Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite. Preciso de ajuda visto que já houve utilizadores a partilharem situações semelhantes. Apliquei um ventilador centrífugo a aspirar calor pelas 2 saídas superiores do recuperador para uma só conduta e que é direcionado para 3 quartos, que ficam a cerca de 7 metros (primeiro quarto) e 6 metros (os outros dois quartos). A tubagem está por baixo da casa. A minha dúvida é se devo abrir um buraco por trás ou por baixo do recuperador a colocar o ar para dentro do mesmo, retirando o ventilador que está a fazer extracção para o pôr a ventilar. A distribuição para os quartos continuaria conforme está. Vou tentar colocar foto com esquema. Agradeço ajuda.
  2.  # 2

    qual o motivo da alteração??
    o ar passa pelo carter do recuperador certo??
  3.  # 3

    Sim, o ar passa pelo carter do recuperador.
    tenho falta de calor na sala. ou será melhor retirar o ar do cimo da hot?queria meter uma foto com esquema mas não consigo.
  4.  # 4

    Nos quartos tenho16/17graus será normal ou consigo mais? Tenho um ventilador de 400m cúbicos.
  5.  # 5

    Ao aspirar calor , pode estar a aspirar fumo tambem, enchendo a casa de monoxido de carbono, situaçao potencialmente perigosa.

    O ventilador deve estar antes do recuperador e deve haver uma entrada de ar da rua , esse ar deve ser enviado contra o carter do recuperador e depois dai enviado para os quartos /sala


    Se procurar pelo forum há inumeras situaçoes destes genero é so ler.
  6.  # 6

    Então mas no Carter do recuperador não passa fumo! Certo?A combustão é na queima, e essa vai para o tubo de chaminé. Ou estarei enganado! Obrigado por toda a ajuda, ainda não alterem mais nada, continuo aguardar ajuda.
    •  
      larkhe
    • 23 janeiro 2017 editado

     # 7

    Colocado por: toze ferreiraEntão mas no Carter do recuperador não passa fumo! Certo?A combustão é na queima, e essa vai para o tubo de chaminé. Ou estarei enganado! Obrigado por toda a ajuda, ainda não alterem mais nada, continuo aguardar ajuda.


    Dependendo da idade do Recuperador a massa que faz a vedaçao das varias partes do recuperador acaba por estalar /partir se essa zona exterior estiver em depressão o fumo em vez de ir para a chaminé vem para a hotte , assim como ao contrario estiver em pressao com o ventilador a enviar ar contra o carter, o fumo já não sai de dentro do recuperador e esse problema já não se poe
  7.  # 8

    A preocupação que existe é no caso de haver depressão na área do cárter, poder existir sucção dos fumos pela união da câmera de queima a tubagem de evacuação de gases. Se estiver bem feito não haverá problema, mas tenha tal em atenção.

    Se colocar algumas fotos do que tem, por norma torna-se mais fácil para o pessoal do fórum dar uma ajuda.
  8.  # 9

    Não consigo inserir fotos.
    O recuperador tem +- 9 anos é um fogo montanha, então acham melhor abrir um braço atrás e meter o ventilador a enviar ar para dentro, mantendo toda a distribuição existente.
  9.  # 10

    Colocado por: toze ferreiraNão consigo inserir fotos.
    O recuperador tem +- 9 anos é um fogo montanha, então acham melhor abrir um braço atrás e meter o ventilador a enviar ar para dentro, mantendo toda a distribuição existente.


    Na minha opinião sim.
  10.  # 11

    Este é o esquema, por onde passa as tubagens.
  11.  # 12

    Acho que não consegui enviar a foto.
  12.  # 13

    A falta de calor na sala é que é estranho... Não estará o recuperador isolado, como a maioria costuma instalar e mal? Tem uma abertura em baixo e outra em cima para o calor por convecção circular?
    Não estara o calor a ir para o sotão (deve estar fechada a hotte na parte de cima , seguindo apenas depois o tubo de fumos para a chamine).
    Concordam com este comentário: fsilva106
  13.  # 14

    Va ao site sitiodaslareiras e aprenderá como se instala corretamente um recuperador.
  14.  # 15

    Está a puxar muito da sala!
    Experimentei meter o ventilador ao lado da hotte, mas ainda ficou mais fraco nos quartos.
    A hotte está boa, toda isolada,vou tentar hoje à noite uma nova experiência: uma saída do recuperador ligada, a outra aberta para a hotte e o ventilador a aspirar dos dois lados.
  15.  # 16

    A hotte está boa toda isolada como assim?
    Tem entradas de ar em baixo e em cima na hotte?
  16.  # 17

    Sim! Entrega de ar da rua e saída por cima na sala.
  17.  # 18

    Fiz a experiência como tinha dito! Muito calor nos quartos e já não sentia aquele ar muito suave na sala. No entanto não quero arriscar a um dia o tubo da chaminé apodrecer e vir fumo para os quartos.
    Então alterei novamente, liguei apenas uma saída e na outra meti um tubo a sair na grelha de cima. Está um pouquinho mais fraco nos quartos mas muito bom e na sala óptimo.
 
0.0156 seg. NEW