Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: simplesCerto mas não convém deixar isso ao acaso, sendo que ainda por cima há muitos mais a fazer mal do que a fazer bem.


    Não estou a dizer que devemos seguir o ditado claro. Pois é mesmo um ditado claro =P
  2.  # 82

    Colocado por: simples

    Estão ao nível de muitos engenheiros portugueses. Se lhes falta o encarregado a obra para.

    O mercado português da construção é uma selva. Ou começamos a criar normas de aplicação em várias áreas ou a festa irá continuar, com prejuízo para os DO e as empresas que procuram trabalhar com qualidade,
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021


    Os engenheiros podem ter culpas em muita coisa, mas também têm culpas dos DO escolherem técnicos que não sabem a sua própria arte?

    Então quer dizer, o engenheiro vai ensinar o Sérgio/Jorge/JB nas instalações prediais e climatização; depois, como é um gajo versado, vai dizer ao João Dias que etá a fazer porcaria no soalho, porque é preciso um verniz assim e não um verniz assado; entretanto chega o tipo dos pladurs e alto e pára o baile, debite lá o manual da Pladur, para trás e para a frente, sem gaguejar; carpinteiro, serralheiro, ladrilhador, carpinteiro de toscos, armador de ferro, pedreiro, estucador, vidreiro, canteiro, pintor, electricista, electro-gaso-telecanalizador e por aí fora.

    Esqueci-me de alguém? Falta pelo menos o jardineiro e o calceteiro para compor o ramalhete final, mas não me devo esquecer de muita gente... :-)

    Estamos a falar de pessoas que muitas vezes trabalham numa arte há 20/30/40 anos, se tiverem o mínimo gosto, sabem mais na ponta da unha que um técnico no corpo inteiro. Quem tem culpa de andarem a escolher incompetentes não são os técnicos, nem são eles que depois têm que vir limpar a porcaria toda, muito menos quando toda a gente quer galinha gorda por pouco dinheiro.
    Concordam com este comentário: Picareta, Joao Dias
  3.  # 83

    Colocado por: SkinkxOs engenheiros podem ter culpas em muita coisa, mas também têm culpas dos DO escolherem técnicos que não sabem a sua própria arte?

    Então quer dizer, o engenheiro vai ensinar o Sérgio/Jorge/JB nas instalações prediais e climatização; depois, como é um gajo versado, vai dizer ao João Dias que etá a fazer porcaria no soalho, porque é preciso um verniz assim e não um verniz assado; entretanto chega o tipo dos pladurs e alto e pára o baile, debite lá o manual da Pladur, para trás e para a frente, sem gaguejar; carpinteiro, serralheiro, ladrilhador, carpinteiro de toscos, armador de ferro, pedreiro, estucador, vidreiro, canteiro, pintor, electricista, electro-gaso-telecanalizador e por aí fora.

    Esqueci-me de alguém? Falta pelo menos o jardineiro e o calceteiro para compor o ramalhete final, mas não me devo esquecer de muita gente... :-)

    Estamos a falar de pessoas que muitas vezes trabalham numa arte há 20/30/40 anos, se tiverem o mínimo gosto, sabem mais na ponta da unha que um técnico no corpo inteiro. Quem tem culpa de andarem a escolher incompetentes não são os técnicos, nem são eles que depois têm que vir limpar a porcaria toda, muito menos quando toda a gente quer galinha gorda por pouco dinheiro.

    O pessoal ainda pensa que os engenheiros andam na universidade a aprender a assentar tijolos !!!
    Concordam com este comentário: RSM
    • Rams
    • 21 janeiro 2017

     # 84


    Neste caso, não conheço a marca, mas de certeza que tem um manual de aplicação com tudo escrito. O cliente só é enganado porque quer.


    Mas querem ver que o D.O é que tem de saber todos os ofícios?

    Se contratamos profissionais é porque depositamos a nossa confiança neles, e não me parece que haja assim uma relação tão linear entre qualidade/preço na construção!

    Se tiver que lêr os manuais do ETICS, tambem deverei apreender a arte de picheliro, a fazer argamassas, calcular estabilidade do projecto e talvez um poucode carpintaria para não ser enganado.

    Por isso chamamos "profissionais" a quem tem uma certa especialidade. O D.O da obra é enganado mas com certeza não é porque quer.
  4.  # 85

    Colocado por: Skinkx

    Os engenheiros podem ter culpas em muita coisa, mas também têm culpas dos DO escolherem técnicos que não sabem a sua própria arte?

    Então quer dizer, o engenheiro vai ensinar o Sérgio/Jorge/JB nas instalações prediais e climatização; depois, como é um gajo versado, vai dizer ao João Dias que etá a fazer porcaria no soalho, porque é preciso um verniz assim e não um verniz assado; entretanto chega o tipo dos pladurs e alto e pára o baile, debite lá o manual da Pladur, para trás e para a frente, sem gaguejar; carpinteiro, serralheiro, ladrilhador, carpinteiro de toscos, armador de ferro, pedreiro, estucador, vidreiro, canteiro, pintor, electricista, electro-gaso-telecanalizador e por aí fora.

