interessa a espessura) e placa de isolamento com total liberdade de isolamento. Pela cara dele, percebi que ainda ninguém tinha pensado naquela hipótese, que até nem tem nada que saber.

    Eu não sou técnico de sistemas radiantes, mas a placa é feita com material isolante por um motivo. No entanto, o grande acréscimo de custo do sistema é pela parte pitonada, que é a parte verdadeiramente técnica do sistema, a componente de isolamento consegue-se com materiais correntes e muito mais baratos...
    Concordam com este comentário: jorgealves, Reconstrução17, Pedro_Cunha
  11.  # 71

    Colocado por: Skinkx

    Eu lembro-me de ter ido a uma formação num fabricante/revendedor de placas para piso radiante e eles tinham lá diversas placas para várias espessuras e o preço daquilo disparava.

    A justificação era que a espessura maior permitia maiores índices de isolamento, mas a placa de piso radiante não tem que fazer nada disso, tem é que permitir ficar os tubos e dar apenas algum grau de isolamento mínimo, porque o resto do isolamento que é necessário deve ser dado por placas de isolamento adequado.

    Resumindo e concluindo, disse ao engenheiro que estava a dar a formação que pelo preço da placa mais cara que ele lá tinha conseguia meter isolamento com o dobro da espessura e ainda conseguia meter a placa pitonada mais fina que eles tinham para o sistema deles. E com isso tinha um produto final que para o instalador é a mesma coisa em termos de simplicidade de instalação (placa com pitons, não interessa a espessura) e placa de isolamento com total liberdade de isolamento. Pela cara dele, percebi que ainda ninguém tinha pensado naquela hipótese, que até nem tem nada que saber.

    Eu não sou técnico de sistemas radiantes, mas a placa é feita com material isolante por um motivo. No entanto, o grande acréscimo de custo do sistema é pela parte pitonada, que é a parte verdadeiramente técnica do sistema, a componente de isolamento consegue-se com materiais correntes e muito mais baratos...


    Uma nota:

    As placas de bekotec não foram desenvolvidas para ancorar tubos.

    Foram desenvolvidas para a construção de betonilhas de baixa espessura e sem retração e sem necessidade de juntas de fraccionamento

    http://www.schluter.pt/media/DoP_10-16-005PT.pdf

    http://www.schluter.pt/media/schlueter_db_9_1_bekotec_pt_0914.pdf
  12.  # 72

    Colocado por: Anonimo06082021pois,mas aqui algures foi dito que as placas do fabricante "X" eram melhores e mais eficientes do que todas as outras independentemente do revestimento.




    não existem placas só de pitões para o piso radiante,existem fabricantes com várias possibilidade e técnicas de aplicação!

    e existem placas de pitões sem isolamento.


    Vocês é que trabalham nisso, mas para mim o que interessa é que as placas permitam a fixação da tubagem sem grande esforço. Se tiver algum isolamento, pelo mesmo preço, óptimo. Mas se com o acréscimo de espessura de isolamento vier um acréscimo desproporcional de preço (como era o caso que falei antes), então fica mais barato aplicar componentes separados, com um preço de custo mais baixo.
    Concordam com este comentário: Reconstrução17
  13.  # 73

    Colocado por: Schlüter-Portugal

    Uma nota:

    As placas de bekotec não foram desenvolvidas para ancorar tubos.

    Foram desenvolvidas para a construção de betonilhas de baixa espessura e sem retração e sem necessidade de juntas de fraccionamento

    http://www.schluter.pt/media/DoP_10-16-005PT.pdf

    http://www.schluter.pt/media/schlueter_db_9_1_bekotec_pt_0914.pdf


    Sim, mas também essas existem em mais que uma espessura. E também essas contemplam a aplicação de camadas adicionais de isolamento sob a placa específica do piso radiante... era a isto que me referia.
  14.  # 74

    Colocado por: Skinkx

    Sim, mas também essas existem em mais que uma espessura. E também essas contemplam a aplicação de camadas adicionais de isolamento sob a placa específica do piso radiante... era a isto que me referia.


    Mas as diferentes espessuras não tem a ver com isso, tem a ver com o peso por m2 e com a carga esperada.

    Por exemplo num stand de automóveis ou garagem pode usar a en20, numa indústria deverá usar 23F
  15.  # 75

    Colocado por: Anonimo06082021
    para isso não são precisos pitões para nada!..tem outras mais simples e práticas


    Ok, tire "pitons" e chame-lhe sistema de fixação.

    A parte de isolamento térmico pode ser assegurada por outras placas, até em XPS, que tem muito maior resistência à compressão que o EPS.
  16.  # 76

    Colocado por: Schlüter-Portugal

    Mas as diferentes espessuras não tem a ver com isso, tem a ver com o peso por m2 e com a carga esperada.

    Por exemplo num stand de automóveis ou garagem pode usar a en20, numa indústria deverá usar 23F


    Na zona de leiria, quem trabalha bem em piso radiante com material Schlüter-Portugal??
  17.  # 77

    Colocado por: Anonimo06082021imbatível??..vocês só tem um tipo de placas,seja para que revestimento for.....se o soalho de madeira tiver 35mm de espessura o isolamento é o mesmo....tá mal!!
    tá mal quando não se sabe o resto, mas também não vou ser eu que lhe vou ensinar,


    digo somente isto: mesmo com o isolamento de baixa espessura consome menos que as outras soluções com placas de maior espessura de isolamento térmico, e estou a comparar com as mesmas bombas de calor e com usos semelhantes na mesma localização com distancia de 10 metros umas das outras, são exactamente 4 moradias todas em linha onde 2 tÊm sistema convencional de PRH de uma marca tida como boa e outras 2 têm este "mau" isolamento.
  18.  # 78

    Colocado por: Anonimo06082021e tem apenas 20mm de isolamento efectivo!
    nem precisa de mais.
  19.  # 79

    antes de começar a dizer que se tiver arrefecimento costuma meter 10 cm de isolamento térmico,


    eu afirmo e comprovo nas dezenas de instalações que fiz e estão em serviço que não precisa de nada disso,
  20.  # 80

    Colocado por: Anonimo06082021isolam melhor

    você ainda não percebeu que nesta solução não precisa de aumentar o isolamento térmico porque simplesmente não tem qualquer influencia no resultado final por causa de outro factor muito mais importante?

    e que eu não lhe digo qual, vai ter que o procurar sozinho.
 
0.0381 seg. NEW