Iniciar sessão ou registar-se
    • ripff
    • 21 janeiro 2017 editado

     # 1

    Boa noite a todos,

    Depois de algumas tentativas goradas na reabilitação de um antigo armazém, surge agora com mais força que nunca a necessidade de construir uma casa. Será uma construção nova num terreno contíguo à habitação dos meus pais, numa zona rural de uma localidade no oeste.

    Este terreno tem algumas características que vão condicionar qualquer construção, em primeiro lugar uma habitação com muitas dezenas de anos e muito valor sentimental que faço intenção de manter, em segundo, o lado norte tem a parede da casa do vizinho contígua e com cerca de 5/6 metros de altura. Em terceiro a cota do terreno na zona mais baixa (junto à parede do vizinho) tem uma diferença de +/- 2 metros para a altura da estrada, do lado oposto está praticamente ao mesmo nível da estrada.

    A ideia base é minha mas foi elaborada em conjunto com um amigo arquitecto que irá dar continuidade a partir do momento em que esteja completamente satisfeito.

    Vou deixar abaixo 2 imagens com a planta do piso principal (r/c) e alçado virado a sul (frente) com uma representação básica da ideia mais simples e prática a que consegui chegar mas antes justificar algumas opções:

    - Design. Já gostei muito mais de habitações tradicionais portuguesas, mas também não sou o maior apreciador da arquitectura "moderna" cheia de quadrados e rectângulos, por isso porque não triângulos? Fora de brincadeiras, adoro telhados de uma só água, os chamados "shed roof" e adoro o espaço extra que posso ter para além de permitir executar um telhado simples.

    - Habitação encostada à parede do vizinho. Há quem diga que sim, há quem diga que não, mas ainda não consegui ouvir uma razão muito forte para afastar a casa e aproveitar um espaço virado a norte completamente tapado pela parede do vizinho.

    - Cave. Devido à especificidade do terreno e à necessidade de espaço extra para arrumação e garagem seria um crime não fazê-la.

    - Aproveitamento de sótão / mezzanine. É um capricho meu, e uma oportunidade que tenho construindo com o telhado inclinado.

    - Escada. Penso ser o melhor local tendo em conta um possível sótão / mezzanine, assim o tecto do vão da escada da cave seria a escada para o sótão.

    - Lavandaria / área técnica generosa e próxima da cozinha c/ acesso ao exterior, uma exigência da mulher.

    - Cozinha generosa, outra exigência da mulher.

    - Área de circulação reduzida, odeio corredores mas também não quero entrar nos quartos pela sala..!


    Possíveis problemas (haverão certamente muitos mais mas...):

    - Cave com pouca iluminação natural.

    - Inclinação na zona frontal, jardim em rampa? em socalcos?

    - Zona entre cozinha e sala / solução para abrir ou fechar e tornar divisões independentes (porta deslizante, porta em z)

    - Janelas quarto secundário, velux ou janela (mediante autorização da câmara para tal) mais alta para dar mais privacidade? (parede encostada à via pública)

    - Suite demasiado grande?

    - Wc´s sem janelas... túnel de luz?


    A minha partilha deste rascunho do projecto vai de encontro à necessidade de obter opiniões de pessoas que não estão "viciadas" na leitura que eu faço desta ideia. Sugestões são bem-vindas. Desde já obrigado aos que perderam uns minutos a ler.
  1.  # 2

    planta r/c
      imgb1.jpg
  2.  # 3

    alçado sul
      imgb2.jpg
  3.  # 4

    Sim, está um pouco esquisito devido ao recorte com a área de circulação, talvez diminuindo um pouco a área do quarto (suite) e movendo a parede do wc/closet fique melhor.
  4.  # 5

    Colocado por: ripff- Cave com pouca iluminação natural.


    Veja estas opções:

    https://forumdacasa.com/discussion/33386/1/luz-natural-e-ventilacao-para-cave-light-shaft-/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ripff
  5.  # 6

    se esta preocupado com a privacidade pode sempre colocar cortinas, estores etc agora sem janelas não acho piada, mas cada um sabe o que gosta, eu se fosse pensar na privacidade não colocava janelas nenhumas
    wc colocava assim e com as janelas se não quiser transparente pode ser fosco mas tem luz natural a nascente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ripff
      Sem Título2.png
  6.  # 7

