Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde malta,

    Tenho estado por aqui só em leituras das mais variadas discussões.
    Infelizmente parece-me que não encontrei nada que me ajude, por isso, abri esta discussão.

    Tenho uma moradia meio antiga no qual se está a renovar algumas áreas, nomeadamente cozinha, casa de banho e despensa.
    A minha questão é, tenho um telhado em telha de fibrocimento (sem amianto, já confirmei) no qual entre os espaço referidos está colocada uma viga de cimento.
    A minha questão é como é que faço a estrutura para o tecto em gesso cartonado sem usar praticamente nenhuma suspensão? Seguro a estrutura apenas pelas laterais/paredes, se sim como?

    Anexei uma imagem, pode ser que ajude a perceber.
      Sem Título.png
  2.  # 2

    No seu caso não me parece possivel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sonecas
  3.  # 3

    Pois, também não estou a ver como, talvez fazer uma estrutura para depois suspender a estrutura do tecto falso?
    • VXMC
    • 19 janeiro 2017 editado

     # 4

    Poste aí umas fotos do que tem para os entendidos darem ideias. Mas se calhar a solução poderá passar por fazer uma estrutura e de seguida fixar aí o teto falso, tal como disse.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sonecas
  4.  # 5

    E porque não suspender o tecto à estrutura existente?
    O peso do sistema (varão - pivot - perfil T/C - lã mineral 20kgm3 - placa 12,5mm - <1mm de massa e pintura) andará na casa dos 11-12 Kg/m2.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sonecas
  5.  # 6

    Como disse inicialmente a única estrutura que tem é apenas uma viga de cimento a meio, pelo que acho que ficará muito instável, com a estrutura fraca.

    Paredes em gesso cartonado com isolamento já fiz, na altura com uma pessoa (que infelizmente já não me pode ajudar) que trabalhou muitos anos na área de paredes e tectos falso, mas tectos só ajudei uma vez e eram aquelas placas de 60x60...

    A minha ideia, e espero não dizer nenhuma asneira passará por colocar umas barras de ferro paralelamente à viga com um máximo de 1 metro de espaçamento, por exemplo, que acham?

    Têm outra sugestão?
  6.  # 7

    Pode usar vigas que são fixas lateralmente em que a mesma tem encaixes para os perfis de tecto, dá para grande vão sem necessitar de muitas suspensões.
    Normalmente qualquer loja da especialidade deve ter ou conseguir arranjar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sonecas
  7.  # 8

    Colocado por: DominusPode usar vigas que são fixas lateralmente em que a mesma tem encaixes para os perfis de tecto, dá para grande vão sem necessitar de muitas suspensões.
    Normalmente qualquer loja da especialidade deve ter ou conseguir arranjar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sonecas


    Se se refere aos perfis dentados (com encaixes para os perfis de tecto), esses também tem obrigatoriamente de estar suspensos ao tecto. O que permitem é um distanciamento entre suspensões superior.

    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 9

    Tenho ideia que permitem ir até 1.50m... será?
    Concordam com este comentário: jorgealves
  9.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasTenho ideia que permitem ir até 1.50m... será?


    Depende da origem do perfil (Perfisa, Pladur, Knauf, etc...).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 11

    Eu para a minha sala estou a ver o sistema montagem pladur TF, para 3,60m só precisa de um suporte central, os outros que tenho visto levam uma carrada de suportes de poucos em poucos cm. E para 1,80m nem precisa de suportes.

    https://www.pladur.com/pt-pt/Documents/pladurTF/archivos/folleto_pladurtf.pdf
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  11.  # 12

    Colocado por: Vítor MagalhãesSe se refere aos perfis dentados (com encaixes para os perfis de tecto), esses também tem obrigatoriamente de estar suspensos ao tecto. O que permitem é um distanciamento entre suspensões superior.


    não não este este, é uma viga tipo IP mas com encaixe para perfis, não sei o nome vou ver se consigo obter alguma foto
  12.  # 13

    Onde é que compram material da marca pladur? As placas de gesso são todas iguais? Comprar da marca Pladur ou Knauf ou de outra qualquer é igual?
  13.  # 14

    Não tinha visto ainda esse PDF, parece interessante, mas a viga só fica central na cozinha e tem mais 3,60m...
    Ao que me parece terei sempre de inventar umas "vigas" para suspender a estrutura.
  14.  # 15

    Colocado por: coisasdacasaOnde é que compram material da marca pladur? As placas de gesso são todas iguais? Comprar da marca Pladur ou Knauf ou de outra qualquer é igual?


    https://www.pladur.com/pt-pt/instaladores/encontre-distribuidor/Paginas/default.aspx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coisasdacasa, Cbferreira
  15.  # 16

    https://www.zonetravaux.fr/2015/05/faux-plafond-autoportant/

    se entender francês é só ler
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sonecas
  16.  # 17

    Francês não é o meu forte, mas isto com as novas tecnologias vou ver se consigo entender... ;)

    Obrigado por a todos pelas sugestões, ideias e esclarecimentos!
    No entanto estou aberto a mais ideias e afins.
  17.  # 18

    Colocado por: Vítor Magalhães

    https://www.pladur.com/pt-pt/instaladores/encontre-distribuidor/Paginas/default.aspx
    Estas pessoas agradeceram este comentário:coisasdacasa,Cbferreira


    O sistema montagem tecto pladur TF já tem previsto o peso do isolamento ? A lã mineral ainda pesa bastante, 3,60m só com um suporte ao meio é suficiente?
  18.  # 19

    A lã mineral vulgarmente utilizada terá uma densidade entre 18 a 25 kg/m3. A lã de rocha, que não deixa de ser lã mineral também, é que já é utilizada com maiores densidades.

    Nota: A mais utilizada será sem duvida a de 60 ou 80 mm com uma das faces revestida a papel kraft e em rolo.
  19.  # 20

    Colocado por: Vítor MagalhãesA lã mineral vulgarmente utilizada terá uma densidade entre 18 a 25 kg/m3. A lã de rocha, que não deixa de ser lã mineral também, é que já é utilizada com maiores densidades.

    Nota: A mais utilizada será sem duvida a de 60 ou 80 mm com uma das faces revestida a papel kraft e em rolo.


    A que eu queria era lã mineral da Knauf: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Aquecimento-e-Climatizacao/Isolamento-da-casa/Isolamento-termico/16378726.aspx

    A minha duvida é, como é que se faz uma BPV continua com esses rolos de la mineral? Como se faz a junção entre dois rolos?
 
0.0217 seg. NEW