Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde a todos,

    Estou a utilizar este fórum pela primeira vez porque em princípio também eu e o meu marido iremos entrar nesta (enervante!) aventura de construir casa.

    Falámos com o arquitecto e o engenheiro civil, que nos deram as primeiras orientações, mas, confesso, ainda estou muito perdida.

    Será que há algum passo a passo que poderíamos seguir no que diz respeito às primeiras coisas a fazer / custos a ter?

    Disseram-me que a primeira etapa seria o levantamento topográfico e que isso teria um custo aproximado de 300€. Mas será mesmo este o 1ª passo?

    Eu acho que deveríamos começar por falar com os bancos para perceber empréstimos e afins, ou só posso fazer isso com valores concretos na mão? Quando é para construção não emprestam a 100%, certo?

    Qual seriam mais ou menos os valores que tinha que dispor neste momento para iniciar esta aventura?

    Se parecer muito confusa, é porque estou mesmo!

    O local é no concelho de Loures (para quem puder ajudar com as taxas da câmara e assim).

    Obrigada a todos!
  2.  # 2

    1º Ter a certeza que é possível construir aquilo que quer, no local que quer.
    2º Ter a certeza de quanto é que isso lhe vai custar
    3º Ter a certeza que tem ou consegue arranjar dinheiro para isso.
    4º Agora sim pensar no levantamento topográfico
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MonteCarlo
  3.  # 3

    Qual ao programa? qual a area da futura casa? Não falou disto com o arquitecto na reunião? Não lhe deram custos estimados de obra?
    Já adquiriu um terreno para construção? presumo que sim, certo?
    O levantamento topográfico será o 1º passo depois de ter a certeza que vai ter dinheiro para construir.
    MAS antes!!!!
    Com uma estimativa de obra realista (, vá falar com o banco ( vários), e veja informalmente 1º quais os custos associados e qual o esforço financeirto que vai ter de suportar.. e se é sustentável.
    despesas em taxas associadas.. pode contar entre 6000 a 12.000€ depende de muita coisa....
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MonteCarlo
  4.  # 4

    Boa Tarde,

    O primeiro ponto está confirmado, é possível.
    O quanto vai custar, bem, falou-se em 180000€, valor final (com projectos, taxas, licenças e afins), mas gostaria de poder "discriminar" este valor, ou seja, é quanto pra quê?

    Pois, a parte do dinheiro tem que ser muito bem analisada.

    O levantamento topográfico então será sempre primeiro que o projecto, é isso?

    Obrigada
  5.  # 5

    Dependendo do valor das licenças, taxas e taxinhas conte só com 160.000 para a obra. Este valor tem que dar para fazer arranjos exteriores, muros e cozinha.
    O levantamento é a 1ª fase do projeto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MonteCarlo
  6.  # 6

    Pedro,

    A área seria à volta de 180 metros quadrados. No entanto, indicaram-me que convinha ter cave/garagem, por causa da aproximação à via pública.

    Deve ficar à volta do dobro?
  7.  # 7

    180m2 mais cave? Para 160000?
    Só se não tiver arranjos exteriores nem muros e não pagar iva nenhum
  8.  # 8

    O valor falado foi de 1800000€.

    Mas daí eu querer perceber se é exequível.

    Outra coisa: o caderno de encargos é feito por quem?
  9.  # 9

    Colocado por: MonteCarloOutra coisa: o caderno de encargos é feito por quem?

    Por qualquer um dos técnicos do projeto, pelo fiscal, ou até por um técnico externo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MonteCarlo
  10.  # 10

    Se avançarmos, e após o levantamento topográfico, teremos que entregar o projecto na Câmara e esperar que seja aprovado, certo?

    Geralmente costuma demorar quanto tempo?
  11.  # 11

    Colocado por: MonteCarloGeralmente costuma demorar quanto tempo?

    Depende da câmara e dos técnicos que elaboram o projeto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MonteCarlo
  12.  # 12

    O meu conselho é:
    - saber quanto pode pagar por mês ao banco para o empréstimo, atenção que para além do empréstimo/água/gás/eletricidade tem de contar com mais uns 150€ por mês para os seguros/IMIs....
    - fazer umas simulações online para, mexendo no periodo de empréstimo, saber o valor máximo que o banco me empresta tomando como referência o valor mensal determinado acima.
    - admitir que o valor do banco me irá emprestar calculando acima, ser uns 80% do valor que preciso, ou seja, ter pelo menos os outros 20% (aumentar esta relação se necessário.... é o valor para os imprevistos...)
    - tomar como referência o valor que o banco empresta, descontar agora o valor do terreno, descontar uns 15.000€ para taxas/projetos.... tem o valor para a construção
    - dividir por uns 1000€/m^2 e obterá a área aproximada que poderá construir...

    Fazendo um exemplo assim muito por alto:
    - admitamos que pode pagar todos os meses 500€ para o empréstimo (+150€ para seguros/IMI + ~250€ para água/gás/eletricidade/comunicações...), ou seja 900€por mês para a casa...
    - fazendo umas simulações, e a 30 anos, vejo que o banco pode emprestar-me uns 145.000 para uma avaliação de 180.000... ou seja, a casa terá de valer pelo menos 180.000€ para o banco, e só me emprestam 145.000€, assim já deverei ter hoje um pé de meia de ~35.000€
    -admitindo que o terreno custa 30.000€, fico com 145.000 - 30.000 = 115.000€ para construir
    - descontado uns 15.000€ para taxas/projetos.... sobra uns 100.000€
    - dá para construir algo na casa dos 100m^2
    ... agora é mexer nestas variáveis....

    Depois de saber quanto iria pagar, e quanto a casa irá custar.... é que me aventurava para o passo seguinte, que é arranjar um arquiteto que me projetasse uma casa por esse valor num terreno que ainda teria de o descobrir :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MonteCarlo
  13.  # 13

    Muito Obrigada!

    Em relação ao terreno, será uma doação, temos que pagar a escritura, mas já é meio caminho andado!

    Agora de facto temos é que fazer contas e começar a falar com os bancos.

    Vamos ver!

    Obrigada pelas dicas
    • tnjp
    • 23 janeiro 2017

     # 14

    Vá ao seu banco e explique a situação. Dependendo da sua situação, eles conseguem dizer se será ou não fácil conseguir um empréstimo! Pode até pedir uma simulação, assim por alto, para ter ideia da prestação que terá de pagar. Não será nada de muito concreto, apenas umas pequenas luzes.

    Depois contacte um arquiteto e comece por perceber quais as condicionantes do terreno. O processo irá se desenrolar normalmente, com a orientação do técnico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MonteCarlo
 
0.0185 seg. NEW