    Colocado por: nelson__ricardose esta preocupado com a privacidade pode sempre colocar cortinas, estores etc agora sem janelas não acho piada, mas cada um sabe o que gosta, eu se fosse pensar na privacidade não colocava janelas nenhumas
    wc colocava assim e com as janelas se não quiser transparente pode ser fosco mas tem luz natural a nascente
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ripff
      Sem Título2.png


    Para além da privacidade tenho a questão de legalmente poder ou não abrir janelas para aquele lado visto que a construção está até à extrema do terreno imediatamente encostado à via pública. Neste momento todo este lote tem construções antigas até à extrema e segundo o técnico da câmara municipal poderei construir no mesmo espaço sem recuar, mas em relação a janelas só quando levar a minha ideia terei a certeza.
  7.  # 8

    Na planta parece ainda afastado da estrada, eu tenho janelas a 1m do caminho publico
    • emad
    • 21 janeiro 2017

     # 9

    E o Nelson acha que ter janelas a 1 metro da estrada é uma coisa boa?
  8.  # 10

    Colocado por: emadE o Nelson acha que ter janelas a 1 metro da estrada é uma coisa boa?

    no meu caso podia ter colocado a norte e ficava mais desviado, mas optei por pôr a nascente que pelo menos apanho algum sol.
    agora um quarto sem janela ou um wc comum sem janela eu nao queria.
    no meu caso tenho a wc de serviço sem janela para fora mas com entrada de luz pela caixa de escadas
      DSC05708.jpg
  9.  # 11

    A decisão da janela no caso do quarto será entre uma janela mais alta que ao mesmo tempo continue a dar luz natural e privacidade ou então uma janela velux.
  10.  # 12

    Para "apimentar" um pouco este tópico deixo a última evolução do projecto.
      10.jpg
  11.  # 13

    e algumas imagens 3D que vão certamente ajudar a perceber melhor o conceito da casa
      1a.jpg
  12.  # 14

    2
      22.jpg
  13.  # 15

    3
      6.jpg
  14.  # 16

    4
      8.jpg
    • emad
    • 2 março 2017

     # 17

    Gosto da parte moderna. Depois não percebo o resto. Não enquadra.
    Parece um forte.
    Concordam com este comentário: ripff
  15.  # 18

    Colocado por: emadGosto da parte moderna. Depois não percebo o resto. Não enquadra.
    Parece um forte.


    O bloco que está encostado sem qualquer porta ou janela é uma casa antiga que vai permanecer no local por questões afectivas, o muro/fachada frontal pertence a uma adega antiga que ainda existe no local mas que será demolida à excepção claro da fachada. O terreno está rodeado de casas e estradas movimentadas, o objectivo como o emad referiu é mesmo o de criar um "forte", ou melhor, uma casa com alguma privacidade e muros que impeçam olhares e visitas estranhas.
    Concordam com este comentário: emad
  16.  # 19

    para mim está cheia de equívocos

    um deles, para não falar do belo telhado, é o fato de ter uma janela de canto do quarto principal mesmo ali no caminho de quem vai a entrar, ou seja tem de correr as cortinas para se vestir.
    ah e cuidado porque a rampa não coincide com o portão na fachada.
    depois há outros e mais outros e resulta em algo que já há 30 anos atrás se fazia e mal.
    já agora a casa existente de esquina faz parte da propriedade?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ripff
  17.  # 20

    Colocado por: marco1para mim está cheia de equívocos

    um deles, para não falar do belo telhado, é o fato de ter uma janela de canto do quarto principal mesmo ali no caminho de quem vai a entrar, ou seja tem de correr as cortinas para se vestir.
    ah e cuidado porque a rampa não coincide com o portão na fachada.
    depois há outros e mais outros e resulta em algo que já há 30 anos atrás se fazia e mal.
    já agora a casa existente de esquina faz parte da propriedade?


    A casa na esquina faz parte da propriedade. A rampa não coincide, terá de ser mais larga ou com outro formato de forma a permitir a entrada de viaturas. Há muita coisa que compreendo que faça confusão, que não encaixe, que não se use hoje em dia, mas o resultado das muitas condicionantes a juntar ao meu gosto peculiar deu nisto... Como já referi atrás não aprecio muito os modernos caixotes e algo mais "português" também não encaixava ali. Gosto de telhados inclinados e longos.

    Há detalhes a rever e sei que vai ser uma obra controversa (tendo em conta outras obras que tenho acompanhado aqui no fórum) mas estamos aqui mesmo para isto, discutir, aprender e mudar o que está errado.
 
0.0193 seg. NEW