    Esqueci-me de alguém? Falta pelo menos o jardineiro e o calceteiro para compor o ramalhete final, mas não me devo esquecer de muita gente... :-)

    Estamos a falar de pessoas que muitas vezes trabalham numa arte há 20/30/40 anos, se tiverem o mínimo gosto, sabem mais na ponta da unha que um técnico no corpo inteiro. Quem tem culpa de andarem a escolher incompetentes não são os técnicos, nem são eles que depois têm que vir limpar a porcaria toda, muito menos quando toda a gente quer galinha gorda por pouco dinheiro.
    Concordam com este comentário:Picareta,Joao Dias

    Concordo em absoluto. O problema é que existem técnicos e técnicos. Mas um DO atento, consegue com alguma facilidade perceber se o Eng. ou Arq. Com quem está a trabalhar é daqueles que ombreia com os demais sub-empreiteiros ou não. Um técnico pode preconizar em projeto uma determinada solução para o soalho. Mas se chegar o aplicador e disser que se calhar convinha ver outra solução o caminho só pode ser um... PORQUÊ?? Se o caminho for (já apanhei alguns assim) que a solução é aquela porque ele(a) é que sabe, regra geral, dá asneira.
    AS CASAS NÃO SÃO TODAS IGUAIS!!!
    Com os empreiteiros gerais é igual. Dou-vos um exemplo e é de alguem aqui do forum:
    Reunião de obra entre mim o empreiteiro geral e o cliente onde expliquei tecnicamente o porquê de um sem numero de coisas que precisava de serem feitas para que quando eu entrasse em obra tivesse condições para trabalhar por forma a apresentar resultados satisfatórios ao cliente (convém não esquecer que somos dos últimos ou mesmo os últimos a entrar em obra portanto o nosso trabalho está sempre dependente do profissionalismo, e muitas vezes querer fazer bem ou mal, das anteriores especialidades.
    Finda a reunião, o empreiteiro foi-se embora e o DO, não fui eu atenção, vira-se para mim e diz "é impressão minha ou estiveste a falar chinês com o Homem??"
    Pois, parece-me que em algumas coisas nitidamente foi a primeira vez que o Senhor ouviu falar de certas soluçoes. Agora é estar mais atento e ir controlando. Já lá passei duas vezes para ver se as coisas vão sendo feitas como necessário. Não está a correr mal porque falei diretamente com os trolhas que estão a executar senão havia de ser bonito.
    Isto em Portugal continua a reinar muito o "faço assim á 30 anos..." As coisas evoluíram bastante e nos soalhos então, evoluíram montes de coisas, em colas então nem se fala!

    Voltando á vaca fria, um técnico seja Eng. ou Arq. que não tenha a humildade de perceber que da minha arte (ou de outra qualquer) dificilmente terá os meus conhecimentos, mais cedo ou mais tarde tem problemas. É certinho!!
    Então agora, que cada vez mais se estão a querer usar acabamentos que por cá são de outro Planeta para 99% dos profissionais de soalho, pior!!
  5.  # 86

    E dou-lhe um exemplo.
    Em Fevereiro vou começar uma obra onde o Arq. é de renome e o DO é Eng.
    Já trabalhámos juntos anteriormente e em todos os projetos AMBOS escolhem os acabamentos dos soalhos MAS só fecham o projeto depois de reunirem comigo. Este por exemplo, já levou uma alteração pois a ideia inicial não iria resultar no que ambos pensavam!!
    Tem de haver humildade. Isto era a mesma coisa que eu agora querer saber mais de estuque do que o estucador ou mais de projetar do que o projetista, etc, etc
    E em soalhos tenho ainda muito a aprender. Todas as semanas vejo e acompanho coisas novas. Ou senão aprendo técnicas dos antigos.
    Uma coisa tenho de bom, não invento e se não souber do que se está a falar digo logo!!
    • Rams
    • 21 janeiro 2017

     # 87

    Para se ainda houvesse dúvidas aqui fica o tutorial da Baumit.

    https://www.youtube.com/watch?v=WMd-eLLLzn4

    Tenho que fazer chegar isto ao empreiteiro! :)
    Concordam com este comentário: nelson__ricardo
  6.  # 88

    Colocado por: RamsTenho que fazer chegar isto ao empreiteiro! :)

    A maior parte dos empreiteiros nem sequer sabe o que é o iutube!!!
    • Rams
    • 22 janeiro 2017

     # 89

    Colocado por: Anonimo16062021
    O que você tem quefazer chegar ao empreiteiro é isto assim e mais nada
    http://www.baumit.de/upload/Service/Technische_Zusatzinfos/WDVS/Waermedaemm-Verbundsystem_Keramik0209.pdf

    1 / 4:
    EPS-Dämmplatten sowie HD 040 - Verklebung in Randwulst-Punkt-Verfahren oder
    vollflächig
    Painéis de isolamento EPS, bem como painéis HD 040 - ligação por cordão e método por pontos ou área inteira

    Verdübelung der Dämmplatten durch das Armierungsgewebe:
    Fixação mecânica das placas de isolamento através de malha de reforço:


    Não sabe o que é o youtube e vai agora saber ler Alemão???
    • VXMC
    • 22 janeiro 2017

     # 90

    Colocado por: Picareta
    A maior parte dos empreiteiros nem sequer sabe o que é o iutube!!!


    ;)

    As vezes as aparências enganam! Muitos parecem nem saber imprimir uma folha na impressora e andam por aqui a cheirar, a ver se aprendem alguma coisinha na vida! ;)
 
0.0241 seg. NEW