Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Me mudei há mais ou menos 5 anos para a minha atual residência. O vizinho me procurou para que a calha da garagem fosse retirada do muro(a calha já existia quando comprei o imóvel) porque está infiltrando água, e que um muro fosse erguido do meu lado. Ele alega ter feito o muro sozinho. O muro em questão está no terreno dos dois imóveis(inclusive uma parte do muro está completamente dentro do meu terreno). Conversando com outro vizinho, descobri que havia um muro mais baixo de propriedade dele e do antigo proprietário e que foi derrubado pelo vizinho que exigiu a retirada da calha para poder erguer sua casa encostada no num muro mais alto.

    Como proceder? O muro pertence a ele? Ele pode exigir a retirada da calha e a construção de um muro do meu lado? O muro também está na minha propriedade.
  2.  # 2

    é uma situação que so vendo e analisando as plantas e mediçoes topograficas do terreno dá para opinar, o melhor que tem a fazer é falar com um advogado, por opiniões externas nunca mais se safa e so vai ficar mais confuso e na hora da verdade faz tudo errado.
  3.  # 3

    no mínimo coloque aqui imagens, fotografias, esquemas, senão não se percebe nada
  4.  # 4

    Não coloque é aqui mais nada porque o seu vizinho ou alguem da parte dele pode vir ao forum da casa e assim ja sabe o que vai fazer a seguir, fale mas é com um advogado para resolver isso rapidamente e sem grandes confusões...
    Concordam com este comentário: Obras em casa
    • size
    • 23 janeiro 2017

     # 5

    Colocado por: Talita A. O vizinho me procurou para que a calha da garagem fosse retirada do muro(a calha já existia quando comprei o imóvel) porque está infiltrando água, e que um muro fosse erguido do meu lado.
    Ele alega ter feito o muro sozinho. O muro em questão está no terreno dos dois imóveis(inclusive uma parte do muro está completamente dentro do meu terreno).


    Nesta situação, tem que averiguar, com rigor, onde passa a linha da estrema dos dois terrenos e quem é que construiu o quê.
    Não dá para colher informação do anterior proprietário ?
    Se admite que o muro está construido sobre a linha da estrema, ocupando, simultaneamente, área dos 2 terrenos, estaremos na presença de um muro meeiro, Mas, mais abaixo relata situação diferente ; 2 paredes encostadas.


    Conversando com outro vizinho, descobri que havia um muro mais baixo de propriedade dele e do antigo proprietário e que foi derrubado pelo vizinho que exigiu a retirada da calha para poder erguer sua casa encostada no num muro mais alto.

    Admitindo isto como verdadeiro, a estrema está, afinal, rigorosamente definida pela existência de 2 muros (paredes), encostados entre si.
    -um referente ao muro do seu lado, sobre o qual estará alojada a caleira
    -outro referente à habitação do seu vizinho
    Fisicamente, as coisas estarão demarcadas.

    Como proceder? O muro pertence a ele? Ele pode exigir a retirada da calha e a construção de um muro do meu lado? O muro também está na minha propriedade.


    Dado as circunstâncias que relatou, não me parece que possa ser obrigada a construir um outro encostado para suportar a caleira. 3 paredes na estrema ?
    Se a sua caleira está rôta , a provocar infiltrações nas duas paredes encostadas, tem sim, que reparar essa anomalia e a mais não poderá ser obrigada.
  5.  # 6

    Não há duas paredes. Ele, o vizinho, no passado derrubou o muro que existia para a construção do muro atual. O muro antigo era das duas propriedades.
  6.  # 7

    O meu terreno é de 11m x 25m. Fiz as medições, na parte da frente está faltando 20 cm e atrás 50 cm. É pouco, mas está do meu lado.
  7.  # 8

    Não vejo problemas em ter que retirar a calha. Mas em ter que construir outro muro, se o muro estivesse dentro dos limites do terreno dele eu concordaria, seria o certo. Mas está praticamente todo do meu lado.
  8.  # 9

    Colocado por: Talita A.Não vejo problemas em ter que retirar a calha. Mas em ter que construir outro muro, se o muro estivesse dentro dos limites do terreno dele eu concordaria, seria o certo. Mas está praticamente todo do meu lado.
    grandes males grandes remedios, muna-se de provas e se conseguir provar wue o muro esta TODO na sua propriedade exiha ao vizinho e demolição do mesmo.
  9.  # 10

    Colocado por: jorgealvesgrandes males grandes remedios, muna-se de provas e se conseguir provar wue o muro esta TODO na sua propriedade exiha ao vizinho e demolição do mesmo.

    Se está todo na propriedade dele não precisa de nada do vizinho, derruba e pronto
  10.  # 11

    isso não é no brasiu???
 
0.0138 seg. NEW