Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Em primeiro lugar, peço desculpas por utilizar alguns termos e expressões em português do Brasil. Sou brasileiro, vivendo em Lisboa há três anos, a serviço de minha empresa. Estou no último ano de minha permanência em Portugal antes de ser transferido para outro país. Eu e minha família fomos muito bem acolhidos e temos tido uma experiência de vida plena de emoções no seu país.

    Tenho uma dúvida sobre a responsabilidade dos senhorios no arrendamento, e acredito que possam me ajudar. Há pouco mais de um ano, começamos a constatar algumas infiltrações na parede da exterior nossa casa de banho, na suite, na parede do quarto. Comuniquei à proprietária à época (em abril do ano passado). A situação se agravou, a infiltração aumentou e agora abrange a parede do corredor contíguo e o piso de madeira, que tem algumas tábuas comprometidas pela humidade. Não conseguia mais fechar a porta do quarto e da casa de banho porque elas estava "estufadas" com a humidade. Aparentemente, a humidade vem do aquecedor de toalhas instalado na casa de banho, pois a infiltração começa exatamente atrás dele, na parede do quarto. Porém, não tenho certeza.

    Apenas em dezembro do ano passado consegui que a senhoria enviasse alguém para resolver a questão da porta (eles lixaram as portas, de MDF, e as pintaram), mas ela se recusa a resolver o problema do piso, alegando se tratar de obras do edifício, muito complicadas, que não podem ser feitas com pessoas morando no apartamento (mesmo eu dizendo para ela que não me importo). Ela qualificou a reparação das portas e a pintura das paredes de "obras para inglês ver". Desde então, a infiltração voltou às paredes.

    Minha dúvida é a seguinte: essas obras, por serem estruturais, são de resposabilidade do senhorio, certo? Ela pode simplesmente alegar que são problema do edifício, sem mostrar um laudo que ateste neste sentido? Eu teria como obter a opinião de algum engenheiro (há algum método não-invasivo para detectar a infiltração?) e provar para ela que o problema é do apartamento?

    A renda mensal não é barata - 2700 euros por mês - e fico muito desconfortável em morar em um apartamento em que o piso está parcialmente comprometido e a senhoria se recusa a fazer qualquer coisa. Agradeço, atencipadamente, a atenção e opiniões que possam me dispensar.
  2.  # 2

    A parte incómoda da reparação de pavimento em madeira é o PÓ e o cheiro a VERNIZ.
    Mas há formas de minimizar...
    Colocado por: pedro.amorimAparentemente, a humidade vem do aquecedor de toalhas instalado na casa de banho,
    O aquecedor de toalhas não é, portanto, eléctrico?
    È um aquecedor que pertence a um circuito de "aquecimento central" (com água quente) do apartamento?
    Caso afirmativo, isto não teria nada a ver com o condomínio...

    Isto é.... tem a ver com o condomínio se atingir o vizinho de baixo.
    O vizinho do apartamento por baixo do seu, ainda não se queixou?

    Normalmente, uma infiltração dentro de um apartamento PÁRA quando fechamos o contador da água...
  3.  # 3

    Colocado por: Luis K. W.Caso afirmativo, isto não teria nada a ver com o condomínio...

    Isto é.... tem a ver com o condomínio se atingir o vizinho de baixo.


    Nem isso, porque é um problema que não tem origem numa parte comum, apesar de afectar dois condóminos distintos. É um problema entre os condóminos, nunca com o condomínio.
 
0.0094 seg. NEW